Saberes e fazeres na capoeira Angola: a autonomia no jogo de muleekes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13025 |
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Machado, Sara Abreu da MataMachado, Sara Abreu da MataAbib, Pedro Rodolpho JungersAraujo, Rosangela Janja Costa2013-09-23T18:03:24Z2013-09-23T18:03:24Z2012http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13025241 f.O presente trabalho tem como tema central a práxis pedagógica da Capoeira Angola, uma das mais importantes expressões culturais de raízes africanas no Brasil. O objetivo é compreender em que aspectos e de que maneira essa práxis pode contribuir para uma educação integral do ser-humano, voltada para a sua autonomia e libertação, especificamente com crianças e adolescentes. A Capoeira Angola é aqui tomada como uma forma de ver o mundo pelo encantamento, orientando o caminho epistemológico e teórico-metodológico da pesquisa, de cunho etnográfico e participantes, sendo a autora também capoeirista, que fala desde dentro. O campo de estudos (“parceiro” deste “jogo) é o projeto Ginga Muleeke, realizado pelo Grupo Nzinga de Capoeira Angola com as crianças e jovens da comunidade Alto da Sereia, em Salvador/BA. A discussão teórica ancora-se em estudos sobre a cosmovisão afrobrasileira, sobre a Pedagogia da Libertação, Capoeira e Educação, bem como nas ideias de Mestre Pastinha como educador, destacando as concepções de: corpo, comunidade, oralidade, ancestralidade, ritualidade, Força Vital, dentre outras. As singularidades da Capoeira Angola são consideradas dentro da proposta da escola de Mestre Pastinha, como uma práxis educativa de matriz africana, que apresenta contrapontos e outros saberes e fazeres em relação à racionalidade ocidental dominante. Este trabalho aponta caminhos possíveis, desafiantes e sinuosos onde a Capoeira Angola pode ser pensada como uma práxis educativa fundamentada na participação de crianças e adolescentes em um grupo/comunidade, assentado em princípios da cosmovisão afro-brasileira. Destaca-se, por fim, o potencial desta arte para realizar uma educação libertadora e transformadora, que valorize nossas raízes africanas, na luta contra o racismo e pela diversidade.Submitted by Maria Auxiliadora Lopes (silopes@ufba.br) on 2013-09-23T18:00:50Z No. of bitstreams: 1 Sara Abreu da M. Machado.pdf: 4882887 bytes, checksum: 6a6413be2e0dc2c58c0f0affab0a0a10 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora Lopes(silopes@ufba.br) on 2013-09-23T18:03:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Sara Abreu da M. Machado.pdf: 4882887 bytes, checksum: 6a6413be2e0dc2c58c0f0affab0a0a10 (MD5)Made available in DSpace on 2013-09-23T18:03:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sara Abreu da M. Machado.pdf: 4882887 bytes, checksum: 6a6413be2e0dc2c58c0f0affab0a0a10 (MD5) Previous issue date: 2012SalvadorCapoeira AngolaAutonomiaAncestralidadeComunidadePastinha, Mestre, 1889-1981AutonomyAncestryCommunitySaberes e fazeres na capoeira Angola: a autonomia no jogo de muleekesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1365https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/13025/2/license.txt5371a150bdc863f78dcf39281543bd86MD52ORIGINALSara Abreu da M. Machado.pdfSara Abreu da M. Machado.pdfapplication/pdf4882887https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/13025/1/Sara%20Abreu%20da%20M.%20Machado.pdf6a6413be2e0dc2c58c0f0affab0a0a10MD51TEXTSara Abreu da M. Machado.pdf.txtSara Abreu da M. 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