Topografias imaginárias para imagenspaisagem
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34416 |
Resumo: | A presente tese “Topografias Imaginárias para Imagenspaisagem” descreve, na voz do artista-pesquisador, os desdobramentos decorrentes de seu processo de criação em artes visuais a partir da investigação da paisagem e suas composições imaginárias decorrentes da experiência com o caminhar na natureza. Reflete, nesse sentido, sobre os deslocamentos e sobreposições da matéria e da materialidade considerando os aspectos sensíveis, imaginários e conceituais que orientam a criação do termo imagenspaisagem. O método e metodologia da investigação poética decorre do caminhar como arte que incita um deslocamento físico e imaginário, e dimensiona o escopo das imagenspaisagem assim como sua mensura por meio das topografias imaginárias. A pesquisa permeia a reflexão acerca da imagem fotográfica a partir dos registros da pesquisa de campo, evidenciando seu caráter de registro e vestígio, seus procedimentos físico-químicos, suas qualidades materiais e seus deslocamentos espaço-temporais que promovem novas qualidades vibráteis ao objeto poético. Dentre os teóricos que dialogam com a pesquisa, salienta-se Ailton Krenak, Antonio Cicero, Davi Kopenawa, Gaston Bachelard, Tin Ingold dentre outros. A tese apresenta, na Introdução, o escopo da investigação seguido de um ensaio visual das pesquisas e notas do diário de campo, assim como os conceitos operativos aqui utilizados. No capítulo dois “Derivas e Colisões” são formalizados os métodos de mensura para a construção poética, experimentados na série Monolitos Porosos, no capítulo três “Formações Rochosas” são descritas as investigações com a imagem fotográfica em seus aspectos digitais e analógicos trabalhados em ateliê, no capítulo quatro “Efeito Geográfico” é analisado o termo landscape em suas afecções epistemológicas e, noutra perspectiva, a paisagem é pensada pelas vozes dos povos originários. Em “PROTO_” é apresentado o processo de criação da exposição que sintetiza as questões aqui suscitadas, seguido das conclusões finais. |
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Gondim, Raoni CarvalhoWanner, Maria Celeste de AlmeidaSantos, Eriel de AraújoNeto, Joaquim Antonio Rodrigues VianaGanz, Louise Marie CardosoFerreira, Ines Karin Linke2021-10-27T16:31:43Z2021-10-27T16:31:43Z2021-10-272021-08-13http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34416A presente tese “Topografias Imaginárias para Imagenspaisagem” descreve, na voz do artista-pesquisador, os desdobramentos decorrentes de seu processo de criação em artes visuais a partir da investigação da paisagem e suas composições imaginárias decorrentes da experiência com o caminhar na natureza. Reflete, nesse sentido, sobre os deslocamentos e sobreposições da matéria e da materialidade considerando os aspectos sensíveis, imaginários e conceituais que orientam a criação do termo imagenspaisagem. O método e metodologia da investigação poética decorre do caminhar como arte que incita um deslocamento físico e imaginário, e dimensiona o escopo das imagenspaisagem assim como sua mensura por meio das topografias imaginárias. A pesquisa permeia a reflexão acerca da imagem fotográfica a partir dos registros da pesquisa de campo, evidenciando seu caráter de registro e vestígio, seus procedimentos físico-químicos, suas qualidades materiais e seus deslocamentos espaço-temporais que promovem novas qualidades vibráteis ao objeto poético. Dentre os teóricos que dialogam com a pesquisa, salienta-se Ailton Krenak, Antonio Cicero, Davi Kopenawa, Gaston Bachelard, Tin Ingold dentre outros. A tese apresenta, na Introdução, o escopo da investigação seguido de um ensaio visual das pesquisas e notas do diário de campo, assim como os conceitos operativos aqui utilizados. No capítulo dois “Derivas e Colisões” são formalizados os métodos de mensura para a construção poética, experimentados na série Monolitos Porosos, no capítulo três “Formações Rochosas” são descritas as investigações com a imagem fotográfica em seus aspectos digitais e analógicos trabalhados em ateliê, no capítulo quatro “Efeito Geográfico” é analisado o termo landscape em suas afecções epistemológicas e, noutra perspectiva, a paisagem é pensada pelas vozes dos povos originários. Em “PROTO_” é apresentado o processo de criação da exposição que sintetiza as questões aqui suscitadas, seguido das conclusões finais.// The present thesis “Topographies Imaginary for Imageslandscape” describes, in the voice of the artist-researcher, the unfoldings resulting from his process of creation in visual arts from the investigation of the landscape and its imaginary compositions resulting from the experience of walking in nature. He reflects, in this sense, on the displacements and superpositions of matter and materiality considering the sensitive, imaginary and conceptual aspects that guide the creation of the term imageslandscape. The method and methodology of poetic investigation stems from walking as art that incites a physical and imaginary displacement, and scales the scope of the imageslandscape as well as its measurement through imaginary topographies. The research permeates the reflection about the photographic image from the records of the field research, highlighting its character of record and trace, its physical-chemical procedures, its material qualities, and its space-time displacements that promote new vibrant qualities to the poetic object. Among the theoreticians in dialogue with this research are Ailton Krenak, Antonio Cicero, Davi Kopenawa, Gaston Bachelard, and Tin Ingold, among others. The thesis presents, in the Introduction, the scope of the investigation followed by a visual essay of the research and field diary notes, as well as the operative concepts used here. In chapter two “Drifts and Collisions” the methods of measurement for the poetic construction are formalized, experienced in the series Porous Monoliths, in chapter three “Rocky Formations” the investigations with the photographic image in its digital and analogical aspects worked in studio are described, in chapter four “Geographic Effect” the term landscape is analyzed in its epistemological affections and, in another perspective, the landscape is thought of in the voices of native peoples. In “PROTO_” the process of creating the exhibition that synthesizes the issues raised here is presented, followed by the final conclusions.Submitted by Raoni Carvalho Gondim (raoni.gondim@ufba.br) on 2021-10-22T19:57:45Z No. of bitstreams: 1 Raoni Carvalho Gondim _ Tese.pdf: 22737992 bytes, checksum: ac19ba3ee4e123a1d15faf3de817c446 (MD5)Approved for entry into archive by Lêda Costa (lmrcosta@ufba.br) on 2021-10-27T16:31:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Raoni Carvalho Gondim _ Tese.pdf: 22737992 bytes, checksum: ac19ba3ee4e123a1d15faf3de817c446 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-27T16:31:43Z (GMT). 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