IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno CRH |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181 |
Resumo: | Neste artigo, retomamos aspectos metodológicos de pesquisas sobre representações da classe trabalhadora encontradas no cinema documentário. Através da discussão com base em conceitos de Marx e de outros teóricos, como Lukács, Adorno, Benjamin e Kracauer, procuramos aqui revisar os termos dessa experiência a partir de sua proposta metodológica e aprofundar uma abordagem do conceito de representação que contemple os aspectos de forma e conteúdo do filme como obra de arte. Desse modo, apontamos para a correlação entre a representação e a realidade social, ressaltando a relevância dos elementos criativos a ela intrínsecos. Para tanto, buscamos analisar o filme como produto das determinações resultantes da relação reciprocamente mediada entre artistas e realidade social. Em seguida, buscamos desdobrar tais reflexões em procedimentos específicos de análise, expondo o uso de tais elementos na pesquisa citada, de modo a contribuir para as reflexões metodológicas acerca de uma sociologia estética a partir da experiência acumulada em nossas investigações. IMAGES OF THE WORKING CLASS IN THE BRAZILIAN DOCUMENTARY: methodological notesIn this article, we return to methodological aspects of investigation on representations of working-class found in documentary cinema. Through discussion with based on concepts from Marx and other theorists such as Lukacs, Adorno, Benjamin, and Kracauer, we here seek to review the terms of this research experience from its proposal approach and deepen an approach to the concept of representation that contemplates the form and content aspectsof the film as a work of art. In this way, we point to a correlation between representation and social reality, emphasizing the relevance of creative elements intrinsic to it. To this aim, we seek to analyze the film as a result of the determinations from the mutually mediated relationship between artists and social reality. Then, we seek to unfold such reflections in procedures analysis, exposing the use of such elements in the research cited, in order to contribute to the methodological reflections about sociology of art from the accumulated experience in our investigations.Keywords: Sociology. Cinema. Documentary cinema. Methodology. Art. IMAGES DE LA CLASSE OUVRIÈRE DANS LE DOCUMENTAIRE BRÉSILIEN: notes méthodologiquesDans cet article, nous revenons aux aspects méthodologiques de notre recherche sur les représentations de la classe ouvrière dans le cinéma documentaire. À travers d´une discussion basée sur les concepts de Marx et d’autres théoriciens, tels que Lukács, Adorno, Benjamin et Kracauer, nous nousproposons à revoir les termes de cette expérience à partir d’une proposition méthodologique et à approfondir une approche du concept de représentation qui envisage des aspects de la forme et du contenu cinématographique en tant qu’oeuvre d’art. Ainsi, nous soulignons la corrélation entre la représentation et la réalité sociale, surtout sur la pertinence des éléments créatifs qui lui sont intrinsèques. Pour cela, nous avons analysé le film comme un produit des déterminations résultant des rapports médiatisés entre les artistes et la réalité sociale. Ensuite, nous avons traduit ces réflexions en procédures d’analyse spécifiques, exposant l’utilisation de ces éléments dans la recherche citée, afin de faire des apports méthodologiques à sociologie de l’art à partir de l’expérience accumulé dans nos recherches.Mots clés: Sociologie. Cinéma. Cinéma documentaire. Méthodologie. L´art. |
id |
UFBA-7_03ea04cb4d4c8ddd42d66eb4cd7f5842 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32181 |
network_acronym_str |
UFBA-7 |
network_name_str |
Caderno CRH |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicosSociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte.Neste artigo, retomamos aspectos metodológicos de pesquisas sobre representações da classe trabalhadora encontradas no cinema documentário. Através da discussão com base em conceitos de Marx e de outros teóricos, como Lukács, Adorno, Benjamin e Kracauer, procuramos aqui revisar os termos dessa experiência a partir de sua proposta metodológica e aprofundar uma abordagem do conceito de representação que contemple os aspectos de forma e conteúdo do filme como obra de arte. Desse modo, apontamos para a correlação entre a representação e a realidade social, ressaltando a relevância dos elementos criativos a ela intrínsecos. Para tanto, buscamos analisar o filme como produto