Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8676 |
Resumo: | O nosso trabalho responde a uma pergunta fundamental: por que Rodrigues, nos primeiros anos da sua produção, colhe das obras pirandellianas diferentes elementos? A nossa pesquisa considera as primeiras três peças rodrigueanas: A mulher sem pecado, Vestido de noiva e Álbum de família. Ao longo do trabalho, mostraremos que existem nestas três peças elementos intertextuais e interdiscursivos que Rodrigues tirou de Pirandello. A hipótese que embasa o presente estudo é a seguinte: de acordo com a sua postura ideológica, Rodrigues utiliza traços do estilo pirandelliano que lhe são mais congeniais. No começo da sua atividade teatral ele tenta fazer uma obra que agrade a elite cultural carioca. Não tem sucesso, porque esteticamente o seu trabalho não corresponde ao gosto dominante nos ambientes culturais do Rio de Janeiro. O que, na verdade, está na moda é a experimentalidade estetizante, ou seja, o que se encontra em Vestido de noiva, uma obra formalmente muito articulada e complexa que quer emocionar o publico através do experimentalismo: não é por acaso que Rodrigues, nessa fase, se aproxima mais d.o lado experimental da arte pirandelliana. Obtido o sucesso, Rodrigues foge da arte de sensação e do conformismo estético. Quando não quer mais falar a uma elite, mas ao contrário, concebe uma arte da subalternidade, olha a um outro Pirandello, o revolucionário. Nasce assim Álbum de família. As opções de estilo dependem das ideologias: ou seja, expressam visões do mundo de significado cultural e social. Por isso a escolha de inspirar-se em Pirandello não tem somente um valor estilístico, mas também social e cultural. |
id |
UFBA-2_8154c41e0a8a3678914a89beb2a8e3ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/8676 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Brunello, YuriBrunello, YuriBoccia, Leonardo Vincenzo2013-02-25T16:29:54Z2013-02-25T16:29:54Z2013-02-25http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8676O nosso trabalho responde a uma pergunta fundamental: por que Rodrigues, nos primeiros anos da sua produção, colhe das obras pirandellianas diferentes elementos? A nossa pesquisa considera as primeiras três peças rodrigueanas: A mulher sem pecado, Vestido de noiva e Álbum de família. Ao longo do trabalho, mostraremos que existem nestas três peças elementos intertextuais e interdiscursivos que Rodrigues tirou de Pirandello. A hipótese que embasa o presente estudo é a seguinte: de acordo com a sua postura ideológica, Rodrigues utiliza traços do estilo pirandelliano que lhe são mais congeniais. No começo da sua atividade teatral ele tenta fazer uma obra que agrade a elite cultural carioca. Não tem sucesso, porque esteticamente o seu trabalho não corresponde ao gosto dominante nos ambientes culturais do Rio de Janeiro. O que, na verdade, está na moda é a experimentalidade estetizante, ou seja, o que se encontra em Vestido de noiva, uma obra formalmente muito articulada e complexa que quer emocionar o publico através do experimentalismo: não é por acaso que Rodrigues, nessa fase, se aproxima mais d.o lado experimental da arte pirandelliana. Obtido o sucesso, Rodrigues foge da arte de sensação e do conformismo estético. Quando não quer mais falar a uma elite, mas ao contrário, concebe uma arte da subalternidade, olha a um outro Pirandello, o revolucionário. Nasce assim Álbum de família. As opções de estilo dependem das ideologias: ou seja, expressam visões do mundo de significado cultural e social. Por isso a escolha de inspirar-se em Pirandello não tem somente um valor estilístico, mas também social e cultural.Submitted by Cynthia Nascimento (cyngabe@ufba.br) on 2013-02-25T16:17:08Z No. of bitstreams: 2 Yuri Brunello - Elementos textuais.pdf: 490502 bytes, checksum: 707fed720874a027c67333dc423e5b5f (MD5) Yuri Brunello - Elementos pré-textuais.pdf: 65701 bytes, checksum: d0b6c0eed2147b637b6b73d900fb4d42 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-02-25T16:29:54Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Yuri Brunello - Elementos textuais.pdf: 490502 bytes, checksum: 707fed720874a027c67333dc423e5b5f (MD5) Yuri Brunello - Elementos pré-textuais.pdf: 65701 bytes, checksum: d0b6c0eed2147b637b6b73d900fb4d42 (MD5)Made available in DSpace on 2013-02-25T16:29:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Yuri Brunello - Elementos textuais.pdf: 490502 bytes, checksum: 707fed720874a027c67333dc423e5b5f (MD5) Yuri Brunello - Elementos pré-textuais.pdf: 65701 bytes, checksum: d0b6c0eed2147b637b6b73d900fb4d42 (MD5)Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Comunicação. Salvador-Ba, 2008Luigi PirandelloNelson RodriguesIntertextualidadeTeatro(literatura)TécnicaIdeologiaGrupos sociaisNelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALYuri Brunello - Elementos pré-textuais.pdfYuri Brunello - Elementos pré-textuais.pdfParte