IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Câmara, Antônio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vilas Boas Bispo, Bruno, Oliveira Lessa, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno CRH
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181
Resumo: Neste artigo, retomamos aspectos metodológicos de pesquisas sobre representações da classe trabalhadora encontradas no cinema documentário. Através da discussão com base em conceitos de Marx e de outros teóricos, como Lukács, Adorno, Benjamin e Kracauer, procuramos aqui revisar os termos dessa experiência a partir de sua proposta metodológica e aprofundar uma abordagem do conceito de representação que contemple os aspectos de forma e conteúdo do filme como obra de arte. Desse modo, apontamos para a correlação entre a representação e a realidade social, ressaltando a relevância dos elementos criativos a ela intrínsecos. Para tanto, buscamos analisar o filme como produto das determinações resultantes da relação reciprocamente mediada entre artistas e realidade social. Em seguida, buscamos desdobrar tais reflexões em procedimentos específicos de análise, expondo o uso de tais elementos na pesquisa citada, de modo a contribuir para as reflexões metodológicas acerca de uma sociologia estética a partir da experiência acumulada em nossas investigações. IMAGES OF THE WORKING CLASS IN THE BRAZILIAN DOCUMENTARY: methodological notesIn this article, we return to methodological aspects of investigation on representations of working-class found in documentary cinema. Through discussion with based on concepts from Marx and other theorists such as Lukacs, Adorno, Benjamin, and Kracauer, we here seek to review the terms of this research experience from its proposal approach and deepen an approach to the concept of representation that contemplates the form and content aspectsof the film as a work of art. In this way, we point to a correlation between representation and social reality, emphasizing the relevance of creative elements intrinsic to it. To this aim, we seek to analyze the film as a result of the determinations from the mutually mediated relationship between artists and social reality. Then, we seek to unfold such reflections in procedures analysis, exposing the use of such elements in the research cited, in order to contribute to the methodological reflections about sociology of art from the accumulated experience in our investigations.Keywords: Sociology. Cinema. Documentary cinema. Methodology. Art. IMAGES DE LA CLASSE OUVRIÈRE DANS LE DOCUMENTAIRE BRÉSILIEN: notes méthodologiquesDans cet article, nous revenons aux aspects méthodologiques de notre recherche sur les représentations de la classe ouvrière dans le cinéma documentaire. À travers d´une discussion basée sur les concepts de Marx et d’autres théoriciens, tels que Lukács, Adorno, Benjamin et Kracauer, nous nousproposons à revoir les termes de cette expérience à partir d’une proposition méthodologique et à approfondir une approche du concept de représentation qui envisage des aspects de la forme et du contenu cinématographique en tant qu’oeuvre d’art. Ainsi, nous soulignons la corrélation entre la représentation et la réalité sociale, surtout sur la pertinence des éléments créatifs qui lui sont intrinsèques. Pour cela, nous avons analysé le film comme un produit des déterminations résultant des rapports médiatisés entre les artistes et la réalité sociale. Ensuite, nous avons traduit ces réflexions en procédures d’analyse spécifiques, exposant l’utilisation de ces éléments dans la recherche citée, afin de faire des apports méthodologiques à sociologie de l’art à partir de l’expérience accumulé dans nos recherches.Mots clés: Sociologie. Cinéma. Cinéma documentaire. Méthodologie. L´art.