das determinações resultantes da relação reciprocamente mediada entre artistas e realidade social. Em seguida, buscamos desdobrar tais reflexões em procedimentos específicos de análise, expondo o uso de tais elementos na pesquisa citada, de modo a contribuir para as reflexões metodológicas acerca de uma sociologia estética a partir da experiência acumulada em nossas investigações. IMAGES OF THE WORKING CLASS IN THE BRAZILIAN DOCUMENTARY: methodological notesIn this article, we return to methodological aspects of investigation on representations of working-class found in documentary cinema. Through discussion with based on concepts from Marx and other theorists such as Lukacs, Adorno, Benjamin, and Kracauer, we here seek to review the terms of this research experience from its proposal approach and deepen an approach to the concept of representation that contemplates the form and content aspectsof the film as a work of art. In this way, we point to a correlation between representation and social reality, emphasizing the relevance of creative elements intrinsic to it. To this aim, we seek to analyze the film as a result of the determinations from the mutually mediated relationship between artists and social reality. Then, we seek to unfold such reflections in procedures analysis, exposing the use of such elements in the research cited, in order to contribute to the methodological reflections about sociology of art from the accumulated experience in our investigations.Keywords: Sociology. Cinema. Documentary cinema. Methodology. Art. IMAGES DE LA CLASSE OUVRIÈRE DANS LE DOCUMENTAIRE BRÉSILIEN: notes méthodologiquesDans cet article, nous revenons aux aspects méthodologiques de notre recherche sur les représentations de la classe ouvrière dans le cinéma documentaire. À travers d´une discussion basée sur les concepts de Marx et d’autres théoriciens, tels que Lukács, Adorno, Benjamin et Kracauer, nous nousproposons à revoir les termes de cette expérience à partir d’une proposition méthodologique et à approfondir une approche du concept de représentation qui envisage des aspects de la forme et du contenu cinématographique en tant qu’oeuvre d’art. Ainsi, nous soulignons la corrélation entre la représentation et la réalité sociale, surtout sur la pertinence des éléments créatifs qui lui sont intrinsèques. Pour cela, nous avons analysé le film comme un produit des déterminations résultant des rapports médiatisés entre les artistes et la réalité sociale. Ensuite, nous avons traduit ces réflexions en procédures d’analyse spécifiques, exposant l’utilisation de ces éléments dans la recherche citée, afin de faire des apports méthodologiques à sociologie de l’art à partir de l’expérience accumulé dans nos recherches.Mots clés: Sociologie. Cinéma. Cinéma documentaire. Méthodologie. L´art.Universidade Federal da Bahia2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/3218110.9771/ccrh.v32i87.32181Caderno CRH; v. 32 n. 87 (2019): DOSSIÊ: A ARTE NA SOCIOLOGIA. COORD. ANTÔNIO DA SILVA CÂMARA, GLAUCIA KRUSE VILLAS BÔAS, BRUNO VILAS BOAS BISPO; 491-5041983-82390103-4979reponame:Caderno CRHinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181/20648Copyright (c) 2020 Caderno CRHinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Câmara, AntônioVilas Boas Bispo, BrunoOliveira Lessa, Rodrigo2020-03-30T10:11:37Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32181Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/crh/about/editorialPolicies#custom-0PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br1983-82390103-4979opendoar:2020-03-30T10:11:37Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos |
title |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos |
spellingShingle |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos da Silva Câmara, Antônio Sociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte. |
title_short |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos |
title_full |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos |
title_fullStr |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos |
title_full_unstemmed |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos |
title_sort |
IMAGENS DA CLASSE TRABALHADORA NO DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO: apontamentos metodológicos |
author |
da Silva Câmara, Antônio |
author_facet |
da Silva Câmara, Antônio Vilas Boas Bispo, Bruno Oliveira Lessa, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Vilas Boas Bispo, Bruno Oliveira Lessa, Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Câmara, Antônio Vilas Boas Bispo, Bruno Oliveira Lessa, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte. |
