A discriminação do negro no livro didático de história: estudo sobre a Rede Municipal de Ensino de Vera Cruz - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Erilma dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32740
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a discriminação do negro impregnada no livro didático de história do 3º ano do ensino fundamental do município de Vera Cruz e,desta forma,estabelecer um diálogo do que propõe a lei 10.639/03,tendo em vista o pressuposto de que o livro didático é um dos principais veiculadores de estereótipos em relação ao negro, bem como o professor seu principal mediador. Diferentes autores chamam atenção para a forma de representação do negro no livro didático, retratado como segmento minoritário e exercendo funções estigmatizadas na sociedade, além de serem estereotipados. Diante disso,o papel do professor assume a importância de mediação principal, na utilização do livro didático de forma crítica, corrigindo os estereótipos na relação pedagógica professor- aluno, a partir de uma visão do negro em lugares de destaque e ocupando setores importantes na sociedade. A pesquisa utiliza metodologia bibliográfica e técnicas de investigação de caráter exploratório,por meio de aplicação de questionários,via online,com perguntas a docentes da rede Municipal de ensino de Vera Cruz, localizada próxima à cidade de Salvador, Bahia. Os resultados alcançados foramque os livros didáticos, em especial o de história ainda precisam ser repensados em relação às questões das imagens, textos, atividades que abordam o negro de forma estereotipada e assim contribuindo para que haja uma negação de sua identidade, uma vez que as imagens não dão margem para compreensão do negro de forma positiva, além das dificuldades enfrentadas pelas professoras em relação às discussões sobre diversidade étnico -raciais onde se pratique uma educação de qualidade, igualitária, antirracista e com respeito às diferenças. Palavras-chaves: discriminação,negro.livro didático.Atuação docente.
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Diante disso,o papel do professor assume a importância de mediação principal, na utilização do livro didático de forma crítica, corrigindo os estereótipos na relação pedagógica professor- aluno, a partir de uma visão do negro em lugares de destaque e ocupando setores importantes na sociedade. A pesquisa utiliza metodologia bibliográfica e técnicas de investigação de caráter exploratório,por meio de aplicação de questionários,via online,com perguntas a docentes da rede Municipal de ensino de Vera Cruz, localizada próxima à cidade de Salvador, Bahia. Os resultados alcançados foramque os livros didáticos, em especial o de história ainda precisam ser repensados em relação às questões das imagens, textos, atividades que abordam o negro de forma estereotipada e assim contribuindo para que haja uma negação de sua identidade, uma vez que as imagens não dão margem para compreensão do negro de forma positiva, além das dificuldades enfrentadas pelas professoras em relação às discussões sobre diversidade étnico -raciais onde se pratique uma educação de qualidade, igualitária, antirracista e com respeito às diferenças. 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