Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suzana Alves Amaral Ventura
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEZF
Resumo: O objetivo com este estudo foi identificar o perfil dos docentes de uma escola de educação profissional de enfermagem de caráter privado em Contagem/MG. Trata-se de um estudo de natureza descritivo-exploratória com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 15 (quinze) docentes, sendo aplicado um questionário semi-estruturado para levantamento de variáveis sócio-demográficas e de questões relativas à formação e experiência profissional. Os resultados apontaram que os docentes em sua maioria são do sexo feminino, têm idade de 31 a 35 e formação na área de enfermagem. Quanto ao tempo de formação e atuação profissional dos docentes, 40% estão na fase de afirmação no mercado de trabalho, ou seja, têm entre 5 e 9 anos de formados e se dedicam de forma exclusiva à docência, que é o único vínculo empregatício de 46,6% dos entrevistados. A escolha da docência prevaleceu como uma opção pessoal e não simplesmente como uma oportunidade de emprego para 93% dos entrevistados. Este contingente também freqüentou cursos de pós-graduação em diversas áreas, e um único docente optou por um curso de formação pedagógica. Reflete-se sobre a pertinência da atualização do professor para criação de espaços de encontro e para a formação pedagógica dos docentes. Afinal, para o êxito do ensino, é preciso estimular a participação ativa dos docentes para que haja o envolvimento, interação e troca de experiências, de modo que os envolvidos se tornem protagonistas na criação de novas idéias.
id UFMG_1f89dcd3856655ea1c810aafe6b963bc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVEZF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mercia Heloisa Ferreira CunhaMiguir Terezinha Vieccelli DonosoSuzana Alves Amaral Ventura2019-08-10T06:21:12Z2019-08-10T06:21:12Z2012-02-03http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEZFO objetivo com este estudo foi identificar o perfil dos docentes de uma escola de educação profissional de enfermagem de caráter privado em Contagem/MG. Trata-se de um estudo de natureza descritivo-exploratória com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 15 (quinze) docentes, sendo aplicado um questionário semi-estruturado para levantamento de variáveis sócio-demográficas e de questões relativas à formação e experiência profissional. Os resultados apontaram que os docentes em sua maioria são do sexo feminino, têm idade de 31 a 35 e formação na área de enfermagem. Quanto ao tempo de formação e atuação profissional dos docentes, 40% estão na fase de afirmação no mercado de trabalho, ou seja, têm entre 5 e 9 anos de formados e se dedicam de forma exclusiva à docência, que é o único vínculo empregatício de 46,6% dos entrevistados. A escolha da docência prevaleceu como uma opção pessoal e não simplesmente como uma oportunidade de emprego para 93% dos entrevistados. Este contingente também freqüentou cursos de pós-graduação em diversas áreas, e um único docente optou por um curso de formação pedagógica. Reflete-se sobre a pertinência da atualização do professor para criação de espaços de encontro e para a formação pedagógica dos docentes. Afinal, para o êxito do ensino, é preciso estimular a participação ativa dos docentes para que haja o envolvimento, interação e troca de experiências, de modo que os envolvidos se tornem protagonistas na criação de novas idéias.The objective of this study was to identify the profile of teachers from a private school of professional nursing education in the city of Contagem, Minas Gerais/Brazil. It is a descriptive-exploratory study with a quantitative approach. The sample consisted of fifteen (15) teachers. A semi-structured questionnaire was applied in order to identify demographic variables, besides educational and professional experience issues. The results showed that teachers are mostly female, are in the age of 31 to 35 and have a nursing degree. Concerning the time of education, 40% of the teachers are at the stage of stabilization in the labor market, i.e. they have been graduated between 5 and 9 years and dedicate themselves exclusively to teaching, which is the only occupation of 46,6% of the respondents. The choice of teaching prevailed as a personal choice and not simply as a job opportunity for 93% of the respondents. Most teachers, 93%, attended to graduation courses, but these courses do not focus on teachers training. It is possible to reflect on the relevance of teachers update in order to create meeting spaces and for teachers training. After all, for the success of education, we need to encourage the active participation of teachers in order to have involvement, interaction and exchange of experiences so that they become protagonists in the creation of new ideas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalDocenteEnfermagemEducação profissionalPerfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_suzana.pdfapplication/pdf3067624https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEZF/1/tcc_suzana.pdf9960fbc34d76eab8965a4ec67c1bef1eMD51TEXTtcc_suzana.pdf.txttcc_suzana.pdf.txtExtracted texttext/plain51384https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEZF/2/tcc_suzana.pdf.txtf91d7063ef8e82f74dc1d5439450962bMD521843/BUBD-9DVEZF2019-11-14 05:59:14.942oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9DVEZFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:59:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG
title Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG
spellingShingle Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG
Suzana Alves Amaral Ventura
Docente
Enfermagem
Educação profissional
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG
title_full Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG
title_fullStr Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG
title_full_unstemmed Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG
title_sort Perfil do docente de nível médio em enfermagem de uma escola privada do município de Contagem/MG
author Suzana Alves Amaral Ventura
author_facet Suzana Alves Amaral Ventura
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mercia Heloisa Ferreira Cunha
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
dc.contributor.author.fl_str_mv Suzana Alves Amaral Ventura
contributor_str_mv Mercia Heloisa Ferreira Cunha
Miguir Terezinha Vieccelli Donoso
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Enfermagem
Educação profissional
topic Docente
Enfermagem
Educação profissional
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O objetivo com este estudo foi identificar o perfil dos docentes de uma escola de educação profissional de enfermagem de caráter privado em Contagem/MG. Trata-se de um estudo de natureza descritivo-exploratória com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 15 (quinze) docentes, sendo aplicado um questionário semi-estruturado para levantamento de variáveis sócio-demográficas e de questões relativas à formação e experiência profissional. Os resultados apontaram que os docentes em sua maioria são do sexo feminino, têm idade de 31 a 35 e formação na área de enfermagem. Quanto ao tempo de formação e atuação profissional dos docentes, 40% estão na fase de afirmação no mercado de trabalho, ou seja, têm entre 5 e 9 anos de formados e se dedicam de forma exclusiva à docência, que é o único vínculo empregatício de 46,6% dos entrevistados. A escolha da docência prevaleceu como uma opção pessoal e não simplesmente como uma oportunidade de emprego para 93% dos entrevistados. Este contingente também freqüentou cursos de pós-graduação em diversas áreas, e um único docente optou por um curso de formação pedagógica. Reflete-se sobre a pertinência da atualização do professor para criação de espaços de encontro e para a formação pedagógica dos docentes. Afinal, para o êxito do ensino, é preciso estimular a participação ativa dos docentes para que haja o envolvimento, interação e troca de experiências, de modo que os envolvidos se tornem protagonistas na criação de novas idéias.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T06:21:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T06:21:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEZF
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVEZF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEZF/1/tcc_suzana.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9DVEZF/2/tcc_suzana.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9960fbc34d76eab8965a4ec67c1bef1e
f91d7063ef8e82f74dc1d5439450962b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676758919938048