Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Taína Assis
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27293
Resumo: Esta é uma pesquisa qualitativa e participativa de análise do processo de preparação corporal e dos desdobramentos estéticos e políticos do processo artístico e formativo realizado com o grupo de teatro Embasart. O processo de formação artística do grupo teve duração de dezoito meses e gerou três montagens de diferentes espetáculos de teatro-fórum. O estudo analisa a dimensão política e estética do Teatro do Oprimido no universo de uma instituição semi-privada e se debruça sobre o processo de preparação corporal para as montagens dos espetáculos. A preparação corporal é o objeto maior deste estudo, ao passo que o entendimento sobre a consciência corporal não se restringiu às técnicas para interpretação e construção da personagem. Nesse sentido, o conceito de Corpo foi se ampliando durante o processo, de maneira tal que os verbos mover-se e redescobrir-se estavam diretamente relacionados à tomada de decisão, posicionamento político e emancipação social. Os jogos da Poética do Oprimido ancoraram o processo de preparação do grupo, respaldando os objetivos cênicos e políticos. A pesquisa coloca o processo do grupo Embasart como uma experiência que foi, ao mesmo tempo, subjetiva, pois se inscreve enquanto um diálogo do sujeito com ele mesmo e o seu entorno, e também objetiva, pois aconteceu de forma concreta demarcando, para o grupo, valores éticos e humanos de uma aprendizagem sensível, coletiva e criativa, em que estavam presentes os princípios de respeito e de solidariedade.
id UFBA-2_76f30125a45cf8d160cef50800af2a68
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27293
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Soares, Taína AssisBezerra, Antonia PereiraBezerra, Antonia PereiraCanda, Cilene NascimentoRibeiro, José Mauro Barbosa2018-09-11T13:17:15Z2018-09-11T13:17:15Z2018-09-112014-05-05http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27293Esta é uma pesquisa qualitativa e participativa de análise do processo de preparação corporal e dos desdobramentos estéticos e políticos do processo artístico e formativo realizado com o grupo de teatro Embasart. O processo de formação artística do grupo teve duração de dezoito meses e gerou três montagens de diferentes espetáculos de teatro-fórum. O estudo analisa a dimensão política e estética do Teatro do Oprimido no universo de uma instituição semi-privada e se debruça sobre o processo de preparação corporal para as montagens dos espetáculos. A preparação corporal é o objeto maior deste estudo, ao passo que o entendimento sobre a consciência corporal não se restringiu às técnicas para interpretação e construção da personagem. Nesse sentido, o conceito de Corpo foi se ampliando durante o processo, de maneira tal que os verbos mover-se e redescobrir-se estavam diretamente relacionados à tomada de decisão, posicionamento político e emancipação social. Os jogos da Poética do Oprimido ancoraram o processo de preparação do grupo, respaldando os objetivos cênicos e políticos. A pesquisa coloca o processo do grupo Embasart como uma experiência que foi, ao mesmo tempo, subjetiva, pois se inscreve enquanto um diálogo do sujeito com ele mesmo e o seu entorno, e também objetiva, pois aconteceu de forma concreta demarcando, para o grupo, valores éticos e humanos de uma aprendizagem sensível, coletiva e criativa, em que estavam presentes os princípios de respeito e de solidariedade.This is a qualitative and participatory research analysis of body preparation process and the aesthetic and political developments of the artistic and educational process performed with the group Embasart theater . The process of artistic training group lasted eighteen months and generated three different mounts shows of forum theater . The study analyzes the political and aesthetic dimension of the Theatre of the Oppressed in the universe of a semi - private institution and focuses on the process of preparation for the body mounts of the shows. The body preparation is the largest object of this study , while the understanding of body awareness was not restricted to techniques for interpretation and construction of character. In this sense , the concept of Body was widening during the process , such that verbs move and rediscover themselves were directly related to decision making , political positioning and social emancipation . The games of the Poetics of the Oppressed anchored the preparation process of the group , supporting the scenic and political goals. The poll puts the process of Embasart group as an experience that was , while subjective , because falls as a dialogue of the subject with itself and its surroundings , and also aims as it happened concretely marking for the group , ethical and human values of a sensitive , creative and collective learning , where were present the principles of respect and solidarity.