Corpo, mídia e esporte:: uma leitura de Hans Ulrich Gumbrecht e David Foster Wallace
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4335 |
Resumo: | Este texto se propõe a investigar a experiência estética contemporânea relacionada aos esportes a partir da obra “Ensaio da beleza atlética”, de Hans Ulrich Gumbrecht e do ensaio “Federer como experiência religiosa”, de David Foster Wallace. Separados por apenas um ano, ambos os textos se colocam questões similares sobre a natureza dessa experiência. O corpo tem importância não apenas do ponto de vista do esportista como também do ponto de vista do admirador de esportes. Tendo isso em vista, a análise dos textos em questão será articulada com a reflexão de ambos os autores sobre a mídia de massa e as mudanças trazidas por ela no que se refere à percepção de temporalidade e espacialidade. Uma das ideias mais originais de Gumbrecht se refere à dimensão de presença, cada vez mais deixada de lado com a valorização da tecnologia. Em seu livro “Nosso amplo presente”, Gumbrecht discute a percepção temporal e histórica contemporânea como capaz de nos dar a impressão de estarmos inseridos em uma eternidade contínua. David Foster Wallace foi um consumidor e crítico do entretenimento estadunidense. Foi, igualmente, tenista quando jovem e um dos maiores escritores estadunidenses contemporâneos. Em seu ensaio sobre o tenista suíço Roger Federer, ele está o tempo todo lembrando da drástica diferença entre assistir ao esporte em corpo presente e assisti-lo mediado pela televisão. Até que ponto essas análises dos esportes se entrelaçam com um importante diagnóstico de época acerca da experiência estética? |
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Corpo, mídia e esporte:: uma leitura de Hans Ulrich Gumbrecht e David Foster WallaceBody, Media, and Sports:: A Reading of Hans Ulrich Gumbrecht and David Foster WallaceBodysportintensitymediapresenceCorpoesporteintensidadem´ídiaspresençaEste texto se propõe a investigar a experiência estética contemporânea relacionada aos esportes a partir da obra “Ensaio da beleza atlética”, de Hans Ulrich Gumbrecht e do ensaio “Federer como experiência religiosa”, de David Foster Wallace. Separados por apenas um ano, ambos os textos se colocam questões similares sobre a natureza dessa experiência. O corpo tem importância não apenas do ponto de vista do esportista como também do ponto de vista do admirador de esportes. Tendo isso em vista, a análise dos textos em questão será articulada com a reflexão de ambos os autores sobre a mídia de massa e as mudanças trazidas por ela no que se refere à percepção de temporalidade e espacialidade. Uma das ideias mais originais de Gumbrecht se refere à dimensão de presença, cada vez mais deixada de lado com a valorização da tecnologia. Em seu livro “Nosso amplo presente”, Gumbrecht discute a percepção temporal e histórica contemporânea como capaz de nos dar a impressão de estarmos inseridos em uma eternidade contínua. David Foster Wallace foi um consumidor e crítico do entretenimento estadunidense. Foi, igualmente, tenista quando jovem e um dos maiores escritores estadunidenses contemporâneos. Em seu ensaio sobre o tenista suíço Roger Federer, ele está o tempo todo lembrando da drástica diferença entre assistir ao esporte em corpo presente e assisti-lo mediado pela televisão. Até que ponto essas análises dos esportes se entrelaçam com um importante diagnóstico de época acerca da experiência estética?This paper proposes to investigate the contemporary aesthetic experience related to sports in the works “In Praise of Athletic Beauty”, by Hans Ulrich Gumbrecht, and “Federer as religious experience”, by David Foster Wallace. One year apart from each other, both pose similar questions on the nature of that experience. The body is of great importance not only from the sportsperson's perspective but also from the perspective of the sports watcher. In relation to this, the analysis of these texts will be articulated with the reflection that both authors make upon mass media and the modifications brought by it with regard to the perception of temporality and spaciality. One of the most original ideas by Gumbrecht concerns about the dimension of presence, which has become more and more forgotten with the valuation of technology. In his book “Our Broad Present”, Gumbrecht discusses the temporal and historical contemporary perception as something capable of giving us the impression that we are all inserted in a continuous eternity. Foster Wallace was a consumer and a critic of USA's entertainment, and also a tennis player as a young man and one of the greatest American contemporary writers. In his essay on Swiss tennis player Roger Federer, he constantly reminds the reader the drastic difference between watching a match on television and watching it live. In which sense these analysis about sports are entwined with an important epochal diagnosis on aesthetic experience? Universidade Federal de Ouro Preto2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionChamada restrita. Artigos convidados e avaliados pelos pares.Invited items and peer prices.Artículos invitados y precios similares.Articles invités et prix des pairs.application/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4335Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 336-349Artefilosofia; Vol. 15 (2020): Edição Especial ; 336-3492526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4335/3587Copyright (c) 2020 Luciana Molina Queirozhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Luciana Molina2022-01-07T19:20:57Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4335Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-01-07T19:20:57Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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