id UFBA-7_03ea04cb4d4c8ddd42d66eb4cd7f5842
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32181
network_acronym_str UFBA-7
network_name_str Caderno CRH
repository_id_str
spelling IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicosSociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte.Neste artigo, retomamos aspectos metodológicos de pesquisas sobre representações da classe trabalhadora encontradas no cinema documentário. Através da discussão com base em conceitos de Marx e de outros teóricos, como Lukács, Adorno, Benjamin e Kracauer, procuramos aqui revisar os termos dessa experiência a partir de sua proposta metodológica e aprofundar uma abordagem do conceito de representação que contemple os aspectos de forma e conteúdo do filme como obra de arte. Desse modo, apontamos para a correlação entre a representação e a realidade social, ressaltando a relevância dos elementos criativos a ela intrínsecos. Para tanto, buscamos analisar o filme como produto das determinações resultantes da relação reciprocamente mediada entre artistas e realidade social. Em seguida, buscamos desdobrar tais reflexões em procedimentos específicos de análise, expondo o uso de tais elementos na pesquisa citada, de modo a contribuir para as reflexões metodológicas acerca de uma sociologia estética a partir da experiência acumulada em nossas investigações. IMAGES OF THE WORKING CLASS IN THE BRAZILIAN DOCUMENTARY: methodological notesIn this article, we return to methodological aspects of investigation on representations of working-class found in documentary cinema. Through discussion with based on concepts from Marx and other theorists such as Lukacs, Adorno, Benjamin, and Kracauer, we here seek to review the terms of this research experience from its proposal approach and deepen an approach to the concept of representation that contemplates the form and content aspectsof the film as a work of art. In this way, we point to a correlation between representation and social reality, emphasizing the relevance of creative elements intrinsic to it. To this aim, we seek to analyze the film as a result of the determinations from the mutually mediated relationship between artists and social reality. Then, we seek to unfold such reflections in procedures analysis, exposing the use of such elements in the research cited, in order to contribute to the methodological reflections about sociology of art from the accumulated experience in our investigations.Keywords: Sociology. Cinema. Documentary cinema. Methodology. Art. IMAGES DE LA CLASSE OUVRIÈRE DANS LE DOCUMENTAIRE BRÉSILIEN: notes méthodologiquesDans cet article, nous revenons aux aspects méthodologiques de notre recherche sur les représentations de la classe ouvrière dans le cinéma documentaire. À travers d´une discussion basée sur les concepts de Marx et d’autres théoriciens, tels que Lukács, Adorno, Benjamin et Kracauer, nous nousproposons à revoir les termes de cette expérience à partir d’une proposition méthodologique et à approfondir une approche du concept de représentation qui envisage des aspects de la forme et du contenu cinématographique en tant qu’oeuvre d’art. Ainsi, nous soulignons la corrélation entre la représentation et la réalité sociale, surtout sur la pertinence des éléments créatifs qui lui sont intrinsèques. Pour cela, nous avons analysé le film comme un produit des déterminations résultant des rapports médiatisés entre les artistes et la réalité sociale. Ensuite, nous avons traduit ces réflexions en procédures d’analyse spécifiques, exposant l’utilisation de ces éléments dans la recherche citée, afin de faire des apports méthodologiques à sociologie de l’art à partir de l’expérience accumulé dans nos recherches.Mots clés: Sociologie. Cinéma. Cinéma documentaire. Méthodologie. L´art.Universidade Federal da Bahia2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/3218110.9771/ccrh.v32i87.32181Caderno CRH; v. 32 n. 87 (2019): DOSSIÊ: A ARTE NA SOCIOLOGIA. COORD. ANTÔNIO DA SILVA CÂMARA, GLAUCIA KRUSE VILLAS BÔAS, BRUNO VILAS BOAS BISPO; 491-5041983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181/20648Copyright (c) 2020 Caderno CRHinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Câmara, AntônioVilas Boas Bispo, BrunoOliveira Lessa, Rodrigo2020-03-30T10:11:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32181Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2020-03-30T10:11:37Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
title IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
spellingShingle IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
da Silva Câmara, Antônio
Sociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte.
title_short IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
title_full IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
title_fullStr IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
title_full_unstemmed IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
title_sort IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
author da Silva Câmara, Antônio
author_facet da Silva Câmara, Antônio
Vilas Boas Bispo, Bruno
Oliveira Lessa, Rodrigo
author_role author
author2 Vilas Boas Bispo, Bruno
Oliveira Lessa, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Câmara, Antônio
Vilas Boas Bispo, Bruno
Oliveira Lessa, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte.