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-31T16:09:06Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdf: 2316906 bytes, checksum: 08688b4098acba9e2e0e675111757c6e (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:17:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdf: 2316906 bytes, checksum: 08688b4098acba9e2e0e675111757c6e (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:17:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdf: 2316906 bytes, checksum: 08688b4098acba9e2e0e675111757c6e (MD5)Lingüística, Letras e ArtesCorpo - MovimentoTeatroFórum (Debates) - TeatroPolíticas - TeatroDimensão PolíticaForum TheatreBodyPolitical DimensionPreparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasartinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdfDISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdfapplication/pdf2316906https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27293/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO%20TA%c3%8dNA%20ASSIS.pdf08688b4098acba9e2e0e675111757c6eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27293/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdf.txtDISSERTAÇÃO MESTRADO TAÍNA ASSIS.pdf.txtExtracted texttext/plain262602https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27293/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO%20TA%c3%8dNA%20ASSIS.pdf.txt87206720206a53c62db41844ddbb8451MD53ri/272932022-03-10 15:21:45.918oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:21:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
title Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
spellingShingle Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
Soares, Taína Assis
Lingüística, Letras e Artes
Corpo - Movimento
Teatro
Fórum (Debates) - Teatro
Políticas - Teatro
Dimensão Política
Forum Theatre
Body
Political Dimension
title_short Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
title_full Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
title_fullStr Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
title_full_unstemmed Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
title_sort Preparação corporal em teatro fórum: a revolução do Embasart
author Soares, Taína Assis
author_facet Soares, Taína Assis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Taína Assis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Antonia Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bezerra, Antonia Pereira
Canda, Cilene Nascimento
Ribeiro, José Mauro Barbosa
contributor_str_mv Bezerra, Antonia Pereira
Bezerra, Antonia Pereira
Canda, Cilene Nascimento
Ribeiro, José Mauro Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Corpo - Movimento
Teatro
Fórum (Debates) - Teatro
Políticas - Teatro
Dimensão Política
Forum Theatre
Body
Political Dimension
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo - Movimento
Teatro
Fórum (Debates) - Teatro
Políticas - Teatro
Dimensão Política
Forum Theatre
Body
Political Dimension
description Esta é uma pesquisa qualitativa e participativa de análise do processo de preparação corporal e dos desdobramentos estéticos e políticos do processo artístico e formativo realizado com o grupo de teatro Embasart. O processo de formação artística do grupo teve duração de dezoito meses e gerou três montagens de diferentes espetáculos de teatro-fórum. O estudo analisa a dimensão política e estética do Teatro do Oprimido no universo de uma instituição semi-privada e se debruça sobre o processo de preparação corporal para as montagens dos espetáculos. A preparação corporal é o objeto maior deste estudo, ao passo que o entendimento sobre a consciência corporal não se restringiu às técnicas para interpretação e construção da personagem. Nesse sentido, o conceito de Corpo foi se ampliando durante o processo, de maneira tal que os verbos mover-se e redescobrir-se estavam diretamente relacionados à tomada de decisão, posicionamento político e emancipação social. Os jogos da Poética do Oprimido ancoraram o processo de preparação do grupo, respaldando os objetivos cênicos e políticos. A pesquisa coloca o processo do grupo Embasart como uma experiência que foi, ao mesmo tempo, subjetiva, pois se inscreve enquanto um diálogo do sujeito com ele mesmo e o seu entorno, e também objetiva, pois aconteceu de forma concreta demarcando, para o grupo, valores éticos e humanos de uma aprendizagem sensível, coletiva e criativa, em que estavam presentes os princípios de respeito e de solidariedade.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-05-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T13:17:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-11T13:17:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27293
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27293/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO%20TA%c3%8dNA%20ASSIS.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27293/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27293/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20MESTRADO%20TA%c3%8dNA%20ASSIS.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 08688b4098acba9e2e0e675111757c6e
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
87206720206a53c62db41844ddbb8451
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459572177797120