Indústria 4.0: o lastro da transformação digital da indústria automobilística nos contextos global e brasileiro
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30385 |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo principal apresentar as oportunidades, impactos e desafios que a Indústria 4.0 traz para a indústria automobilística global e brasileira. Parte-se do fato de que a crescente digitalização e conectividade da economia e da sociedade está transformando a indústria, especialmente a automobilística que tem sido referencial de aplicação dos conceitos de Indústria 4.0 no mundo e no Brasil. A Indústria 4.0 representa a evolução da indústria para sistemas ciberfísicos, nos quais existe a conexão do meio físico ao digital, permitindo a melhor colaboração e acesso entre toda a cadeia produtiva. O poder de processamento de grandes quantidades de dados gerados por equipamentos e sensores ligados à rede é um elemento-chave dessa indústria e tem criado, juntamente com um conjunto de tecnologias e soluções, cadeias de valor inteligentes e novas oportunidades de negócio para a indústria automobilística. Entender quais são as implicações das novas tendências tecnológicas da indústria 4.0 e as tendências disruptivas do setor, possibilita compreender a nova trajetória de desenvolvimento econômico e social a ser alcançada pelas empresas dos mais variados países, assim como seu novo patamar de competitividade. Isso porque a indústria automobilística é uma das mais globalizadas e competitivas do mundo, sempre à frente na implantação de processos inovadores, um dos principais impulsionadores do crescimento macroeconômico e do avanço tecnológico em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Diante desse cenário, a problemática principal desta dissertação é identificar a atual condição da indústria automobilística brasileira e discutir quais são seus principais desafios para a sua inserção no padrão tecnológico da indústria 4.0. A hipótese principal defendida nesta dissertação é que no período recente as mudanças da indústria 4.0 evidenciam a dependência tecnológica forte das montadoras instaladas no país em relação às suas matrizes, as quais não estimulam suficientemente investimentos em pesquisa e desenvolvimento local em áreas estratégicas, afetando negativamente sua competitividade nacional e dificultando sua inserção nos mercados globais. Por outro lado, em relação ao setor de autopeças, identifica-se que no período recente houve um amplo processo de desnacionalização do setor, fato este que também propicia um ambiente onde as principais decisões sobre investimento se concentram nos países de origem dessas empresas. Portanto, muitas das dificuldades e obstáculos enfrentados pelas montadoras e empresas de autopeças nesse novo cenário disruptivo estão relacionados ao desenvolvimento tecnológico frágil, a educação precária, a infraestrutura deficiente, como também a baixa cultura inovativa e digital de muitas das empresas brasileiras. Sendo assim, o trabalho salienta a importância da atuação do Estado brasileiro na promoção de políticas e incentivos que alterem a estrutura econômica e produtiva do país, impulsionando investimentos em tecnologia, ciência e inovação (os instrumentos de política industrial de viés neo-schumpeteriano vão nessa direção), conduzindo o país a um desenvolvimento tecnológico e competitivo inclusivo que não aumente ainda mais as desigualdades com relação a outros países Uma das estratégias possíveis é implementar políticas que estimulem a indústria automobilística – montadoras e autopeças – a terem uma inserção externa mais competitiva, ampliando a participação das exportações como destino da produção e reduzindo a forte dependência em relação ao mercado interno. Isso exigiria dessas empresas maior nível de competitividade para se inserirem em novos mercados, colocando como imperativo para essas empresas a necessidade de ampliarem seus investimentos no país, em particular no desenvolvimento das tecnologias da indústria 4.0, direcionando recursos para a construção de centros de P&D e C&T no Brasil e internalizando mais suas decisões e produção de produtos mais intensivos em tecnologia. |
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Alves, Moíra SousaLima, Uallace MoreiraJesus Júnior, Leonardo Bispo deAlmeida, Lucas Milanez de Lima2019-08-19T11:29:19Z2019-08-19T11:29:19Z2019-08-192018-12-21Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30385O trabalho tem como objetivo principal apresentar as oportunidades, impactos e desafios que a Indústria 4.0 traz para a indústria automobilística global e brasileira. Parte-se do fato de que a crescente digitalização e conectividade da economia e da sociedade está transformando a indústria, especialmente a automobilística que tem sido referencial de aplicação dos conceitos de Indústria 4.0 no mundo e no Brasil. A Indústria 4.0 representa a evolução da indústria para sistemas ciberfísicos, nos quais existe a conexão do meio físico ao digital, permitindo a melhor colaboração e acesso entre toda a cadeia produtiva. O poder de processamento de grandes quantidades de dados gerados por equipamentos e sensores ligados à rede é um elemento-chave dessa indústria e tem criado, juntamente com um conjunto de tecnologias e soluções, cadeias de valor inteligentes e novas oportunidades de negócio para a indústria automobilística. Entender quais são as implicações das novas tendências tecnológicas da indústria 4.0 e as tendências disruptivas do setor, possibilita compreender a nova trajetória de desenvolvimento econômico e social a ser alcançada pelas empresas dos mais variados países, assim como seu novo patamar de competitividade. Isso porque a indústria automobilística é uma das mais globalizadas e competitivas do mundo, sempre à frente na implantação de processos inovadores, um dos principais impulsionadores do crescimento macroeconômico e do avanço tecnológico em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Diante desse cenário, a problemática principal desta dissertação é identificar a atual condição da indústria automobilística brasileira e discutir quais são seus principais desafios para a sua inserção no padrão tecnológico da indústria 4.0. A hipótese principal defendida nesta dissertação é que no período recente as mudanças da indústria 4.0 evidenciam a dependência tecnológica forte das montadoras instaladas no país em relação às