A gênese social dos valores morais no último Lukács
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39504 |
Resumo: | As dificuldades do debate filosófico contemporâneo no lidar com problemas especificamente morais dos dias de hoje, como são enunciados pelos percalços da individuação erigidos pelas novas relações sociais que são postas, além do uso oportunista da moralidade pelo neofascismo, remontam ao diagnóstico do filósofo húngaro György Lukács acerca da necessidade da constituição de um tertium datur para a redução da ética às alternativas do historicismo relativista e do dogmatismo metafísico. Imbuído de tal perspectiva, o filósofo marxista projetou um ambicioso itinerário teórico em torno da compreensão da moralidade, aliando cuidado histórico e objetividade social. A morte do autor, contudo, legou para a posteridade apenas o trabalho de fundo para reflexão ética posterior, uma ontologia do ser social, e as notas organizadas pelo filósofo para orientar a sua própria escrita. O objetivo deste estudo é o cotejo entre tais textos remanescentes, para que se possa sistematizar a contribuição de Lukács para a compreensão da gênese social do valor moral. Para tanto, a reconstrução de seu pensamento parte das condições de autoprodução humana, que consolidam como primeira forma de valoração o valor de uso, seguindo para a sua mediação com o desenvolvimento da socialidade que fornece bases para a formação do valor moral e, finalmente, os problemas relacionados ao desenvolvimento histórico e objetivo da moralidade e as descontinuidades de sua apropriação pelos indivíduos sociais. Assim, pretendemos sistematizar o estatuto que Lukács confere ao valor moral, por via de sua gênese social, situando-o no complexo de complexos do agir humano. |
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2024-07-04T14:08:39Z2024-05-282024-07-04T14:08:39Z2021-02-17https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39504As dificuldades do debate filosófico contemporâneo no lidar com problemas especificamente morais dos dias de hoje, como são enunciados pelos percalços da individuação erigidos pelas novas relações sociais que são postas, além do uso oportunista da moralidade pelo neofascismo, remontam ao diagnóstico do filósofo húngaro György Lukács acerca da necessidade da constituição de um tertium datur para a redução da ética às alternativas do historicismo relativista e do dogmatismo metafísico. Imbuído de tal perspectiva, o filósofo marxista projetou um ambicioso itinerário teórico em torno da compreensão da moralidade, aliando cuidado histórico e objetividade social. A morte do autor, contudo, legou para a posteridade apenas o trabalho de fundo para reflexão ética posterior, uma ontologia do ser social, e as notas organizadas pelo filósofo para orientar a sua própria escrita. O objetivo deste estudo é o cotejo entre tais textos remanescentes, para que se possa sistematizar a contribuição de Lukács para a compreensão da gênese social do valor moral. Para tanto, a reconstrução de seu pensamento parte das condições de autoprodução humana, que consolidam como primeira forma de valoração o valor de uso, seguindo para a sua mediação com o desenvolvimento da socialidade que fornece bases para a formação do valor moral e, finalmente, os problemas relacionados ao desenvolvimento histórico e objetivo da moralidade e as descontinuidades de sua apropriação pelos indivíduos sociais. Assim, pretendemos sistematizar o estatuto que Lukács confere ao valor moral, por via de sua gênese social, situando-o no complexo de complexos do agir humano.The difficulties of the contemporary philosophical debate in dealing with specifically moral problems, as they are enunciated by the obstacles of individuation developed by the new social relations, in addition to the opportunistic use of morality by neofascism, go back to the diagnosis of the hungarian philosopher György Lukács about the need for the constitution of a tertium datur for the reduction of ethics to the alternatives of relativistic historicism and metaphysical dogmatism. Imbued with such perspective, the marxist philosopher projected an ambitious theoretical itinerary around the understanding of morality, combining historicity and social objectivity. The death of the author, however, bequeathed to posterity only the background work for further ethical reflection, an ontology of the social being, and the notes organized by the philosopher to guide his own writing. The aim of this study is to compare these remaining texts, so that Lukács' contribution to the understanding of the social genesis of moral value can be systematized. For that, the reconstruction of his thinking starts from the conditions of human self-production, which consolidate the use value as the first form of valuation, following his mediation with the development of sociality that provides bases for the formation of moral value and, finally, the problems related to the historical and objective development of morality and the discontinuities of its appropriation by social individuals. Thus, we intend to systematize the status that Lukács gives to moral value, through its social genesis, placing it in the complex of complexes of human action.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)LukácsEthicsMarxismMoralOntology of Social BeingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIALukácsÉticaMarxismoMoralOntologia do Ser SocialA gênese social dos valores morais no último LukácsMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSantos, Vinícius doshttp://lattes.cnpq.br/1422927411438060Santos, Vinícius doshttp://lattes.cnpq.br/1422927411438060Pereira, Leonardo Jorge da Horahttp://lattes.cnpq.br/4012823592823597Albinati, Ana Selva Castelo Brancohttp://lattes.cnpq.br/3974665644514114http://lattes.cnpq.br/0420195950695960Brandão, André FigueiredoALBINATI, A. S. C. B. As determinações da moralidade na obra de Marx. 2007. 274 p. 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As dificuldades do debate filosófico contemporâneo no lidar com problemas especificamente morais dos dias de hoje, como são enunciados pelos percalços da individuação erigidos pelas novas relações sociais que são postas, além do uso oportunista da moralidade pelo neofascismo, remontam ao diagnóstico do filósofo húngaro György Lukács acerca da necessidade da constituição de um tertium datur para a redução da ética às alternativas do historicismo relativista e do dogmatismo metafísico. Imbuído de tal perspectiva, o filósofo marxista projetou um ambicioso itinerário teórico em torno da compreensão da moralidade, aliando cuidado histórico e objetividade social. A morte do autor, contudo, legou para a posteridade apenas o trabalho de fundo para reflexão ética posterior, uma ontologia do ser social, e as notas organizadas pelo filósofo para orientar a sua própria escrita. O objetivo deste estudo é o cotejo entre tais textos remanescentes, para que se possa sistematizar a contribuição de Lukács para a compreensão da gênese social do valor moral. Para tanto, a reconstrução de seu pensamento parte das condições de autoprodução humana, que consolidam como primeira forma de valoração o valor de uso, seguindo para a sua mediação com o desenvolvimento da socialidade que fornece bases para a formação do valor moral e, finalmente, os problemas relacionados ao desenvolvimento histórico e objetivo da moralidade e as descontinuidades de sua apropriação pelos indivíduos sociais. Assim, pretendemos sistematizar o estatuto que Lukács confere ao valor moral, por via de sua gênese social, situando-o no complexo de complexos do agir humano. |
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