Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jade Emanuele Santana dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38950
Resumo: Apresentamos neste artigo um projeto editorial de uma revista customizada para o Salvador Shopping, empreendimento situado no ramo do varejo da cidade de Salvador, na Bahia. O plano tem o objetivo de reapresentar as customizadas como uma estratégia viável para a retomada comercial no setor de varejo brasileiro no pós-pandemia. Para entender como essas publicações são relevantes neste momento, foram apresentados o surgimento, ascensão e declínio das revistas no geral, assim como as particularidades e vantagens da customização. Como aporte teórico, as atuais condições do mercado editorial brasileiro, e da economia varejista do país, foram analisadas para justificar a necessidade da adoção de uma estratégia para impulsionar marcas e empresas nacionais neste momento. Por fim, destrinchamos a metodologia aplicada para o desenvolvimento do projeto editorial da revista customizada Soter.
id UFBA-2_7a002b1e15b8a0c374d8dd934b8e054a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/38950
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-01-30T17:21:25Z2024-01-30T17:21:25Z2023-12-05SANTOS, Jade Emanuele Santana dos. Projeto editorial da Revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação-Jornalismo) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38950porUniversidade Federal da BahiaCOMUNICAÇÃO - JORNALISMOUFBABrasilFaculdade de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPlano EditorialRevistasCustomizaçãoEstratégiaComunicação estratégicaVarejoProjeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemiaBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRisso, Carla de AraújoRisso, Carla de AraújoCarvalho, Claudiane de OliveiraVieira, Lívia de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8471299136312310Santos, Jade Emanuele Santana dosApresentamos neste artigo um projeto editorial de uma revista customizada para o Salvador Shopping, empreendimento situado no ramo do varejo da cidade de Salvador, na Bahia. O plano tem o objetivo de reapresentar as customizadas como uma estratégia viável para a retomada comercial no setor de varejo brasileiro no pós-pandemia. Para entender como essas publicações são relevantes neste momento, foram apresentados o surgimento, ascensão e declínio das revistas no geral, assim como as particularidades e vantagens da customização. Como aporte teórico, as atuais condições do mercado editorial brasileiro, e da economia varejista do país, foram analisadas para justificar a necessidade da adoção de uma estratégia para impulsionar marcas e empresas nacionais neste momento. Por fim, destrinchamos a metodologia aplicada para o desenvolvimento do projeto editorial da revista customizada Soter.AEROIN. Revista GOL é eleita a melhor revista customizada do Brasil. In: Aeroin Notícias de Aviação. São Paulo: 2016. Disponível em: https://aeroin.net/revista-gol-e-eleita-a-melhor-revista-customizada-do-brasil/#:~:text=REVISTA%20GOL%20LINHAS%20A%C3%89REAS%20INTELIGENTES,milh%C3%A3o%20de%20leitores%20por%20m%C3%AAs. Acesso: 31 out. 2023. AEROIN. Revista TAM NAS NUVENS vence prêmio internacional de melhor publicação de bordo. In: Aeroin Notícias de Aviação. São Paulo: 2014. Disponível em: https://aeroin.net/revista-tam-nas-nuvens-vence-premio-internacional-de-melhor-publicacao-de-bordo/ Acesso: 02 nov. 2023. BARBOSA, Ana Carolina. Revistas Customizadas: Jornalismo e Imagem de Marca. São Paulo: 2011. Disponível em: http://www.aberje.siteprofissional.com/monografias/revistas%20customizadas.pdf. Acesso em: 19 out. 2022. BARRETO, Larissa. Entrevista TCC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: <jadessant@gmail.com> em 29 jun. 2023. BENETTI, Marcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013. BLESSA, Regina. As novas tecnologias na mídia de ponto-de-venda. In: Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. A mídia e o consumidor do futuro, 1. São Paulo: 2005. BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003. CARTER, David E. The little book of Layouts. New York: Collins Design. 2005. CASTRO, A. C.; ASSOLINI, P.; TREVISAN, R.; NETO, R. G. Revistas customizadas como estratégia de comunicação do setor de varejo: uma análise comparativa das publicações Coop e CompreBem. