Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27293 |
Resumo: | Esta é uma pesquisa qualitativa e participativa de análise do processo de preparação corporal e dos desdobramentos estéticos e políticos do processo artístico e formativo realizado com o grupo de teatro Embasart. O processo de formação artística do grupo teve duração de dezoito meses e gerou três montagens de diferentes espetáculos de teatro-fórum. O estudo analisa a dimensão política e estética do Teatro do Oprimido no universo de uma instituição semi-privada e se debruça sobre o processo de preparação corporal para as montagens dos espetáculos. A preparação corporal é o objeto maior deste estudo, ao passo que o entendimento sobre a consciência corporal não se restringiu às técnicas para interpretação e construção da personagem. Nesse sentido, o conceito de Corpo foi se ampliando durante o processo, de maneira tal que os verbos mover-se e redescobrir-se estavam diretamente relacionados à tomada de decisão, posicionamento político e emancipação social. Os jogos da Poética do Oprimido ancoraram o processo de preparação do grupo, respaldando os objetivos cênicos e políticos. A pesquisa coloca o processo do grupo Embasart como uma experiência que foi, ao mesmo tempo, subjetiva, pois se inscreve enquanto um diálogo do sujeito com ele mesmo e o seu entorno, e também objetiva, pois aconteceu de forma concreta demarcando, para o grupo, valores éticos e humanos de uma aprendizagem sensível, coletiva e criativa, em que estavam presentes os princípios de respeito e de solidariedade. |
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Soares, Taína AssisBezerra, Antonia PereiraBezerra, Antonia PereiraCanda, Cilene NascimentoRibeiro, José Mauro Barbosa2018-09-11T13:17:15Z2018-09-11T13:17:15Z2018-09-112014-05-05http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27293Esta é uma pesquisa qualitativa e participativa de análise do processo de preparação corporal e dos desdobramentos estéticos e políticos do processo artístico e formativo realizado com o grupo de teatro Embasart. O processo de formação artística do grupo teve duração de dezoito meses e gerou três montagens de diferentes espetáculos de teatro-fórum. O estudo analisa a dimensão política e estética do Teatro do Oprimido no universo de uma instituição semi-privada e se debruça sobre o processo de preparação corporal para as montagens dos espetáculos. A preparação corporal é o objeto maior deste estudo, ao passo que o entendimento sobre a consciência corporal não se restringiu às técnicas para interpretação e construção da personagem. Nesse sentido, o conceito de Corpo foi se ampliando durante o processo, de maneira tal que os verbos mover-se e redescobrir-se estavam diretamente relacionados à tomada de decisão, posicionamento político e emancipação social. Os jogos da Poética do Oprimido ancoraram o processo de preparação do grupo, respaldando os objetivos cênicos e políticos. A pesquisa coloca o processo do grupo Embasart como uma experiência que foi, ao mesmo tempo, subjetiva, pois se inscreve enquanto um diálogo do sujeito com ele mesmo e o seu entorno, e também objetiva, pois aconteceu de forma concreta demarcando, para o grupo, valores éticos e humanos de uma aprendizagem sensível, coletiva e criativa, em que estavam presentes os princípios de respeito e de solidariedade.This is a qualitative and participatory research analysis of body preparation process and the aesthetic and political developments of the artistic and educational process performed with the group Embasart theater . The process of artistic training group lasted eighteen months and generated three different mounts shows of forum theater . The study analyzes the political and aesthetic dimension of the Theatre of the Oppressed in the universe of a semi - private institution and focuses on the process of preparation for the body mounts of the shows. The body preparation is the largest object of this study , while the understanding of body awareness was not restricted to techniques for interpretation and construction of character. In this sense , the concept of Body was widening during the process , such that verbs move and rediscover themselves were directly related to decision making , political positioning and social emancipation . The games of the Poetics of the Oppressed anchored the preparation process of the group , supporting the scenic and political goals. The poll puts the process of Embasart group as an experience that was , while subjective , because falls as a dialogue of the subject with itself and its surroundings , and also aims as it happened concretely marking for the group , ethical and human values of a sensitive , creative and collective learning , where were present the principles of respect and solidarity.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-31T16:09:06Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdf: 2316906 bytes, checksum: 08688b4098acba9e2e0e675111757c6e (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:17:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdf: 2316906 bytes, checksum: 08688b4098acba9e2e0e675111757c6e (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:17:15Z (GMT). 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