Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118895 |
Resumo: | Este trabalho faz um estudo comparativo sobre a estratégia de plataformas na indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e 2000. Para tanto, definiu-se o conceito de plataformas na indústria automobilística, a intensificação dos estudos sobre sua eficiência ao longo do tempo e o impacto da reutilização e adaptação de plataformas na redução de custos. Os resultados do estudo colaboraram no entendimento dos projetos de desenvolvimento de produto na indústria automotiva nacional, colaborando para a comparação entre a evolução do cenário brasileiro com a de outros cenários como Reino Unido e os BRICs |
id |
UNSP_ef4b22a7ba7ebd7057f2ff4113153831 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118895 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformasEconomiaIndústria automobilística - BrasilCusto industrialEste trabalho faz um estudo comparativo sobre a estratégia de plataformas na indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e 2000. Para tanto, definiu-se o conceito de plataformas na indústria automobilística, a intensificação dos estudos sobre sua eficiência ao longo do tempo e o impacto da reutilização e adaptação de plataformas na redução de custos. Os resultados do estudo colaboraram no entendimento dos projetos de desenvolvimento de produto na indústria automotiva nacional, colaborando para a comparação entre a evolução do cenário brasileiro com a de outros cenários como Reino Unido e os BRICsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Enéias Gonçalves de [UNESP]Strachman, Eduardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dip, Bruno Rechi [UNESP]2015-03-23T15:13:55Z2015-03-23T15:13:55Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDIP, Bruno Rechi. Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Econômicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012.http://hdl.handle.net/11449/118895000723073dip_br_tcc_arafcl.pdf407010617610493549485287158881750000-0002-8052-0975Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T17:52:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:57:09.181953Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas |
title |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas |
spellingShingle |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas Dip, Bruno Rechi [UNESP] Economia Indústria automobilística - Brasil Custo industrial |
title_short |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas |
title_full |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas |
title_fullStr |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas |
title_full_unstemmed |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas |
title_sort |
Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas |
author |
Dip, Bruno Rechi [UNESP] |
author_facet |
Dip, Bruno Rechi [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Enéias Gonçalves de [UNESP] Strachman, Eduardo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dip, Bruno Rechi [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Indústria automobilística - Brasil Custo industrial |
topic |
Economia Indústria automobilística - Brasil Custo industrial |
description |
Este trabalho faz um estudo comparativo sobre a estratégia de plataformas na indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e 2000. Para tanto, definiu-se o conceito de plataformas na indústria automobilística, a intensificação dos estudos sobre sua eficiência ao longo do tempo e o impacto da reutilização e adaptação de plataformas na redução de custos. Os resultados do estudo colaboraram no entendimento dos projetos de desenvolvimento de produto na indústria automotiva nacional, colaborando para a comparação entre a evolução do cenário brasileiro com a de outros cenários como Reino Unido e os BRICs |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:13:55Z 2015-03-23T15:13:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DIP, Bruno Rechi. Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Econômicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012. http://hdl.handle.net/11449/118895 000723073 dip_br_tcc_arafcl.pdf 4070106176104935 4948528715888175 0000-0002-8052-0975 |
identifier_str_mv |
DIP, Bruno Rechi. Indústria automobilística brasileira entre os anos 90 e os 2000: uma análise acerca da estratégia de plataformas. 2012. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Econômicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012. 000723073 dip_br_tcc_arafcl.pdf 4070106176104935 4948528715888175 0000-0002-8052-0975 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118895 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129266448072704 |