Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dip, Bruno Rechi [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118895
Resumo: Este trabalho faz um estudo comparativo sobre a estratégia de plataformas na indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e 2000. Para tanto, definiu-se o conceito de plataformas na indústria automobilística, a intensificação dos estudos sobre sua eficiência ao longo do tempo e o impacto da reutilização e adaptação de plataformas na redução de custos. Os resultados do estudo colaboraram no entendimento dos projetos de desenvolvimento de produto na indústria automotiva nacional, colaborando para a comparação entre a evolução do cenário brasileiro com a de outros cenários como Reino Unido e os BRICs
id UNSP_ef4b22a7ba7ebd7057f2ff4113153831
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118895
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformasEconomiaIndústria automobilística - BrasilCusto industrialEste trabalho faz um estudo comparativo sobre a estratégia de plataformas na indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e 2000. Para tanto, definiu-se o conceito de plataformas na indústria automobilística, a intensificação dos estudos sobre sua eficiência ao longo do tempo e o impacto da reutilização e adaptação de plataformas na redução de custos. Os resultados do estudo colaboraram no entendimento dos projetos de desenvolvimento de produto na indústria automotiva nacional, colaborando para a comparação entre a evolução do cenário brasileiro com a de outros cenários como Reino Unido e os BRICsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Enéias Gonçalves de [UNESP]Strachman, Eduardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dip, Bruno Rechi [UNESP]2015-03-23T15:13:55Z2015-03-23T15:13:55Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIP, Bruno Rechi. Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Econômicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012.http://hdl.handle.net/11449/118895000723073dip_br_tcc_arafcl.pdf407010617610493549485287158881750000-0002-8052-0975Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:52:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:09.181953Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
title Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
spellingShingle Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
Dip, Bruno Rechi [UNESP]
Economia
Indústria automobilística - Brasil
Custo industrial
title_short Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
title_full Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
title_fullStr Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
title_full_unstemmed Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
title_sort Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
author Dip, Bruno Rechi [UNESP]
author_facet Dip, Bruno Rechi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Enéias Gonçalves de [UNESP]
Strachman, Eduardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dip, Bruno Rechi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Indústria automobilística - Brasil
Custo industrial
topic Economia
Indústria automobilística - Brasil
Custo industrial
description Este trabalho faz um estudo comparativo sobre a estratégia de plataformas na indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e 2000. Para tanto, definiu-se o conceito de plataformas na indústria automobilística, a intensificação dos estudos sobre sua eficiência ao longo do tempo e o impacto da reutilização e adaptação de plataformas na redução de custos. Os resultados do estudo colaboraram no entendimento dos projetos de desenvolvimento de produto na indústria automotiva nacional, colaborando para a comparação entre a evolução do cenário brasileiro com a de outros cenários como Reino Unido e os BRICs
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:13:55Z
2015-03-23T15:13:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIP, Bruno Rechi. Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Econômicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012.
http://hdl.handle.net/11449/118895
000723073
dip_br_tcc_arafcl.pdf
4070106176104935
4948528715888175
0000-0002-8052-0975
identifier_str_mv DIP, Bruno Rechi. Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Econômicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012.
000723073
dip_br_tcc_arafcl.pdf
4070106176104935
4948528715888175
0000-0002-8052-0975
url http://hdl.handle.net/11449/118895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129266448072704