topic Sociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte.
description Neste artigo, retomamos aspectos metodológicos de pesquisas sobre representações da classe trabalhadora encontradas no cinema documentário. Através da discussão com base em conceitos de Marx e de outros teóricos, como Lukács, Adorno, Benjamin e Kracauer, procuramos aqui revisar os termos dessa experiência a partir de sua proposta metodológica e aprofundar uma abordagem do conceito de representação que contemple os aspectos de forma e conteúdo do filme como obra de arte. Desse modo, apontamos para a correlação entre a representação e a realidade social, ressaltando a relevância dos elementos criativos a ela intrínsecos. Para tanto, buscamos analisar o filme como produto das determinações resultantes da relação reciprocamente mediada entre artistas e realidade social. Em seguida, buscamos desdobrar tais reflexões em procedimentos específicos de análise, expondo o uso de tais elementos na pesquisa citada, de modo a contribuir para as reflexões metodológicas acerca de uma sociologia estética a partir da experiência acumulada em nossas investigações. IMAGES OF THE WORKING CLASS IN THE BRAZILIAN DOCUMENTARY: methodological notesIn this article, we return to methodological aspects of investigation on representations of working-class found in documentary cinema. Through discussion with based on concepts from Marx and other theorists such as Lukacs, Adorno, Benjamin, and Kracauer, we here seek to review the terms of this research experience from its proposal approach and deepen an approach to the concept of representation that contemplates the form and content aspectsof the film as a work of art. In this way, we point to a correlation between representation and social reality, emphasizing the relevance of creative elements intrinsic to it. To this aim, we seek to analyze the film as a result of the determinations from the mutually mediated relationship between artists and social reality. Then, we seek to unfold such reflections in procedures analysis, exposing the use of such elements in the research cited, in order to contribute to the methodological reflections about sociology of art from the accumulated experience in our investigations.Keywords: Sociology. Cinema. Documentary cinema. Methodology. Art. IMAGES DE LA CLASSE OUVRIÈRE DANS LE DOCUMENTAIRE BRÉSILIEN: notes méthodologiquesDans cet article, nous revenons aux aspects méthodologiques de notre recherche sur les représentations de la classe ouvrière dans le cinéma documentaire. À travers d´une discussion basée sur les concepts de Marx et d’autres théoriciens, tels que Lukács, Adorno, Benjamin et Kracauer, nous nousproposons à revoir les termes de cette expérience à partir d’une proposition méthodologique et à approfondir une approche du concept de représentation qui envisage des aspects de la forme et du contenu cinématographique en tant qu’oeuvre d’art. Ainsi, nous soulignons la corrélation entre la représentation et la réalité sociale, surtout sur la pertinence des éléments créatifs qui lui sont intrinsèques. Pour cela, nous avons analysé le film comme un produit des déterminations résultant des rapports médiatisés entre les artistes et la réalité sociale. Ensuite, nous avons traduit ces réflexions en procédures d’analyse spécifiques, exposant l’utilisation de ces éléments dans la recherche citée, afin de faire des apports méthodologiques à sociologie de l’art à partir de l’expérience accumulé dans nos recherches.Mots clés: Sociologie. Cinéma. Cinéma documentaire. Méthodologie. L´art.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181
10.9771/ccrh.v32i87.32181
url https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181
identifier_str_mv 10.9771/ccrh.v32i87.32181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181/20648
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno CRH
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Caderno CRH
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Caderno CRH; v. 32 n. 87 (2019): DOSSIÊ: A ARTE NA SOCIOLOGIA. COORD. ANTÔNIO DA SILVA CÂMARA, GLAUCIA KRUSE VILLAS BÔAS, BRUNO VILAS BOAS BISPO; 491-504
1983-8239
0103-4979
reponame:Caderno CRH
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Caderno CRH
collection Caderno CRH
repository.name.fl_str_mv Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br
_version_ 1799699056279158784