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: 2007. Disponível em: http://www.danielgalindo.ppg.br/Comunicacao%20no%20PDV%20-%20revistas%20coop%20e%20comprebem.pdf. Acesso em: 17 nov. 2022. DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO. Origem da palavra soteropolitano. In: Dicionário Etimológico: etimologia e origem das palavras. Porto: 2023. Disponível em: https://www.dicionarioetimologico.com.br/soteropolitano/. Acesso em: 24 mai. 2023. FERRARI, Leon. Fim da pandemia da covid? Entenda decisão da OMS sobre emergência de saúde. In: Estadão MSN. São Paulo: 2023. Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/fim-da-pandemia-da-covid-entenda-decis%C3%A3o-da-oms-sobre-emerg%C3%AAncia-de-sa%C3%BAde/ar-AA1aN7zQ. Acesso em: 18 mai. 2023. FISCHER, Andréa. Revista Customizada: jornalismo a serviço das fontes. Florianópolis: Combook, 2013. GLASSDOOR. Buscar salários e compensações. In: Salários Index. Mill Valley: 2023. Disponível em: https://www.glassdoor.com.br/Sal%C3%A1rios/index.htm. Acesso em: 03 jul. 2023. GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES. Revista Gol. In: Serviços Gol. Rio de Janeiro: 2023. Disponível em: https://www.voegol.com.br/servicos-gol/revista-gol. Acesso em 31 out. 2023. GRANDES NOMES DA PROPAGANDA. Revista TAM Nas Nuvens passa a ter circulação auditada pelo IVC. In: Grandes nomes da propaganda. São Paulo: 2014. Disponível em: https://grandesnomesdapropaganda.com.br/veiculos/revista-tam-nas-nuvens-passa-ter-circulacao-auditada-pelo-ivc/ Acesso: 02 nov. 2023. GRAVER, Amy; JURA, Ben. Grids and page layouts. Beverly: Rockport Publishers, 2012. GRUPO JCPM COMERCIALIZAÇÃO. Salvador Shopping. In: Shoppings. Recife: 2023. Disponível em: http://jcpmcomercial.com.br/shopping-interna.php?id_shopping=15. Acesso em: 28 jun. 2023. HEITLINGER, Paulo. Revista para clientes. Lisboa: [s.n.], 2016. IBGE. Em agosto, vendas no varejo variam -0,1%. In: Agência de Notícias IBGE. Rio de Janeiro: 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/35141-em-agosto-vendas-no-varejo-variam-0-1. Acesso em: 20 nov. 2022 IBGE. Vendas no varejo ficam estáveis (0,0%) em junho. In: Agência de Notícias IBGE. Rio de Janeiro: 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/37579-vendas-no-varejo-ficam-estaveis-0-0-em-junho#:~:text=O%20varejo%20acumula%201%2C3,9%25%20em%20junho%20de%202023. Acesso em: 02 nov. 2023 INSTITUTO VERIFICADOR DE COMUNICAÇÃO. São Paulo: 2022. Disponível em: https://ivcbrasil.org.br/#/auditorias. Acesso: 11 nov. 2022 LATAM AIRLINES BRASIL. Tam nas nuvens. In: Posts. São Paulo: 2022. Disponível em: https://tamnasnuvens.com.br/posts/. Acesso 31 out. 2023. MARQUES, José Carlos. Veículos de papel – as revistas customizadas como nova possibilidade de comunicação empresarial no mercado automobilístico brasileiro. In: V CONGRESSO DA SOPCOM, 2007, Braga, Portugal, 2007. Braga: Universidade do Minho, 2007. MARTINUZZO, José Antônio. Os públicos justificam os meios: Mídias customizadas e comunicação organizacional na economia da atenção. Summus Editorial. São Paulo: 2014. Disponível em: https://www.gruposummus.com.br/wp-content/uploads/primeiras-paginas/10956.pdf. Acesso em: 27 de nov. 2022. MIRANDA, José Luiz. Salvador Shopping: sinônimo de inovação, práticas sustentáveis e mix diversificado. Revista Top of Mind, Salvador, n. 28, p 82-83, 18 mai. 2023. MORO, Rosiane Simone. Mensuração de resultados em revistas customizadas: uma análise de métricas e metodologias. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. NATANSOHN, L. G.; CUNHA, R.; BARROS, S.; SILVA, T. Revistas online: do papel às telinhas. Lumina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.34019/1981-4070.2010.v4.20936. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20936/11310. Acesso em: 19 out. 2022. NERY, Carmen; BRITTO, Vinícius. Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. In: Agência de Notícias IBGE. Rio de Janeiro: 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021 Acesso: 24 nov. 2022. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000. PULIZZI, Joe; BARRETT, Newt. Get content, get costumers – Turn prospects into buyers with content marketing. McGraw Hill. Nova York: 2009. RENÓ, Julia. Um panorama sobre a crise da mídia impressa no Brasil. In: Comunique-se Portal. 