O fascinio e a espetacularização como pedagogias corporais no world of warcraft

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julio Cesar Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20295
Resumo: “O Fascínio e a Espetacularização como Pedagogias Corporais no World Of Warcraft.”, 247p. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador-Bahia, 2016. O corpo sempre exerceu fascínio e os homens fizeram dele um dispositivo simbólico e cultural. Com o surgimento das tecnologias digitais se cria uma ampliação do seu processo de fascínio e espetacularização tendo nas relações sociais dos jogos online de MMORPG (Massively Multiplayer Online Role -Playing Game) um campo promissor para essa observação por se tratar de um espaço de ‘mundos persistentes’ em que se localizam relações sociais complexas. Nas redes o corpo está também para os aprendizados sociais. O argumento central da tese é que os processos de fascínio e espetacularização de si encontradas nas representações corporais do jogo online World of Warcraft, podem ser vistos como construtores de pedagogias corporais. O objetivo foi analisar nas criações corporais e nas relações dos personagens de jogadores do World of Warcraft processos de fascínio e espetacularização do corpo como parte das construções de pedagogias corporais. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho descritivo e analítico, com dados construídos por meio de uma pesquisa participante e de entrevistas semi-estruturadas com roteiro. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que os processos de fascínio e espetacularização de si, por meio de uma festiva exibição dos corpos dos personagens no jogo, embalados pela cultura da visibilidade, são estratégias para dão aos sujeitos acessos a diferentes experiências corporais mutantes. Esses corpos fascinantes e espetacularizados no jogo e em rede não se limitam apenas à aquisição de capital social, mas, também, são legítimos dispositivos pedagógicos e produtores de conhecimentos.
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O argumento central da tese é que os processos de fascínio e espetacularização de si encontradas nas representações corporais do jogo online World of Warcraft, podem ser vistos como construtores de pedagogias corporais. O objetivo foi analisar nas criações corporais e nas relações dos personagens de jogadores do World of Warcraft processos de fascínio e espetacularização do corpo como parte das construções de pedagogias corporais. A metodologia utilizada foi a qualitativa de cunho descritivo e analítico, com dados construídos por meio de uma pesquisa participante e de entrevistas semi-estruturadas com roteiro. A pesquisa permitiu concluir, dentre outros aspectos, que os processos de fascínio e espetacularização de si, por meio de uma festiva exibição dos corpos dos personagens no jogo, embalados pela cultura da visibilidade, são estratégias para dão aos sujeitos acessos a diferentes experiências corporais mutantes. Esses corpos fascinantes e espetacularizados no jogo e em rede não se limitam apenas à aquisição de capital social, mas, também, são legítimos dispositivos pedagógicos e produtores de conhecimentos.ABSTRACT The body has always held fascination and men made him a symbolic and cultural device. With the emergence of digital technologies to create an extension of its allure process and spectacle with the social relations of online games MMORPG (Massively Multiplayer Online Role Game -playing) a promising field for this observation because it is an area of 'worlds persistent 'where they are located complex social relations. In the networks the body is also to social learning. The central argument of the thesis is that the fascination processes and spectacle of themselves found in bodily representations of the online game World of Warcraft, can be seen as pedagogies body builders. The aim was to analyze the physical creations and relationships of the characters players of World of Warcraft fascination processes and spectacle of the body as part of the body pedagogies buildings. The methodology was qualitative descriptive and analytical, with data built through a participatory research and semi-structured interviews with script. The study concluded, among other things, that the fascination processes and spectacle of himself, through a festive display of the bodies of the characters in the game, packed the culture of visibility, are strategies to give individuals access to different bodily experiences mutants. These fascinating and espetacularizados in the game and network bodies are not limited to the acquisition of capital, but also are legitimate pedagogical devices and producers of knowledge. Keywords: World of Warcraft, Online Games and Education, Body Representations, Fascination and Spectacularization, pedagogies Body.Submitted by Julio Santos (julioparsifal@hotmail.com) on 2016-09-02T23:14:13Z No. of bitstreams: 1 tese final.pdf: 8472411 bytes, checksum: 72cab36c2b81939419657a642cd00d98 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2016-09-08T17:33:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese final.pdf: 8472411 bytes, checksum: 72cab36c2b81939419657a642cd00d98 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-08T17:33:59Z (GMT). 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