Avaliação perceptivo-auditiva e fatores associados à alteração vocal em professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceballos, Albanita Gomes da Costa de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho, Fernando Martins, Araújo, Tânia Maria de, Reis, Eduardo José Farias Borges dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3450
Resumo: P. 285-295.
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RESULTADOS: A população do estudo foi composta por 82,8% de mulheres. Os professores do estudo tinham média de idade igual a 40,7 anos, escolaridade superior (88,4%), jornada de trabalho média de 38 horas semanais, média de 11,5 anos de atuação profissional e renda média mensal de R$ 1.817,18. A prevalência de alteração vocal foi de 53,6% (255 professores). A análise bivariada evidenciou associações estatisticamente significantes entre alteração vocal e idade maior que 40 anos (RP = 1,83; IC 95%; 1,27-2,64), histórico familiar de disfonia (RP = 1,72; IC 95%; 1,06-2,80), carga horária semanal maior que 20 horas (RP = 1,66; IC 95%; 1,09-2,52) e presença de pó de giz na sala de aula (RP = 1,70; IC 95%; 1,14-2,53). CONCLUSÃO: O estudo realizado concluiu que os professores com 40 ou mais anos de idade, com histórico familiar de disfonia, com carga horária semanal maior que 20 horas e que lecionam em salas de aula com pó de giz têm maior chance de ter alteração vocal do que os demais.Submitted by JURANDI DE SOUZA SILVA (jssufba@hotmail.com) on 2011-10-21T13:03:56Z No. of bitstreams: 1 10.pdf: 243866 bytes, checksum: 532530cf6ee89699d2dd488ec824498a (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-21T13:03:56Z (GMT). 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