Perfil dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em Enfermagem
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23601 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Acreditando que esse perfil permite conhecer um dos responsáveis pela formação de técnicos de enfermagem do Sistema Único de Saúde e para ele: o docente. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizada em uma escola de formação técnica em saúde vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Participaram desta pesquisa 19 docentes. O projeto guarda-chuva, ao qual esta pesquisa faz parte, foi submetido à Plataforma Brasil, respeitando os aspectos éticos, com base na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. A partir disso, procedeu-se a aplicação do instrumento adaptado da dissertação de Bassinelo 2002. O instrumento foi composto de 17 perguntas, dividas em quatro blocos, que explicitavam: primeiro bloco: a caracterização dos docentes, formação e educação permanente, atuação profissional e atuação docente. Os dados coletados com cada docente através do questionário foram organizados segundo número atribuído a cada participante e digitados no FormSUS para organização e tabulação dos dados. Os resultados apresentados mostram que há predominância de docentes na faixa etária de 50 ou mais; todas as docentes são do sexo feminino e a maioria é casada. Além disso, a predominância de docentes formadas há 15 anos ou mais e mais de 15 anos de atuação na docência. Evidencia-se que, para a maioria dos docentes, a docência constitui-se na atividade profissional principal e a grande maioria são contratadas efetivas. Um dado da pesquisa que nos fez refletir foi que todos os docentes têm alguma habilitação, especialização, programa de mestrado/doutorado ou licenciatura em enfermagem. Evidenciando que os docentes desta pesquisa buscam alguma forma para aprimorar sua prática docente. Diante disso, sugerimos mais estudos sobre os docentes da Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, considerando condições de trabalho e sua formação pedagógica; considerando que estes pontos refletem diretamente em uma formação de qualidade para os técnicos de enfermagem. |
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Gomes, Virginia Crispina de OliveiraSilva, Gilberto Tadeu Reis daSilva, Rosana Maria de OliveiraFernandes, Josicélia DumêtTeixeira, Giselle Alves da SilvaCordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira2017-07-18T18:33:40Z2017-07-18T18:33:40Z2017-07-182016-03-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23601O objetivo desta pesquisa foi descrever o perfil dos docentes da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Acreditando que esse perfil permite conhecer um dos responsáveis pela formação de técnicos de enfermagem do Sistema Único de Saúde e para ele: o docente. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizada em uma escola de formação técnica em saúde vinculada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Participaram desta pesquisa 19 docentes. O projeto guarda-chuva, ao qual esta pesquisa faz parte, foi submetido à Plataforma Brasil, respeitando os aspectos éticos, com base na Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. A partir disso, procedeu-se a aplicação do instrumento adaptado da dissertação de Bassinelo 2002. O instrumento foi composto de 17 perguntas, dividas em quatro blocos, que explicitavam: primeiro bloco: a caracterização dos docentes, formação e educação permanente, atuação profissional e atuação docente. Os dados coletados com cada docente através do questionário foram organizados segundo número atribuído a cada participante e digitados no FormSUS para organização e tabulação dos dados. Os resultados apresentados mostram que há predominância de docentes na faixa etária de 50 ou mais; todas as docentes são do sexo feminino e a maioria é casada. Além disso, a predominância de docentes formadas há 15 anos ou mais e mais de 15 anos de atuação na docência. Evidencia-se que, para a maioria dos docentes, a docência constitui-se na atividade profissional principal e a grande maioria são contratadas efetivas. Um dado da pesquisa que nos fez refletir foi que todos os docentes têm alguma habilitação, especialização, programa de mestrado/doutorado ou licenciatura em enfermagem. Evidenciando que os docentes desta pesquisa buscam alguma forma para aprimorar sua prática docente. Diante disso, sugerimos mais estudos sobre os docentes da Educação profissional técnica de nível médio em enfermagem, considerando condições de trabalho e sua formação pedagógica; considerando que estes pontos refletem diretamente em uma formação de qualidade para os técnicos de enfermagem.The aim of this study was to describe the profile of teachers of technical vocational education average level in nursing. Believing that this profile allows to know one responsible for the training of nursing technicians of the Unified Health System and for him: the teacher. This is a descriptive study with a quantitative approach, performed in a technical training school in health linked to the Department of Bahia State Health Department. 19 teachers participated in this research. The umbrella project to which this research is part underwent Platform Brazil, respecting the ethical aspects on the basis of Resolution No. 466 of 12 December 2012. From this, application of the adapted instrument was carried out of the dissertation Bassinelo 2002. the questionnaire consisted of 17 questions, divided into four blocks, which that moment: first block: the characterization of teachers, training and continuing education, professional practice and teaching performance. The data collected with each teacher through the questionnaire were organized according to the number assigned to each participant and entered in FormSUS for organizing and tabulating the data. The results presented show that there is a predominance of teachers aged 50 or more; all teachers are female and most are married. Moreover, the prevalence of teachers with more than 15 years and formed more than 15 years of experience in teaching. it is clear that for most teachers teaching constitutes the main occupation and the vast majority are hired effective. A given the research that made us think it was that all teachers have some habilitation, specialization, master's / doctorate or degree in nursing program. Showing that the teachers of this research seek some way to improving their teaching practice. Therefore, we suggest further studies on the faculty of the mid-level technical professional education in nursing considering working conditions and their pedagogical training; whereas these points directly reflect on quality training for nursing technicians.Submitted by Mendes Márcia (marciinhamendes@gmail.com) on 2017-07-07T14:47:19Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_final_virginia_gomes.pdf: 2741916 bytes, checksum: b607aabb8be0f3e54db397e13a93e9fe (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2017-07-18T18:33:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacao_final_virginia_gomes.pdf: 2741916 bytes, checksum: b607aabb8be0f3e54db397e13a93e9fe (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-18T18:33:40Z (GMT). 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