suas matrizes, as quais não estimulam suficientemente investimentos em pesquisa e desenvolvimento local em áreas estratégicas, afetando negativamente sua competitividade nacional e dificultando sua inserção nos mercados globais. Por outro lado, em relação ao setor de autopeças, identifica-se que no período recente houve um amplo processo de desnacionalização do setor, fato este que também propicia um ambiente onde as principais decisões sobre investimento se concentram nos países de origem dessas empresas. Portanto, muitas das dificuldades e obstáculos enfrentados pelas montadoras e empresas de autopeças nesse novo cenário disruptivo estão relacionados ao desenvolvimento tecnológico frágil, a educação precária, a infraestrutura deficiente, como também a baixa cultura inovativa e digital de muitas das empresas brasileiras. Sendo assim, o trabalho salienta a importância da atuação do Estado brasileiro na promoção de políticas e incentivos que alterem a estrutura econômica e produtiva do país, impulsionando investimentos em tecnologia, ciência e inovação (os instrumentos de política industrial de viés neo-schumpeteriano vão nessa direção), conduzindo o país a um desenvolvimento tecnológico e competitivo inclusivo que não aumente ainda mais as desigualdades com relação a outros países Uma das estratégias possíveis é implementar políticas que estimulem a indústria automobilística – montadoras e autopeças – a terem uma inserção externa mais competitiva, ampliando a participação das exportações como destino da produção e reduzindo a forte dependência em relação ao mercado interno. Isso exigiria dessas empresas maior nível de competitividade para se inserirem em novos mercados, colocando como imperativo para essas empresas a necessidade de ampliarem seus investimentos no país, em particular no desenvolvimento das tecnologias da indústria 4.0, direcionando recursos para a construção de centros de P&D e C&T no Brasil e internalizando mais suas decisões e produção de produtos mais intensivos em tecnologia.This essay has as principal objective present the opportunities, impacts and challenges that Industry 4.0 brings to global and Brazilian automotive industry. It comes from the fact that the growing digitalization and connectivity of the economy and society is transforming the industry, especially the automaker which has been applying the concepts of referential Industry 4.0 in the world and in Brazil. Industry 4.0 represents the evolution of the industry for cyberphysical systems, where there is the connection of the digital media, enabling better collaboration and access between the entire production chain. The processing power of large amounts of data generated by equipment and sensors connected to the network is a key element of this industry and have created, along with a set of technologies and solutions, smart value chains and new business opportunities for the automotive industry. Understand what are the implications of the new industry technology trends and disruptive trends of Industry 4.0, allows understanding the new trajectory for economic and social development to be achieved by the companies of various countries, as well as their new level of competitiveness. That's because the auto industry is one of the most globalized and competitive in the world, always ahead in deploying innovative processes, one of the main movers of the macroeconomic growth and the technological advancement in developed and developing countries. In this scenario, the main problem of this dissertation is to identify the current condition of the Brazilian auto industry and discuss what are their main challenges for their inclusion in Industry’s 4.0 technological standard. The leading hypothesis defended in this thesis is that in the recent period Industry’s 4.0 changes demonstrate the strong technological dependence of the automakers installed in the country in relation to their headquarters, which do not stimulate sufficient investments in local research and development in strategic areas, negatively affecting their national competitiveness and making it difficult to enter the global markets. On the other hand, in relation to the auto parts sector, it is identified that in the recent period there has been a broad process of denationalization of the sector, which also provides an environment where the main investment decisions are concentrated in the countries of origin of these companies. Therefore, many of the difficulties and obstacles faced by automakers and auto parts companies in this new disruptive scenario are related to fragile technological development, precarious education, poor infrastructure, as well as the low innovative and digital culture of many Brazilian companies. To that end, this essay highlights the importance of the Brazilian State in promoting policies and incentives that alter the economic and productive structure of the country, boosting investments in technology, science and innovation (neo-schumpeterian bias industrial policy instruments go in that direction), leading the country to an inclusive technological and competitive development that does not inequalities in relation to other countries. One of the possible strategies is to implement policies that stimulate the automobile industry - automakers and auto parts - to have a more competitive external insertion, increasing the participation of exports as a destination of production and reducing the strong dependence on the intern market. This would require these companies to be more competitive in order to enter in new markets, making it imperative for these companies to expand their investments in the country, in particular in the development of Industry’s 4.0 technologies, directing resources for the construction of R&D centers and S&T in Brazil and further internalizing its decisions and production of more technology-intensive products.Submitted by Moira Alves (moirasousa@hotmail.com) on 2019-08-15T14:26:59Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Moira S Alves.pdf: 9967475 bytes, checksum: 52a2d2b5c98faf0f076effaba5ebd132 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2019-08-19T11:29:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Moira S Alves.pdf: 9967475 bytes, checksum: 52a2d2b5c98faf0f076effaba5ebd132 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-19T11:29:19Z (GMT). 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