Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harispe, Leonardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31568
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado se propõe refletir criticamente sobre os desafios implicados na ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança (Música Incidental). A referência a um plano musical-sonoro indica aqui que os processos criativos voltados a esse gênero composicional lidam com uma produção musical singular, dentro da qual precisam ser considerados tanto os aspectos formais da narrativa sonora quanto aqueles que enfatizam os aspectos tímbrico-acústicos e matéricos das fontes sonoras (estética do concretismo). Se tratando de uma modalidade compositiva reconhecível pela sua inserção num complexo polissêmico mais vasto – um mosaico de cadeias linguísticas múltiplo –, a práxis musical ligada à produção de Música Incidental reclama uma abordagem analítica e contextual-histórica que a pense como um substrato discursivo que divide a sua participação dentro de um dispositivo multimídia mais abrangente. O campo de práticas artísticas aqui pesquisado limita-se ao caso das criações coreográficas de dança levadas a cena, entendidas como âmbitos de encenação para os quais as trilhas sonoras estão destinadas (performances de movimento executadas ao vivo). O plano de escrita estrutura-se em três capítulos; o primeiro introduz a questão das dobras conceituais implicadas no caso de estudo. O segundo, mais extenso, está dedicado a visar em três Áreas de Estudo os tópicos que permitem problematizar os aspectos contextuais e técnico-procedimentais vinculados à composição de trilhas sonoras, a saber: A- sonorização e acusmática; B- textualidades do sonoro/cênico (Work in Progress) e modelos de análise multimídia (IMM); C- formulação de um Objeto Sonoro-Kinético a partir da obra teórica de P. Schaeffer e R. Laban. O terceiro capítulo, por sua vez, dedica-se à reconstrução genética e auto-etnográfica (uma pós-análise) do processo criativo da obra “Desfas[c/z]es” - edição de uma trilha sonora para o Balé “Engenho” (Felix Ruckert / BTCA, 2009) -, concebida como uma experimentação e hipótese de trabalho que permita reformular critérios sobre as relações rítmico-temporais (modos de articulação) que se estabelecem entre o plano kinético e o plano musical-sonoro.
id UFBA-2_789ab8398a5329e03166a8aa29272fda
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31568
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Harispe, LeonardoCosta Lima, PauloBertissolo, GuilhermeBertissolo, GuilhermeFigueró, Cristiano2020-03-09T10:40:44Z2020-03-09T10:40:44Z2020-03-092019-12-19978-620-0-57403-9http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31568A presente Dissertação de Mestrado se propõe refletir criticamente sobre os desafios implicados na ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança (Música Incidental). A referência a um plano musical-sonoro indica aqui que os processos criativos voltados a esse gênero composicional lidam com uma produção musical singular, dentro da qual precisam ser considerados tanto os aspectos formais da narrativa sonora quanto aqueles que enfatizam os aspectos tímbrico-acústicos e matéricos das fontes sonoras (estética do concretismo). Se tratando de uma modalidade compositiva reconhecível pela sua inserção num complexo polissêmico mais vasto – um mosaico de cadeias linguísticas múltiplo –, a práxis musical ligada à produção de Música Incidental reclama uma abordagem analítica e contextual-histórica que a pense como um substrato discursivo que divide a sua participação dentro de um dispositivo multimídia mais abrangente. O campo de práticas artísticas aqui pesquisado limita-se ao caso das criações coreográficas de dança levadas a cena, entendidas como âmbitos de encenação para os quais as trilhas sonoras estão destinadas (performances de movimento executadas ao vivo). O plano de escrita estrutura-se em três capítulos; o primeiro introduz a questão das dobras conceituais implicadas no caso de estudo. O segundo, mais extenso, está dedicado a visar em três Áreas de Estudo os tópicos que permitem problematizar os aspectos contextuais e técnico-procedimentais vinculados à composição de trilhas sonoras, a saber: A- sonorização e acusmática; B- textualidades do sonoro/cênico (Work in Progress) e modelos de análise multimídia (IMM); C- formulação de um Objeto Sonoro-Kinético a partir da obra teórica de P. Schaeffer e R. Laban. O terceiro capítulo, por sua vez, dedica-se à reconstrução genética e auto-etnográfica (uma pós-análise) do processo criativo da obra “Desfas[c/z]es” - edição de uma trilha sonora para o Balé “Engenho” (Felix Ruckert / BTCA, 2009) -, concebida como uma experimentação e hipótese de trabalho que permita reformular critérios sobre as relações rítmico-temporais (modos de articulação) que se estabelecem entre o plano kinético e o plano musical-sonoro.This Masters Dissertation proposes to reflect critically on the challenges involved in the ideation of a musical-sound project for the dance scene (Incidental Music). The reference to a musical-sound project indicates here that the creative processes focused on this compositional genre deal with a singular musical production, within which both the formal aspects of the sound narrative and those that emphasize the timbre-acoustic and materical aspects need to be considered sound sources (aesthetics of concretism). As a composable modality recognizable by its insertion in a larger polysemic complex – a mosaic of multiple linguistic chains – the musical praxis linked to the production of Incidental Music calls for an analytical and contextual-historical approach that thinks of it as a discursive substratum that divides your participation within a broader multimedia device. The field of artistic practices researched here is limited to the case of the choreographic dance creations taken to the scene, understood as staging areas for which the soundtracks are intended (movement performances performed live). The writing project is divided into three chapters; the first introduces the issue of the conceptual folds involved in the case study. The second, more extensive, is devoted to revisiting in three Areas of Study the topics that allow problematizing the contextual and technical-procedural aspects linked to the composition of soundtracks, namely: A- sonorization and acousmatic; B- sound/scenic textualities (Work in Progress) and multimedia analysis models (IMM); C- formulation of a Sound-Kinetic Object from the theoretical work of P. Schaeffer