Análise da eficácia da nova lei portuária na integração dos transportes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Iza Bina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17313
Resumo: Com objetivo de ser mais eficiente, as firmas tendem a estabelecer um modo de produção mais flexível e desverticalizada, ocorrendo através da constituição de redes produtivas globais que é proporcionada pelo transporte marítimo. Este que desempenha papel fundamental na integração da produção, por ser o mais utilizado para transportar grandes cargas em longas distâncias, sua eficiência afeta de forma significativa na competitividade das firmas. A integração com os outros modais de transporte é uma tendência mundial pois promove o aproveitamento das economias de escala e escopo de cada setor, reduzindo os custos e aumentando a competitividade das empresas. Tendo em vista a importância destes fatores para manutenção da produção e estratégia competitiva das firmas, este trabalho se propõe a analisar a nova lei dos portos e sua eficácia na integração dos transportes com finalidade de verificar se a política de transporte portuária adotada no Brasil é a mais adequada para seu cenário econômico.
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Tendo em vista a importância destes fatores para manutenção da produção e estratégia competitiva das firmas, este trabalho se propõe a analisar a nova lei dos portos e sua eficácia na integração dos transportes com finalidade de verificar se a política de transporte portuária adotada no Brasil é a mais adequada para seu cenário econômico.In order to be more efficient, firms tend to establish a more flexible and unbundled mode of production, occurring through the creation of global production networks is provided by the shipping. This one plays a key role in the integration of production, to be the most used to carry large loads over long distances, their efficiency significantly affect the competitiveness of firms. The integration with other transport modes is a worldwide trend as it promotes the exploitation of economies of scale and scope of each sector, reducing costs and increasing the competitiveness of enterprises. Given the importance of these factors in maintaining production and competitive strategy of firms, this study aims to analyze the law on ports and their effectiveness in the integration of transport with purpose to verify that the port transport policy adopted in Brazil is most appropriate for your economic scenario.Submitted by Veloso Valdinea (valdinea@gmail.com) on 2015-03-31T17:43:00Z No. of bitstreams: 1 TCC Iza Bina Santos 2014.2.pdf: 778398 bytes, checksum: bbcf143689ce5a74f2afc1aaec63c420 (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2015-04-01T12:34:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Iza Bina Santos 2014.2.pdf: 778398 bytes, checksum: bbcf143689ce5a74f2afc1aaec63c420 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-01T12:34:36Z (GMT). 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