2022. Disponível em: https://portal.comunique-se.com.br/um-panorama-sobre-a-crise-do-jornalismo-impresso-no-brasil/. Acesso: 11 nov. 2022. SALVADOR SHOPPING. O shopping de todos os baianos. In: Salvador Shopping Institucional. Salvador: 2023. Disponível em: https://salvadorshopping.com.br/#institucional?shopping. Acesso em: 24 mai. 2023. SAMARA, T. Evolução do Design: da Teoria à Prática. Porto Alegre: BOOKMAN COMPANHIA ED, 2010. SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 4. ed, 3ª reimpressão. Editora Contexto. São Paulo: 2021. WHITE, Jan V. Edição e Design para designers, diretores de arte e editores: o guia clássico para ganhar leitores. São Paulo: JSN Editora, 2006. WIND, Yoran, MAHAJAN, Vijay e GUNTHER , Robert. Marketing de convergência. São Paulo: Makron, 2003. YAHYA, Hanna. Revistas em 2021: impresso cai 28%; digital retrai 21%. In: Poder360. Brasília: 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/midia/revistas-em-2021-impresso-cai-28-digital-retrai-21/ Acesso: 11 nov. 2022. ZAPPATERRA, Yolanda. Diseño editorial: periódicos y revistas. Barcelona: Gustavo Gilli, 2008.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALRevista Soter - O uso das customizadas no pós-pandemia - Jade Emanuele Santana dos Santos.pdfRevista Soter - O uso das customizadas no pós-pandemia - Jade Emanuele Santana dos Santos.pdfTrabalho de Conclusão de Cursoapplication/pdf10608643https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38950/1/Revista%20Soter%20-%20O%20uso%20das%20customizadas%20no%20p%c3%b3s-pandemia%20-%20Jade%20Emanuele%20Santana%20dos%20Santos.pdf01cb445bf096321c02538787bf1cda1bMD51open accessJade Emanuele Santana dos Santos - Ata da banca de TCC.pdfJade Emanuele Santana dos Santos - Ata da banca de TCC.pdfAta da banca de TCCapplication/pdf188795https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38950/2/Jade%20Emanuele%20Santana%20dos%20Santos%20-%20Ata%20da%20banca%20de%20TCC.pdf66d84031c1636b21d86798eacd2d39c5MD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38950/3/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD53open accessri/389502024-01-30 14:21:26.002open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-01-30T17:21:26Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia
title Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia
spellingShingle Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia
Santos, Jade Emanuele Santana dos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Plano Editorial
Revistas
Customização
Estratégia
Comunicação estratégica
Varejo
title_short Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia
title_full Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia
title_fullStr Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia
title_full_unstemmed Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia
title_sort Projeto editorial da revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia
author Santos, Jade Emanuele Santana dos
author_facet Santos, Jade Emanuele Santana dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Risso, Carla de Araújo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Risso, Carla de Araújo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carvalho, Claudiane de Oliveira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vieira, Lívia de Souza
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8471299136312310
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jade Emanuele Santana dos
contributor_str_mv Risso, Carla de Araújo
Risso, Carla de Araújo
Carvalho, Claudiane de Oliveira
Vieira, Lívia de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Plano Editorial
Revistas
Customização
Estratégia
Comunicação estratégica
Varejo
dc.subject.por.fl_str_mv Plano Editorial
Revistas
Customização
Estratégia
Comunicação estratégica
Varejo
description Apresentamos neste artigo um projeto editorial de uma revista customizada para o Salvador Shopping, empreendimento situado no ramo do varejo da cidade de Salvador, na Bahia. O plano tem o objetivo de reapresentar as customizadas como uma estratégia viável para a retomada comercial no setor de varejo brasileiro no pós-pandemia. Para entender como essas publicações são relevantes neste momento, foram apresentados o surgimento, ascensão e declínio das revistas no geral, assim como as particularidades e vantagens da customização. Como aporte teórico, as atuais condições do mercado editorial brasileiro, e da economia varejista do país, foram analisadas para justificar a necessidade da adoção de uma estratégia para impulsionar marcas e empresas nacionais neste momento. Por fim, destrinchamos a metodologia aplicada para o desenvolvimento do projeto editorial da revista customizada Soter.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-30T17:21:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-30T17:21:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv Bacharelado
