O FASCÍNIO E A ESPETACULARIZAÇÃO COMO PEDAGOGIAS DO CORPO NO WORLD OF WARCRAFT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Julio Cesar Gomes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Couto, Edvaldo Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7548
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou analisar construções de pedagogias corporais a partir dos processos de fascínio e espetacularização do corpo nas representações dos personagens do World of Warcraft. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e analítico, realizado através de observação participante. As análises de contúdo foram feitas a partir de informações obtidas por meio respostas a uma entrevista com questionário semiestruturado com um grupo de jogadores e também na análise das imagens das representações corporais desses jogadores com contas no World of Warcraft. O argumento central é que no espaço do jogo World of Warcraft, norteados pela cultura da visibilidade, os jogadores produzem fascínio e espetacularização de si, através da espetacularização do corpo, em suas criações, relações e performances. Resultados apontam que, com esses processos, oportunizam a aquisição de capital social que os promovem no acesso a experiências sociais que promovem aprendizados. O artigo conclui que mais do que render-se às ‘solicitações’ da cultura da visibilidade, a espetacularização do corpo, no jogo, mostra a necessidade do indivíduo acessar experiências diferenciadas que geram aprendizados próprios na vivência social do corpo.
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