and R. Laban. The third chapter, in turn, is devoted to the genetic and auto-ethnographic reconstruction (a post-analysis) of the creative process of “Desfas[c/z]es” - editing a soundtrack for the “Engenho” Ballet (Felix Ruckert / BTCA, 2009) - conceived as an experimentation and working hypothesis that allows to reformulate criteria on the rhythmic-temporal relations (modes of articulation) that are established between the kinetic plane and the musical-sound plane.Submitted by Leonardo Harispe (leoserrano2013@gmail.com) on 2020-03-04T18:05:05Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO PPGMUS - 2020.1 (4).pdf: 5989687 bytes, checksum: 01d24c6f708679be0b98f86462a5917b (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2020-03-09T10:40:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO PPGMUS - 2020.1 (4).pdf: 5989687 bytes, checksum: 01d24c6f708679be0b98f86462a5917b (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T10:40:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO PPGMUS - 2020.1 (4).pdf: 5989687 bytes, checksum: 01d24c6f708679be0b98f86462a5917b (MD5)CAPES-MECArteMúsicaDançaComposiçãoMúsica incidentalTrilha sonoraSonorizaçãoDançaMúsica incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Música UFBAPrograma de Pós-graduação em Música / ComposiçãoPPGMUSBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTACAO PPGMUS - 2020.1 (4).pdfDISSERTACAO PPGMUS - 2020.1 (4).pdfapplication/pdf5989687https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31568/1/DISSERTACAO%20PPGMUS%20-%202020.1%20%284%29.pdf01d24c6f708679be0b98f86462a5917bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31568/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTDISSERTACAO PPGMUS - 2020.1 (4).pdf.txtDISSERTACAO PPGMUS - 2020.1 (4).pdf.txtExtracted texttext/plain716917https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31568/3/DISSERTACAO%20PPGMUS%20-%202020.1%20%284%29.pdf.txtb83dac39f76ad0133857da27f3233cb8MD53ri/315682022-03-10 14:06:41.742oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:06:41Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
title Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
spellingShingle Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
Harispe, Leonardo
Arte
Música
Dança
Composição
Música incidental
Trilha sonora
Sonorização
Dança
title_short Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
title_full Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
title_fullStr Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
title_full_unstemmed Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
title_sort Música incidental: ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança
author Harispe, Leonardo
author_facet Harispe, Leonardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harispe, Leonardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Lima, Paulo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bertissolo, Guilherme
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bertissolo, Guilherme
Figueró, Cristiano
contributor_str_mv Costa Lima, Paulo
Bertissolo, Guilherme
Bertissolo, Guilherme
Figueró, Cristiano
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Arte
Música
Dança
topic Arte
Música
Dança
Composição
Música incidental
Trilha sonora
Sonorização
Dança
dc.subject.por.fl_str_mv Composição
Música incidental
Trilha sonora
Sonorização
Dança
description A presente Dissertação de Mestrado se propõe refletir criticamente sobre os desafios implicados na ideação de um plano musical-sonoro para a cena de dança (Música Incidental). A referência a um plano musical-sonoro indica aqui que os processos criativos voltados a esse gênero composicional lidam com uma produção musical singular, dentro da qual precisam ser considerados tanto os aspectos formais da narrativa sonora quanto aqueles que enfatizam os aspectos tímbrico-acústicos e matéricos das fontes sonoras (estética do concretismo). Se tratando de uma modalidade compositiva reconhecível pela sua inserção num complexo polissêmico mais vasto – um mosaico de cadeias linguísticas múltiplo –, a práxis musical ligada à produção de Música Incidental reclama uma abordagem analítica e contextual-histórica que a pense como um substrato discursivo que divide a sua participação dentro de um dispositivo multimídia mais abrangente. O campo de práticas artísticas aqui pesquisado limita-se ao caso das criações coreográficas de dança levadas a cena, entendidas como âmbitos de encenação para os quais as trilhas sonoras estão destinadas (performances de movimento executadas ao vivo). O plano de escrita estrutura-se em três capítulos; o primeiro introduz a questão das dobras conceituais implicadas no caso de estudo. O segundo, mais extenso, está dedicado a visar em três Áreas de Estudo os tópicos que permitem problematizar os aspectos contextuais e técnico-procedimentais vinculados à composição de trilhas sonoras, a saber: A- sonorização e acusmática; B- textualidades do sonoro/cênico (Work in Progress) e modelos de análise multimídia (IMM); C- formulação de um Objeto Sonoro-Kinético a partir da obra teórica de P. Schaeffer e R. Laban. O terceiro capítulo, por sua vez, dedica-se à reconstrução genética e auto-etnográfica (uma pós-análise) do processo criativo da obra “Desfas[c/z]es” - edição de uma trilha sonora para o Balé “Engenho” (Felix Ruckert / BTCA, 2009) -, concebida como uma experimentação e hipótese de trabalho que permita reformular critérios sobre as relações rítmico-temporais (modos de articulação) que se estabelecem entre o plano kinético e o plano musical-sonoro.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-09T10:40:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-09T10:40:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31568
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-620-0-57403-9
identifier_str_mv 978-620-0-57403-9
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música UFBA
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Música / Composição
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGMUS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31568/1/DISSERTACAO%20PPGMUS%20-%202020.1%20%284%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31568/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31568/3/DISSERTACAO%20PPGMUS%20-%202020.1%20%284%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01d24c6f708679be0b98f86462a5917b
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
b83dac39f76ad0133857da27f3233cb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459610518978560