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Jade Emanuele Santana dos. Projeto editorial da Revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação-Jornalismo) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38950
identifier_str_mv SANTOS, Jade Emanuele Santana dos. Projeto editorial da Revista Soter: o uso das revistas customizadas como uma estratégia para a retomada comercial no pós-pandemia. 2023. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação-Jornalismo) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv AEROIN. Revista GOL é eleita a melhor revista customizada do Brasil. In: Aeroin Notícias de Aviação. São Paulo: 2016. Disponível em: https://aeroin.net/revista-gol-e-eleita-a-melhor-revista-customizada-do-brasil/#:~:text=REVISTA%20GOL%20LINHAS%20A%C3%89REAS%20INTELIGENTES,milh%C3%A3o%20de%20leitores%20por%20m%C3%AAs. Acesso: 31 out. 2023. AEROIN. Revista TAM NAS NUVENS vence prêmio internacional de melhor publicação de bordo. In: Aeroin Notícias de Aviação. São Paulo: 2014. Disponível em: https://aeroin.net/revista-tam-nas-nuvens-vence-premio-internacional-de-melhor-publicacao-de-bordo/ Acesso: 02 nov. 2023. BARBOSA, Ana Carolina. Revistas Customizadas: Jornalismo e Imagem de Marca. São Paulo: 2011. Disponível em: http://www.aberje.siteprofissional.com/monografias/revistas%20customizadas.pdf. Acesso em: 19 out. 2022. BARRETO, Larissa. Entrevista TCC [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: <jadessant@gmail.com> em 29 jun. 2023. BENETTI, Marcia. Revista e jornalismo: conceitos e particularidades. In: A revista e seu jornalismo. Porto Alegre: Penso, 2013. BLESSA, Regina. As novas tecnologias na mídia de ponto-de-venda. In: Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. A mídia e o consumidor do futuro, 1. São Paulo: 2005. BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: Teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003. CARTER, David E. The little book of Layouts. New York: Collins Design. 2005. CASTRO, A. C.; ASSOLINI, P.; TREVISAN, R.; NETO, R. G. Revistas customizadas como estratégia de comunicação do setor de varejo: uma análise comparativa das publicações Coop e CompreBem. Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo: 2007. Disponível em: http://www.danielgalindo.ppg.br/Comunicacao%20no%20PDV%20-%20revistas%20coop%20e%20comprebem.pdf. Acesso em: 17 nov. 2022. DICIONÁRIO ETIMOLÓGICO. Origem da palavra soteropolitano. In: Dicionário Etimológico: etimologia e origem das palavras. Porto: 2023. Disponível em: https://www.dicionarioetimologico.com.br/soteropolitano/. Acesso em: 24 mai. 2023. FERRARI, Leon. Fim da pandemia da covid? Entenda decisão da OMS sobre emergência de saúde. In: Estadão MSN. São Paulo: 2023. Disponível em: https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/fim-da-pandemia-da-covid-entenda-decis%C3%A3o-da-oms-sobre-emerg%C3%AAncia-de-sa%C3%BAde/ar-AA1aN7zQ. Acesso em: 18 mai. 2023. FISCHER, Andréa. Revista Customizada: jornalismo a serviço das fontes. Florianópolis: Combook, 2013. GLASSDOOR. Buscar salários e compensações. In: Salários Index. Mill Valley: 2023. Disponível em: https://www.glassdoor.com.br/Sal%C3%A1rios/index.htm. Acesso em: 03 jul. 2023. GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES. Revista Gol. In: Serviços Gol. Rio de Janeiro: 2023. Disponível em: https://www.voegol.com.br/servicos-gol/revista-gol. Acesso em 31 out. 2023. GRANDES NOMES DA PROPAGANDA. Revista TAM Nas Nuvens passa a ter circulação auditada pelo IVC. In: Grandes nomes da propaganda. São Paulo: 2014. Disponível em: https://grandesnomesdapropaganda.com.br/veiculos/revista-tam-nas-nuvens-passa-ter-circulacao-auditada-pelo-ivc/ Acesso: 02 nov. 2023. GRAVER, Amy; JURA, Ben. Grids and page layouts. Beverly: Rockport Publishers, 2012. GRUPO JCPM COMERCIALIZAÇÃO. Salvador Shopping. In: Shoppings. Recife: 2023. Disponível em: http://jcpmcomercial.com.br/shopping-interna.php?id_shopping=15. Acesso