inicialapplication/pdf65701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/1/Yuri%20Brunello%20-%20Elementos%20pr%c3%a9-textuais.pdfd0b6c0eed2147b637b6b73d900fb4d42MD51Yuri Brunello - Elementos textuais.pdfYuri Brunello - Elementos textuais.pdfParte finalapplication/pdf490502https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/2/Yuri%20Brunello%20-%20Elementos%20textuais.pdf707fed720874a027c67333dc423e5b5fMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/3/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD53TEXTYuri Brunello - Elementos pré-textuais.pdf.txtYuri Brunello - Elementos pré-textuais.pdf.txtExtracted texttext/plain6408https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/4/Yuri%20Brunello%20-%20Elementos%20pr%c3%a9-textuais.pdf.txt8c0c320b4ff6e4c681b05150ac0275e1MD54Yuri Brunello - Elementos textuais.pdf.txtYuri Brunello - Elementos textuais.pdf.txtExtracted texttext/plain267915https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/5/Yuri%20Brunello%20-%20Elementos%20textuais.pdf.txtcaccf151f0fa1b5c03e80ceca7615e96MD55ri/86762022-07-05 14:03:20.483oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:20Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade |
title |
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade |
spellingShingle |
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade Brunello, Yuri Luigi Pirandello Nelson Rodrigues Intertextualidade Teatro(literatura) Técnica Ideologia Grupos sociais |
title_short |
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade |
title_full |
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade |
title_fullStr |
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade |
title_full_unstemmed |
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade |
title_sort |
Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade |
author |
Brunello, Yuri |
author_facet |
Brunello, Yuri |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brunello, Yuri Brunello, Yuri |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Boccia, Leonardo Vincenzo |
contributor_str_mv |
Boccia, Leonardo Vincenzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luigi Pirandello Nelson Rodrigues Intertextualidade Teatro(literatura) Técnica Ideologia Grupos sociais |
topic |
Luigi Pirandello Nelson Rodrigues Intertextualidade Teatro(literatura) Técnica Ideologia Grupos sociais |
description |
O nosso trabalho responde a uma pergunta fundamental: por que Rodrigues, nos primeiros anos da sua produção, colhe das obras pirandellianas diferentes elementos? A nossa pesquisa considera as primeiras três peças rodrigueanas: A mulher sem pecado, Vestido de noiva e Álbum de família. Ao longo do trabalho, mostraremos que existem nestas três peças elementos intertextuais e interdiscursivos que Rodrigues tirou de Pirandello. A hipótese que embasa o presente estudo é a seguinte: de acordo com a sua postura ideológica, Rodrigues utiliza traços do estilo pirandelliano que lhe são mais congeniais. No começo da sua atividade teatral ele tenta fazer uma obra que agrade a elite cultural carioca. Não tem sucesso, porque esteticamente o seu trabalho não corresponde ao gosto dominante nos ambientes culturais do Rio de Janeiro. O que, na verdade, está na moda é a experimentalidade estetizante, ou seja, o que se encontra em Vestido de noiva, uma obra formalmente muito articulada e complexa que quer emocionar o publico através do experimentalismo: não é por acaso que Rodrigues, nessa fase, se aproxima mais d.o lado experimental da arte pirandelliana. Obtido o sucesso, Rodrigues foge da arte de sensação e do conformismo estético. Quando não quer mais falar a uma elite, mas ao contrário, concebe uma arte da subalternidade, olha a um outro Pirandello, o revolucionário. Nasce assim Álbum de família. As opções de estilo dependem das ideologias: ou seja, expressam visões do mundo de significado cultural e social. Por isso a escolha de inspirar-se em Pirandello não tem somente um valor estilístico, mas também social e cultural. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-25T16:29:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-02-25T16:29:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8676 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8676 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/1/Yuri%20Brunello%20-%20Elementos%20pr%c3%a9-textuais.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/2/Yuri%20Brunello%20-%20Elementos%20textuais.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/4/Yuri%20Brunello%20-%20Elementos%20pr%c3%a9-textuais.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/8676/5/Yuri%20Brunello%20-%20Elementos%20textuais.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0b6c0eed2147b637b6b73d900fb4d42 707fed720874a027c67333dc423e5b5f 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 8c0c320b4ff6e4c681b05150ac0275e1 caccf151f0fa1b5c03e80ceca7615e96 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459422474698752 |