Educação e pragmatismo: uma interpretação de Richard Rorty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dazzani, Maria Virgínia Machado
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30361
Resumo: Este trabalho procura apresentar uma interpretação do modo como a obra de Richard Rorty acolhe e desenvolve o tema da educação. Ela não se propõe a ser uma exposição exaustiva e exegética da obra filosófica de Rorty nem, muito menos, ser uma avaliação crítica (no sentido clássico do termo) das suas idéias. Apenas ocupa-se do fato de que, ao realizar uma despedida dos temas canônicos da Filosofia Moderna, notadamente, do “fundacionismo epistemológico”, e de aproximar-se de problemas éticos e hermenêuticos, Rorty desafia a pensar o problema cultural e político da educação. Este estudo dá uma atenção especial ao modo como Rorty recepciona e lê John Dewey, figura central do pragmatismo contemporâneo e filósofo que não apenas teorizou a educação, mas fez da idéia de educação um ponto central da sua filosofia e da sua ética. Aqui procuramos entender, inicialmente, os traços mais marcantes da obra filosófica rortyana, nomeada, a contragosto do nosso autor, de neopragmatismo (o que nos obriga a fazer uma longa digressão por temas filosóficos, epistemológicos e hermenêuticos: com destaque para os temas da linguagem, do conhecimento, da interpretação e contingência) para situa-lo na tradição intelectual do pragmatismo. Somente depois é que nos enveredamos nos textos em que Rorty discute explicitamente a obra de John Dewey e desenvolve problemas pertinentes à educação. Por fim, dedicamo-nos a um conjunto bem definido de textos em que recentemente Rorty analisa os temas da educação e da escola e, de alguma maneira, posiciona-se diante de dilemas históricos dos teóricos educacionais. Por fim, um dos temas que atravessa este estudo e, em certa medida, dá unidade temática às suas seções é a questão da democracia e da solidariedade. Pois, democracia e solidariedade, como são aqui discutidas, configuram uma idéia de educação não apenas como aculturação (ou transmissão do legado da tradição), mas como abertura para novas e inventivas descrições e interpretações do mundo. Por fim, um dos temas que atravessa este estudo e, em certa medida, dá unidade temática às suas seções é a questão da democracia e da solidariedade. Pois, democracia e solidariedade, como são aqui discutidas, configuram uma idéia de educação não apenas como aculturação (ou transmissão do legado da tradição), mas como abertura para novas e inventivas descrições e interpretações do mundo.
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spelling Dazzani, Maria Virgínia MachadoBordas, Miguel Angel GarcíaGuraldelli, PauloGaleffi, Dante AugustoFilho, Waldomiro S.Bordas, Miguel Angel García2019-08-14T21:56:43Z2019-08-14T21:56:43Z2019-08-142000-01-27Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30361Este trabalho procura apresentar uma interpretação do modo como a obra de Richard Rorty acolhe e desenvolve o tema da educação. Ela não se propõe a ser uma exposição exaustiva e exegética da obra filosófica de Rorty nem, muito menos, ser uma avaliação crítica (no sentido clássico do termo) das suas idéias. Apenas ocupa-se do fato de que, ao realizar uma despedida dos temas canônicos da Filosofia Moderna, notadamente, do “fundacionismo epistemológico”, e de aproximar-se de problemas éticos e hermenêuticos, Rorty desafia a pensar o problema cultural e político da educação. Este estudo dá uma atenção especial ao modo como Rorty recepciona e lê John Dewey, figura central do pragmatismo contemporâneo e filósofo que não apenas teorizou a educação, mas fez da idéia de educação um ponto central da sua filosofia e da sua ética. Aqui procuramos entender, inicialmente, os traços mais marcantes da obra filosófica rortyana, nomeada, a contragosto do nosso autor, de neopragmatismo (o que nos obriga a fazer uma longa digressão por temas filosóficos, epistemológicos e hermenêuticos: com destaque para os temas da linguagem, do conhecimento, da interpretação e contingência) para situa-lo na tradição intelectual do pragmatismo. Somente depois é que nos enveredamos nos textos em que Rorty discute explicitamente a obra de John Dewey e desenvolve problemas pertinentes à educação. Por fim, dedicamo-nos a um conjunto bem definido de textos em que recentemente Rorty analisa os temas da educação e da escola e, de alguma maneira, posiciona-se diante de dilemas históricos dos teóricos educacionais. Por fim, um dos temas que atravessa este estudo e, em certa medida, dá unidade temática às suas seções é a questão da democracia e da solidariedade. Pois, democracia e solidariedade, como são aqui discutidas, configuram uma idéia de educação não apenas como aculturação (ou transmissão do legado da tradição), mas como abertura para novas e inventivas descrições e interpretações do mundo. Por fim, um dos temas que atravessa este estudo e, em certa medida, dá unidade temática às suas seções é a questão da democracia e da solidariedade. Pois, democracia e solidariedade, como são aqui discutidas, configuram uma idéia de educação não apenas como aculturação (ou transmissão do legado da tradição), mas como abertura para novas e inventivas descrições e interpretações do mundo.ABSTRACT: he present study examines the ways in which Richard Rorty deals with the theme of education. It does not seek to thoroughly explore and criticize. Rorty’s philosophical work as a whole, but focuses on the consequences, regarding education, of the author’s departure from canonical subjects of modern philosophy, particularly the “epistemological foundationism”. In his dismissal of such objects, Rorty challenges us to think of cultural and political questions related to education. Special emphasis is placed here on Rorty’s interpretation of the ideas of John Dewey. An important figure of contemporary pragmatism, this philosopher addresses education centrally in his writings. First this dissertation attempts to understand the most relevant features of Rorty’s philosophical work, generally characterized, against his own opinion, as neopragmatism. In order to place our author in the intellectual trend of pragmatism, we examine philosophical, epistemological and hermeneutic themes, specially language, knowledge, interpretation and contingency. Next we focus on texts in which Rorty discusses John Dewey’s work, exploring the issue of education. Finally, a series of more recent Rorty’s texts is studied. In these, he analyses education and the school, expressing his opinion with respect to the historical dilemma of scholars concerned with these subjects matters. The issues of democracy and solidarity give, to an extent, unity to the dissertation. Our approach to these subjetcts intends to shape an idea of education not only an acculturation or transmission of tradition’s inheritance, but as the possibility of new creative visions of the world.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-05-14T18:33:21Z No. of bitstreams: 1 VirginiaDazzani.DOC: 414720 bytes, checksum: 39f0177ce769c3f559e50338fb9b15de (MD5)Rejected by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br), reason: favor reencaminhar arquivo em PDF. Atenciosamente, Eleonora Guimarães Biblioteca/Faced on 2019-06-05T18:36:24Z (GMT)Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-07-04T14:59:04Z No. of bitstreams: 1 Maria Virgínia Machado Dazzani.pdf: 589356 bytes, checksum: ca9ad53d1dcce84154a78e1368dbe9ef (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-08-14T21:56:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria Virgínia Machado Dazzani.pdf: 589356 bytes, checksum: ca9ad53d1dcce84154a78e1368dbe9ef (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-14T21:56:43Z (GMT). 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