em: 28 jun. 2023. HEITLINGER, Paulo. Revista para clientes. Lisboa: [s.n.], 2016. IBGE. Em agosto, vendas no varejo variam -0,1%. In: Agência de Notícias IBGE. Rio de Janeiro: 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/35141-em-agosto-vendas-no-varejo-variam-0-1. Acesso em: 20 nov. 2022 IBGE. Vendas no varejo ficam estáveis (0,0%) em junho. In: Agência de Notícias IBGE. Rio de Janeiro: 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/37579-vendas-no-varejo-ficam-estaveis-0-0-em-junho#:~:text=O%20varejo%20acumula%201%2C3,9%25%20em%20junho%20de%202023. Acesso em: 02 nov. 2023 INSTITUTO VERIFICADOR DE COMUNICAÇÃO. São Paulo: 2022. Disponível em: https://ivcbrasil.org.br/#/auditorias. Acesso: 11 nov. 2022 LATAM AIRLINES BRASIL. Tam nas nuvens. In: Posts. São Paulo: 2022. Disponível em: https://tamnasnuvens.com.br/posts/. Acesso 31 out. 2023. MARQUES, José Carlos. Veículos de papel – as revistas customizadas como nova possibilidade de comunicação empresarial no mercado automobilístico brasileiro. In: V CONGRESSO DA SOPCOM, 2007, Braga, Portugal, 2007. Braga: Universidade do Minho, 2007. MARTINUZZO, José Antônio. Os públicos justificam os meios: Mídias customizadas e comunicação organizacional na economia da atenção. Summus Editorial. São Paulo: 2014. Disponível em: https://www.gruposummus.com.br/wp-content/uploads/primeiras-paginas/10956.pdf. Acesso em: 27 de nov. 2022. MIRANDA, José Luiz. Salvador Shopping: sinônimo de inovação, práticas sustentáveis e mix diversificado. Revista Top of Mind, Salvador, n. 28, p 82-83, 18 mai. 2023. MORO, Rosiane Simone. Mensuração de resultados em revistas customizadas: uma análise de métricas e metodologias. 2018. 145 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. NATANSOHN, L. G.; CUNHA, R.; BARROS, S.; SILVA, T. Revistas online: do papel às telinhas. Lumina, [S. l.], v. 4, n. 1, 2010. DOI: 10.34019/1981-4070.2010.v4.20936. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20936/11310. Acesso em: 19 out. 2022. NERY, Carmen; BRITTO, Vinícius. Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. In: Agência de Notícias IBGE. Rio de Janeiro: 2022. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-ja-e-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021 Acesso: 24 nov. 2022. PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000. PULIZZI, Joe; BARRETT, Newt. Get content, get costumers – Turn prospects into buyers with content marketing. McGraw Hill. Nova York: 2009. RENÓ, Julia. Um panorama sobre a crise da mídia impressa no Brasil. In: Comunique-se Portal. 2022. Disponível em: https://portal.comunique-se.com.br/um-panorama-sobre-a-crise-do-jornalismo-impresso-no-brasil/. Acesso: 11 nov. 2022. SALVADOR SHOPPING. O shopping de todos os baianos. In: Salvador Shopping Institucional. Salvador: 2023. Disponível em: https://salvadorshopping.com.br/#institucional?shopping. Acesso em: 24 mai. 2023. SAMARA, T. Evolução do Design: da Teoria à Prática. Porto Alegre: BOOKMAN COMPANHIA ED, 2010. SCALZO, Marília. Jornalismo de Revista. 4. ed, 3ª reimpressão. Editora Contexto. São Paulo: 2021. WHITE, Jan V. Edição e Design para designers, diretores de arte e editores: o guia clássico para ganhar leitores. São Paulo: JSN Editora, 2006. WIND, Yoran, MAHAJAN, Vijay e GUNTHER , Robert. Marketing de convergência. São Paulo: Makron, 2003. YAHYA, Hanna. Revistas em 2021: impresso cai 28%; digital retrai 21%. In: Poder360. Brasília: 2022. Disponível em: https://www.poder360.com.br/midia/revistas-em-2021-impresso-cai-28-digital-retrai-21/ Acesso: 11 nov. 2022. ZAPPATERRA, Yolanda. Diseño editorial: periódicos y revistas. Barcelona: Gustavo Gilli, 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
COMUNICAÇÃO - JORNALISMO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
COMUNICAÇÃO - JORNALISMO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38950/1/Revista%20Soter%20-%20O%20uso%20das%20customizadas%20no%20p%c3%b3s-pandemia%20-%20Jade%20Emanuele%20Santana%20dos%20Santos.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38950/2/Jade%20Emanuele%20Santana%20dos%20Santos%20-%20Ata%20da%20banca%20de%20TCC.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/38950/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 01cb445bf096321c02538787bf1cda1b
66d84031c1636b21d86798eacd2d39c5
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459691701829632