Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botega, Giovana Alonso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moruzzi, Andrea Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10067
Resumo: Este artigo apresenta definições e entendimentos sobre os conceitos cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância, resultado da dissertação intitulada Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. A dissertação realizou uma espécie de genealogia sobre os conceitos citados, no interior do campo da Sociologia da Infância. O artigo se empenha em apresentar o percurso metodológico pelo qual a pesquisa foi realizada, assim como as análises empreendidas, das quais apresentam-se, de modo geral, o seguinte resultado: o campo da Sociologia da Infância é um campo que caminha de forma tangencial ao da Educação, em especial ao da Educação Infantil. Na tentativa de estruturar o campo da Sociologia da Infância, notou-se um movimento muito particular no Brasil, inaugurado a partir dos estudos de Florestan Fernandes e impulsionado por teóricos e pesquisadores interessados pela infância, pela formação de professores, pelas práticas pedagógicas e por outras áreas, temas e campos similares.
id UNILASALLE-2_abdd621590de22615ba27323d0dfd2d7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10067
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debatecultura infantilculturas infantisculturas da infânciasociologia da infânciaeducação infantil.Este artigo apresenta definições e entendimentos sobre os conceitos cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância, resultado da dissertação intitulada Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. A dissertação realizou uma espécie de genealogia sobre os conceitos citados, no interior do campo da Sociologia da Infância. O artigo se empenha em apresentar o percurso metodológico pelo qual a pesquisa foi realizada, assim como as análises empreendidas, das quais apresentam-se, de modo geral, o seguinte resultado: o campo da Sociologia da Infância é um campo que caminha de forma tangencial ao da Educação, em especial ao da Educação Infantil. Na tentativa de estruturar o campo da Sociologia da Infância, notou-se um movimento muito particular no Brasil, inaugurado a partir dos estudos de Florestan Fernandes e impulsionado por teóricos e pesquisadores interessados pela infância, pela formação de professores, pelas práticas pedagógicas e por outras áreas, temas e campos similares.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1006710.18316/recc.v28i1.10067Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10067/4092Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessBotega, Giovana AlonsoMoruzzi, Andrea Braga2023-10-10T13:38:48Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10067Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T13:38:48Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate
title Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate
spellingShingle Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate
Botega, Giovana Alonso
cultura infantil
culturas infantis
culturas da infância
sociologia da infância
educação infantil.
title_short Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate
title_full Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate
title_fullStr Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate
title_full_unstemmed Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate
title_sort Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate
author Botega, Giovana Alonso
author_facet Botega, Giovana Alonso
Moruzzi, Andrea Braga
author_role author
author2 Moruzzi, Andrea Braga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botega, Giovana Alonso
Moruzzi, Andrea Braga
dc.subject.por.fl_str_mv cultura infantil
culturas infantis
culturas da infância
sociologia da infância
educação infantil.
topic cultura infantil
culturas infantis
culturas da infância
sociologia da infância
educação infantil.
description Este artigo apresenta definições e entendimentos sobre os conceitos cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância, resultado da dissertação intitulada Cultura infantil, culturas infantis e culturas da infância: polissemias em debate. A dissertação realizou uma espécie de genealogia sobre os conceitos citados, no interior do campo da Sociologia da Infância. O artigo se empenha em apresentar o percurso metodológico pelo qual a pesquisa foi realizada, assim como as análises empreendidas, das quais apresentam-se, de modo geral, o seguinte resultado: o campo da Sociologia da Infância é um campo que caminha de forma tangencial ao da Educação, em especial ao da Educação Infantil. Na tentativa de estruturar o campo da Sociologia da Infância, notou-se um movimento muito particular no Brasil, inaugurado a partir dos estudos de Florestan Fernandes e impulsionado por teóricos e pesquisadores interessados pela infância, pela formação de professores, pelas práticas pedagógicas e por outras áreas, temas e campos similares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10067
10.18316/recc.v28i1.10067
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10067
identifier_str_mv 10.18316/recc.v28i1.10067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10067/4092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 1 (2023)
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1800217320110424064