Cultura da infância: o reconhecimento da singularidade sociocultural da criança na sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Cristina Nascimento da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32705
Resumo: A presente monografia é de natureza qualitativa de tipo bibliográfico. Foi desenvolvida a partir da análise e compreensão de diversos autores e estudiosos que se debruçam sobre a temática da cultura da infância e suas implicações nas práticas educativas no segmento da Educação infantil. A cultura da infância desenvolvida nessa pesquisa parte do enfoque da Sociologia. Neste campo do saber a infância é construída a partir de processos sociais, econômicos e culturais muitas vezes contraditórios e que possui impactos diferenciados nos grupos sociais aos quais pertencem. Assume-se o conceito de cultura da infância definido por Sarmento (2003), como, “a capacidade das crianças em construírem de forma sistematizada modos de significação do mundo e de acção intencional, que são distintos de modos adulto de significação”. Os resultados podem ser analisados a partir de dois sentidos: um que nos anima por ter constatado o quanto se tem produzido neste campo do saber em favor da valorização da infância e suas especificidades, e outro que se coloca como um desafio para fazer valer todo esse empenho até aqui dedicado por todos os profissionais que se dedicam em favor de uma infância que pode ser vivida de acordo com seu tempo e suas características, e, sobretudo pela garantia do direito de ser criança.
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Assume-se o conceito de cultura da infância definido por Sarmento (2003), como, “a capacidade das crianças em construírem de forma sistematizada modos de significação do mundo e de acção intencional, que são distintos de modos adulto de significação”. 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