Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções

Bibliographic Details
Main Author: Cerqueira, Evandro Botti de
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFBA
Download full: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12481
Summary: O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a canção popular, propondo uma sistematização para o seu processo composicional. Além de uma abordagem teórica, foi desenvolvido um guia composicional prático para ser utilizado por estudantes e cancionistas de todos os níveis de erudição. O texto divide-se em três partes. O primeiro capítulo trata de questões históricas, teóricas e estéticas acerca da canção, além de abordar os fenômenos de sua escuta e produção. O segundo capítulo é um guia prático sobre o processo composicional da canção. Nele são abordados alguns de seus perfis separadamente, como: apectos rítmicos, melódicofraseológicos e formais. No seu terceiro e último capítulo foi desenvolvida além da análise das canções "Punk Bossa", “Hiperlucidez” e “Eu não tenho me encontrado”, composta pelo autor desse texto, um memorial descritivo acerca de sua criação.
id UFBA-2_7ec90bfd30bf2a3ca96bdc931603a15f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/12481
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Cerqueira, Evandro Botti deCerqueira, Evandro Botti deBordini, Ricardo Mazzini2013-08-07T14:13:29Z2013-08-07T14:13:29Z2013-08-07http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12481O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a canção popular, propondo uma sistematização para o seu processo composicional. Além de uma abordagem teórica, foi desenvolvido um guia composicional prático para ser utilizado por estudantes e cancionistas de todos os níveis de erudição. O texto divide-se em três partes. O primeiro capítulo trata de questões históricas, teóricas e estéticas acerca da canção, além de abordar os fenômenos de sua escuta e produção. O segundo capítulo é um guia prático sobre o processo composicional da canção. Nele são abordados alguns de seus perfis separadamente, como: apectos rítmicos, melódicofraseológicos e formais. No seu terceiro e último capítulo foi desenvolvida além da análise das canções "Punk Bossa", “Hiperlucidez” e “Eu não tenho me encontrado”, composta pelo autor desse texto, um memorial descritivo acerca de sua criação.Submitted by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2013-08-07T14:13:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao-Evandro-Botti-Final.pdf: 1340395 bytes, checksum: 22fb54fbb314d0957d57638c61da260e (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-07T14:13:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao-Evandro-Botti-Final.pdf: 1340395 bytes, checksum: 22fb54fbb314d0957d57638c61da260e (MD5)SalvadorMúsica (composição)Música popular brasileiraCanção popularPara fazer uma canção: um estudo sobre a composição de cançõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao-Evandro-Botti-Final.pdfDissertacao-Evandro-Botti-Final.pdfapplication/pdf1340395https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12481/1/Dissertacao-Evandro-Botti-Final.pdf22fb54fbb314d0957d57638c61da260eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12481/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertacao-Evandro-Botti-Final.pdf.txtDissertacao-Evandro-Botti-Final.pdf.txtExtracted texttext/plain191542https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12481/3/Dissertacao-Evandro-Botti-Final.pdf.txtd63f60f2937846edb9ccc9be4cc1726eMD53ri/124812022-07-05 14:03:22.969oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
title Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
spellingShingle Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
Cerqueira, Evandro Botti de
Música (composição)
Música popular brasileira
Canção popular
title_short Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
title_full Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
title_fullStr Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
title_full_unstemmed Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
title_sort Para fazer uma canção: um estudo sobre a composição de canções
author Cerqueira, Evandro Botti de
author_facet Cerqueira, Evandro Botti de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Evandro Botti de
Cerqueira, Evandro Botti de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bordini, Ricardo Mazzini
contributor_str_mv Bordini, Ricardo Mazzini
dc.subject.por.fl_str_mv Música (composição)
Música popular brasileira
Canção popular
topic Música (composição)
Música popular brasileira
Canção popular
description O presente trabalho desenvolve um estudo sobre a canção popular, propondo uma sistematização para o seu processo composicional. Além de uma abordagem teórica, foi desenvolvido um guia composicional prático para ser utilizado por estudantes e cancionistas de todos os níveis de erudição. O texto divide-se em três partes. O primeiro capítulo trata de questões históricas, teóricas e estéticas acerca da canção, além de abordar os fenômenos de sua escuta e produção. O segundo capítulo é um guia prático sobre o processo composicional da canção. Nele são abordados alguns de seus perfis separadamente, como: apectos rítmicos, melódicofraseológicos e formais. No seu terceiro e último capítulo foi desenvolvida além da análise das canções "Punk Bossa", “Hiperlucidez” e “Eu não tenho me encontrado”, composta pelo autor desse texto, um memorial descritivo acerca de sua criação.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-07T14:13:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-07T14:13:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12481
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12481/1/Dissertacao-Evandro-Botti-Final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12481/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12481/3/Dissertacao-Evandro-Botti-Final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 22fb54fbb314d0957d57638c61da260e
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
d63f60f2937846edb9ccc9be4cc1726e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798057633355137024