Ocorrência do bullying entre alunos de uma escola pública do município de Salvador, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nova, Igor Souza Vila
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sena, Claudia Luísa, Oliveira, Irismar Reis de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23254
Resumo: Introdução: o bullying ocorre entre 5% e 35% dos escolares, gerando prejuízos imediatos e duradouros. Objetivo: verificar a frequência do bullying numa escola pública municipal de Salvador. Metodologia: estudo sobre a ocorrência de agressões entre estudantes, através de questionários aplicados em 348 escolares, com idades entre 10 e 17 anos, no contexto de um estudo oferecendo treinamento baseado na Terapia Cognitiva Processual. O estudo restringiu-se à forma direta do bullying. Resultados: um total de 63% da amostra reportou envolvimento moderado ou frequente com o bullying, como agressor (22,6%), como vítima (29,5%) ou como agressorvítima (10,9%). Os alunos do sexo masculino estão mais envolvidos com a forma direta da agressão do que os do sexo feminino. A frequência do bullying foi maior entre os alunos do 6º e 7º anos escolares do que entre alunos do 8º e 9º anos. Conclusão: a violência apresentou alta ocorrência na escola, assim como os agressores. A dinâmica da violência em cada contexto escolar e a ausência de critérios específicos sobre o fenômeno podem prejudicar a identificação do bullying e a comparação entre os diversos estudos
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