topic |
Sociologia. Cinema. Cinema documentário. Metodologia. Arte. |
description |
Neste artigo, retomamos aspectos metodológicos de pesquisas sobre representações da classe trabalhadora encontradas no cinema documentário. Através da discussão com base em conceitos de Marx e de outros teóricos, como Lukács, Adorno, Benjamin e Kracauer, procuramos aqui revisar os termos dessa experiência a partir de sua proposta metodológica e aprofundar uma abordagem do conceito de representação que contemple os aspectos de forma e conteúdo do filme como obra de arte. Desse modo, apontamos para a correlação entre a representação e a realidade social, ressaltando a relevância dos elementos criativos a ela intrínsecos. Para tanto, buscamos analisar o filme como produto das determinações resultantes da relação reciprocamente mediada entre artistas e realidade social. Em seguida, buscamos desdobrar tais reflexões em procedimentos específicos de análise, expondo o uso de tais elementos na pesquisa citada, de modo a contribuir para as reflexões metodológicas acerca de uma sociologia estética a partir da experiência acumulada em nossas investigações. IMAGES OF THE WORKING CLASS IN THE BRAZILIAN DOCUMENTARY: methodological notesIn this article, we return to methodological aspects of investigation on representations of working-class found in documentary cinema. Through discussion with based on concepts from Marx and other theorists such as Lukacs, Adorno, Benjamin, and Kracauer, we here seek to review the terms of this research experience from its proposal approach and deepen an approach to the concept of representation that contemplates the form and content aspectsof the film as a work of art. In this way, we point to a correlation between representation and social reality, emphasizing the relevance of creative elements intrinsic to it. To this aim, we seek to analyze the film as a result of the determinations from the mutually mediated relationship between artists and social reality. Then, we seek to unfold such reflections in procedures analysis, exposing the use of such elements in the research cited, in order to contribute to the methodological reflections about sociology of art from the accumulated experience in our investigations.Keywords: Sociology. Cinema. Documentary cinema. Methodology. Art. IMAGES DE LA CLASSE OUVRIÈRE DANS LE DOCUMENTAIRE BRÉSILIEN: notes méthodologiquesDans cet article, nous revenons aux aspects méthodologiques de notre recherche sur les représentations de la classe ouvrière dans le cinéma documentaire. À travers d´une discussion basée sur les concepts de Marx et d’autres théoriciens, tels que Lukács, Adorno, Benjamin et Kracauer, nous nousproposons à revoir les termes de cette expérience à partir d’une proposition méthodologique et à approfondir une approche du concept de représentation qui envisage des aspects de la forme et du contenu cinématographique en tant qu’oeuvre d’art. Ainsi, nous soulignons la corrélation entre la représentation et la réalité sociale, surtout sur la pertinence des éléments créatifs qui lui sont intrinsèques. Pour cela, nous avons analysé le film comme un produit des déterminations résultant des rapports médiatisés entre les artistes et la réalité sociale. Ensuite, nous avons traduit ces réflexions en procédures d’analyse spécifiques, exposant l’utilisation de ces éléments dans la recherche citée, afin de faire des apports méthodologiques à sociologie de l’art à partir de l’expérience accumulé dans nos recherches.Mots clés: Sociologie. Cinéma. Cinéma documentaire. Méthodologie. L´art. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181 10.9771/ccrh.v32i87.32181 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181 |
identifier_str_mv |
10.9771/ccrh.v32i87.32181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/crh/article/view/32181/20648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno CRH info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Caderno CRH |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno CRH; v. 32 n. 87 (2019): DOSSIÊ: A ARTE NA SOCIOLOGIA. COORD. ANTÔNIO DA SILVA CÂMARA, GLAUCIA KRUSE VILLAS BÔAS, BRUNO VILAS BOAS BISPO; 491-504 1983-8239 0103-4979 reponame:Caderno CRH instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Caderno CRH |
collection |
Caderno CRH |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno CRH - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revcrh@ufba.br||revcrh@ufba.br |
_version_ |
1799699056279158784 |