Modelagem de jogos de adventure através de Machinations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camurugy, Laiza Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22938
Resumo: O desenvolvimento de jogos também se enquadra como desenvolvimento de software; sendo assim cria-se a necessidade do uso de modelos e ferramentas para projetar narrativas e mecânicas, documentar, testar e avaliá-las durante seu processo criativo. Neste trabalho avaliamos a viabilidade de uso da linguagem visual e framework Machinations na modelagem de jogos de adventure, criando padrões para representar elementos desses jogos. Para isso, fazemos uma análise comparativa entre uma modelagem feita exclusivamente para este trabalho e um outro trabalho relacionado. Como resultado concluímos que é factível a modelagem de jogos de adventure no Machinations mesmo que este gênero não seja o foco do framework, e que existe uma carência de boas ferramentas para modelagens de jogos e de pesquisa acadêmica na área.
id UFBA-2_7219852fb142126f51154ffa58f265d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/22938
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Camurugy, Laiza CostaCamurugy, Laiza CostaSouza, Rodrigo Rocha Gomes eSouza, RodrigoChavez, Christina von Flach GarciaPereira, Filipe2017-06-08T11:50:36Z2017-06-08T11:50:36Z2017-06-082017-04-07http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22938O desenvolvimento de jogos também se enquadra como desenvolvimento de software; sendo assim cria-se a necessidade do uso de modelos e ferramentas para projetar narrativas e mecânicas, documentar, testar e avaliá-las durante seu processo criativo. Neste trabalho avaliamos a viabilidade de uso da linguagem visual e framework Machinations na modelagem de jogos de adventure, criando padrões para representar elementos desses jogos. Para isso, fazemos uma análise comparativa entre uma modelagem feita exclusivamente para este trabalho e um outro trabalho relacionado. Como resultado concluímos que é factível a modelagem de jogos de adventure no Machinations mesmo que este gênero não seja o foco do framework, e que existe uma carência de boas ferramentas para modelagens de jogos e de pesquisa acadêmica na área.Submitted by Rodrigo Souza (rodrigorgs@ufba.br) on 2017-04-24T19:01:09Z No. of bitstreams: 1 monografia-laiza-final.pdf: 3431076 bytes, checksum: 1b92121fb515c22bb8a560262e68c3b5 (MD5)Rejected by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br), reason: Informo que Trata-se de uma recomendação da Superintendência do Sistema de Biblioteca a não inclusão de trabalhos de conclusão de cursos ao repositório institucional da UFBA e solicito que entre em contato pelo email repositorio@ufba.br para maiores esclarecimentos. on 2017-05-22T13:41:23Z (GMT)Submitted by Rodrigo Souza (rodrigorgs@ufba.br) on 2017-06-06T11:13:46Z No. of bitstreams: 1 monografia-laiza-final.pdf: 3431076 bytes, checksum: 1b92121fb515c22bb8a560262e68c3b5 (MD5)Approved for entry into archive by Vanessa Reis (vanessa.jamile@ufba.br) on 2017-06-08T11:50:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia-laiza-final.pdf: 3431076 bytes, checksum: 1b92121fb515c22bb8a560262e68c3b5 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-08T11:50:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia-laiza-final.pdf: 3431076 bytes, checksum: 1b92121fb515c22bb8a560262e68c3b5 (MD5)design de jogosdesenvolvimento de jogosjogos de adventureModelagem de jogos de adventure através de Machinationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDepartamento de Ciência da ComputaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALmonografia-laiza-final.pdfmonografia-laiza-final.pdfapplication/pdf3431076https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22938/1/monografia-laiza-final.pdf1b92121fb515c22bb8a560262e68c3b5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22938/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTmonografia-laiza-final.pdf.txtmonografia-laiza-final.pdf.txtExtracted texttext/plain92343https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22938/3/monografia-laiza-final.pdf.txt4a7550025b6b845b7adcc91933f43a84MD53ri/229382022-08-23 09:46:34.262oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-08-23T12:46:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem de jogos de adventure através de Machinations
title Modelagem de jogos de adventure através de Machinations
spellingShingle Modelagem de jogos de adventure através de Machinations
Camurugy, Laiza Costa
design de jogos
desenvolvimento de jogos
jogos de adventure
title_short Modelagem de jogos de adventure através de Machinations
title_full Modelagem de jogos de adventure através de Machinations
title_fullStr Modelagem de jogos de adventure através de Machinations
title_full_unstemmed Modelagem de jogos de adventure através de Machinations
title_sort Modelagem de jogos de adventure através de Machinations
author Camurugy, Laiza Costa
author_facet Camurugy, Laiza Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camurugy, Laiza Costa
Camurugy, Laiza Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Rodrigo Rocha Gomes e
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Souza, Rodrigo
Chavez, Christina von Flach Garcia
Pereira, Filipe
contributor_str_mv Souza, Rodrigo Rocha Gomes e
Souza, Rodrigo
Chavez, Christina von Flach Garcia
Pereira, Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv design de jogos
desenvolvimento de jogos
jogos de adventure
topic design de jogos
desenvolvimento de jogos
jogos de adventure
description O desenvolvimento de jogos também se enquadra como desenvolvimento de software; sendo assim cria-se a necessidade do uso de modelos e ferramentas para projetar narrativas e mecânicas, documentar, testar e avaliá-las durante seu processo criativo. Neste trabalho avaliamos a viabilidade de uso da linguagem visual e framework Machinations na modelagem de jogos de adventure, criando padrões para representar elementos desses jogos. Para isso, fazemos uma análise comparativa entre uma modelagem feita exclusivamente para este trabalho e um outro trabalho relacionado. Como resultado concluímos que é factível a modelagem de jogos de adventure no Machinations mesmo que este gênero não seja o foco do framework, e que existe uma carência de boas ferramentas para modelagens de jogos e de pesquisa acadêmica na área.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-04-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-08T11:50:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-08T11:50:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22938
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Computação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22938/1/monografia-laiza-final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22938/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22938/3/monografia-laiza-final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b92121fb515c22bb8a560262e68c3b5
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
4a7550025b6b845b7adcc91933f43a84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502606732820480