Inter-faces rodrigueanas: dramaturgia, recepção e construção de imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Argolo, Lidia de Teive e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35775
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa acerca da obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues na qual se buscou compreender os diálogos implícitos na comunicação e recepção das peças que ele criou, a partir de discussões acerca da recepção das obras de arte e das teorias a respeito das obras de ficção. A obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues causou um grande impacto na época em que surgiu ao trazer inovações e atender expectativas relacionadas a qualidades literárias que os críticos literários e artistas alimentavam e, em um segundo momento, ao suscitar inúmeras polêmicas e julgamentos críticos. A repercussão das obras ganhou as páginas de jornal e legaram um valioso material que permitiu a percepção dos movimentos de comunicação e recepção que iam além das encenações das peças, ganhando corpo nos textos e depoimentos de artistas e críticos, bem como nas crônicas e artigos de Nelson Rodrigues escritos em resposta a tais avaliações. Assim, o desenvolvimento da pesquisa revelou como a obra dramatúrgica em questão teve importância nos caminhos do universo teatral brasileiro e, por outro lado, mostrou como os desdobramentos do processo de realização das peças e os diálogos entre o autor e seus interlocutores tiveram repercussão nos rumos da criação das peças posteriores. Na abordagem do processo de realização das dezessete peças que compõem o conjunto dramatúrgico de Nelson Rodrigues, considerando a dimensão dialógica que se revelou em diversos momentos, outro aspecto ganhou relevo e é também apresentado neste trabalho: a construção de um imaginário a respeito da dramaturgia de Nelson Rodrigues e da ideia a seu respeito enquanto autor. Esse aspecto da realização da obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues teve expressão no estabelecimento das constantes trocas de mensagens através de conteúdos publicados em críticas e em crônicas nos jornais do período. Dessa forma, este trabalho exibe os valores e sentidos conhecidos no curso da trajetória dramatúrgica de Nelson Rodrigues ao longo do processo de realização de suas peças entre 1940 e 1980. Assim, a recepção crítica das peças, as polêmicas e os diálogos entre o autor e seus interlocutores permitiram compreender afinidades e discrepâncias entre as obras e os princípios e valores adotados para a realização de julgamentos estéticos. Por outro lado, esses diálogos revelaram o empenho do autor para definir sua dramaturgia e moldar sua imagem de autor sempre em busca da livre expressão artística, como também apontaram para a forma pela qual o autor e a sua obra foram em diversos momentos percebidos pelos críticos e artistas com quem dialogava.
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A repercussão das obras ganhou as páginas de jornal e legaram um valioso material que permitiu a percepção dos movimentos de comunicação e recepção que iam além das encenações das peças, ganhando corpo nos textos e depoimentos de artistas e críticos, bem como nas crônicas e artigos de Nelson Rodrigues escritos em resposta a tais avaliações. Assim, o desenvolvimento da pesquisa revelou como a obra dramatúrgica em questão teve importância nos caminhos do universo teatral brasileiro e, por outro lado, mostrou como os desdobramentos do processo de realização das peças e os diálogos entre o autor e seus interlocutores tiveram repercussão nos rumos da criação das peças posteriores. Na abordagem do processo de realização das dezessete peças que compõem o conjunto dramatúrgico de Nelson Rodrigues, considerando a dimensão dialógica que se revelou em diversos momentos, outro aspecto ganhou relevo e é também apresentado neste trabalho: a construção de um imaginário a respeito da dramaturgia de Nelson Rodrigues e da ideia a seu respeito enquanto autor. Esse aspecto da realização da obra dramatúrgica de Nelson Rodrigues teve expressão no estabelecimento das constantes trocas de mensagens através de conteúdos publicados em críticas e em crônicas nos jornais do período. Dessa forma, este trabalho exibe os valores e sentidos conhecidos no curso da trajetória dramatúrgica de Nelson Rodrigues ao longo do processo de realização de suas peças entre 1940 e 1980. Assim, a recepção crítica das peças, as polêmicas e os diálogos entre o autor e seus interlocutores permitiram compreender afinidades e discrepâncias entre as obras e os princípios e valores adotados para a realização de julgamentos estéticos. Por outro lado, esses diálogos revelaram o empenho do autor para definir sua dramaturgia e moldar sua imagem de autor sempre em busca da livre expressão artística, como também apontaram para a forma pela qual o autor e a sua obra foram em diversos momentos percebidos pelos críticos e artistas com quem dialogava.This paper presents a research on Nelson Rodrigues's dramaturgy. It aims to understand implicit dialogues in both Rodrigue's play and on public reception on those plays. It will be based on the discussion on the reception of work or art and fiction theory. The dramaturgical work of Nelson Rodrigues provoked a huge reaction in his time due to two reasons: Firstly, it brought about innovations and met literary critics and artists expectations on literary qualities and, secondly, it sparked off a great deal of controversies and critical judgments. The impact of Rodrigue’s works hit the newspaper leaving a legacy of valuable material that allow one to analyse the communication, interaction and reception beyond the play acted. Those materials are enhanced by the artist and critic’s statements as well as by Rodrigue’s articles and chronicles written in replying to those statements. Hence, this research demonstrates how the dramaturgical work in question has had a major influence to pave the roads of the Brazilian dramaturgy. It also shows how performance and dialogues between author and his interlocutors influenced the way later plays were created. In addressing the question of how the montage of the seventeen plays, which make up Nelson Rodrigues’s work, occurred, this study considers the dialogical dimension of diffferent scenes. Another aspect that turns out to be crucial and to be presented in this paper is the construction of an imaginary about the Nelson Rodrigue’s dramaturgy and the idea on his respect as an author. Those aspects can be perceived in the constant exchange of messages through content published on chronical and critical newspapers of that period of time. Hence, this work focuses on the values and meanings present on the Nelson Rodrigue’s dramaturgical trajectory throughout the process of the montage of his plays between the years of 1940 and 1980. Thus, the critical reception of the plays, the polemics and dialogues between the author and his interlocutors allows an understanding of the similarities and differences between Rodrigue’s works and the principles underpinning aesthetic criteria. In addition, these dialogues reveal the author commitment to define his dramaturgy and shape his image as an author who was always in searching for free artistic expression. It also points out how Rodrigue’s work, at diverse moments, was perceived by critics and artists with whom he dialogued.Submitted by Lidia Argolo (lidia.argolo@gmail.com) on 2022-07-27T13:54:02Z No. of bitstreams: 1 TESE_DOUTORADO_ARGOLO_LIDIA.pdf: 2596277 bytes, checksum: abafa111966833272446dcac172e349b (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-07-29T18:51:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_DOUTORADO_ARGOLO_LIDIA.pdf: 2596277 bytes, checksum: abafa111966833272446dcac172e349b (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-29T18:51:04Z (GMT). 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