"Estuciando" o Barulho do Quilombo no Sertão: Cariacá e Lajedo, entrelaçares identitários, insurgências, lutas e resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Paula Odilon
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34257
Resumo: Esta tese trata do reaparecimento das comunidades quilombolas de Cariacá e Lajedo, na porção norte do sertão baiano, procurando demonstrar como as mesmas tecem seu processo de construção identitária, a partir do momento em que descobrem sua tradicionalidade; fator, que lhes permite reorientar trajetórias que passam a ser caracterizadas por ciclos sucessivos de ressemantização, no decorrer dos quais a redescoberta da etnicidade assume o lugar de linguagem e agencia o rito simbólico de passagem que possibilita o transmutar itinerante da condição de comunidade negra rural, relegada ao preconceito racial e à inferiorização social, para a construção do significado de comunidade quilombola. A costura identitária é pensada, nesta etnografia, por meio do diálogo estabelecido com o movimento que acontece como um fluxo e que os interlocutores (as) denominam de “Barulho do Quilombo”, assim como através do encontro entre a pesquisadora e os jeitos de ser e de se perceber quilombola, traduzidos através da criatividade que entrelaça os saberes, fazeres e vivências, descortinados por intermédio das memórias orais, cujas narrativas foram primordiais para auxiliar a composição da história dessas comunidades, suas labutas e resistências, influenciadas em muitos momentos pela espiritualidade, capaz de agregar ora as potências divinas, ora entidades invisíveis pelas quais se permitem afetar. A etnogênese experimentada por esses grupos tem lugar ao longo de um conjunto de etapas, a saber: a caminhada política, mobilizada por suas associações, instituições que são tratadas nessa pesquisa, como agentes pedagógicos; a ressignificação das atividades culturais e a atualização constante de suas religiosidades. Em ambos os grupos, prevalece uma atitude de contínua reinvenção e autoria. Palavras-chave: comunidades quilombolas, Cariacá, Lajedo, resistências, sertão, identidade (s).
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spelling Santos, Paula OdilonSantos, Paula OdilonCarvalho, Maria Rosário GonçalvesCesar, América Lúcia SilvaFurtado, Claudio AlvesSantos, Cristiane Batista da SilvaBarreto, Paula Cristina da Silva2021-09-21T14:03:30Z2021-09-21T14:03:30Z2021-09-212021-03-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34257Esta tese trata do reaparecimento das comunidades quilombolas de Cariacá e Lajedo, na porção norte do sertão baiano, procurando demonstrar como as mesmas tecem seu processo de construção identitária, a partir do momento em que descobrem sua tradicionalidade; fator, que lhes permite reorientar trajetórias que passam a ser caracterizadas por ciclos sucessivos de ressemantização, no decorrer dos quais a redescoberta da etnicidade assume o lugar de linguagem e agencia o rito simbólico de passagem que possibilita o transmutar itinerante da condição de comunidade negra rural, relegada ao preconceito racial e à inferiorização social, para a construção do significado de comunidade quilombola. A costura identitária é pensada, nesta etnografia, por meio do diálogo estabelecido com o movimento que acontece como um fluxo e que os interlocutores (as) denominam de “Barulho do Quilombo”, assim como através do encontro entre a pesquisadora e os jeitos de ser e de se perceber quilombola, traduzidos através da criatividade que entrelaça os saberes, fazeres e vivências, descortinados por intermédio das memórias orais, cujas narrativas foram primordiais para auxiliar a composição da história dessas comunidades, suas labutas e resistências, influenciadas em muitos momentos pela espiritualidade, capaz de agregar ora as potências divinas, ora entidades invisíveis pelas quais se permitem afetar. A etnogênese experimentada por esses grupos tem lugar ao longo de um conjunto de etapas, a saber: a caminhada política, mobilizada por suas associações, instituições que são tratadas nessa pesquisa, como agentes pedagógicos; a ressignificação das atividades culturais e a atualização constante de suas religiosidades. Em ambos os grupos, prevalece uma atitude de contínua reinvenção e autoria. Palavras-chave: comunidades quilombolas, Cariacá, Lajedo, resistências, sertão, identidade (s).This thesis deals with the appearance of the quilombola communities of Cariacá and Lajedo, in the northern portion of the Bahian hinterland, trying to demonstrate how they weave their identity construction process, from the moment they discover their traditionality; factor, which allows them to reorient trajectories that are characterized by successive cycles of re-dismantling, in which the rediscovery of ethnicity takes the place of language and the symbolic rite of passage that allows the itinerant transmute of the condition of rural black community, relegated to racial prejudice and social inferiorization, for the construction of the meaning of quilombola community. The identity seam is thought in this ethnography through the dialogue established with the movement that happens as a flow and which the interlocutors call the Quilombo Noise, as well as through the encounter between the researcher and the ways of being and being. to understand quilombola, translated through creativity that interweaves knowledge, practices and experiences, unveiled through oral memories, whose narratives were primordial to help the composition of the history of these communities, their toils and resistances, influenced in many moments by spirituality, capable of to aggregate now the divine powers, now invisible entities, by which they allow themselves to be affected. The ethnogenesis crossed by these populations is also demonstrated from the following elements, namely: the political walk, mobilized by their associations, institutions that are conceived in this research, as pedagogical agents; the resignification of cultural activities and the constant updating of their religiosities, characters that allow in both groups an attitude of continuous reinvention and authorship. Keywords: Maroon communities, Cariacá, Lajedo, resistances, backcountry, identity (s).Submitted by Paula Santos (paulaodilon26@gmail.com) on 2021-09-10T23:59:34Z No. of bitstreams: 1 Microsoft Word - Tese - Texto Final - Revisada!.docx -Repositório.pdf: 9755916 bytes, checksum: 717f7c6d7183787cace5127a60fbf9c7 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Sousa (tatbon@ufba.br) on 2021-09-21T14:03:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Microsoft Word - Tese - Texto Final - Revisada!.docx -Repositório.pdf: 9755916 bytes, checksum: 717f7c6d7183787cace5127a60fbf9c7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-21T14:03:30Z (GMT). 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