Cultura dos corpos contemporâneos: práticas corporais e representações sociais de muklheres velhas soteropolitanas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Cássio Luiz Aragão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35977
Resumo: O corpo da mulher idosa jovem na cultura brasileira contemporânea é considerado um capital distintivo a ser conquistado. Neste processo, o discurso sobre a saúde perfeita, a prática da atividade física, a realização do treino funcional, a moda, o uso de produtos nutricionais, as práticas alimentares, o uso dos produtos farmacêuticos, as reposições hormonais, a realização de procedimentos estéticos e cirúrgicos, a qualidade de vida e a longevidade incorporam significados de juventude, força, beleza, aparência física, estética, juvenilização e rejuvenescimento dos corpos. A partir destes pressupostos, esta tese tem o objetivo de compreender os processos de construção das representações sociais dos corpos de mulheres idosas jovens (com idade entre 60 e 75 anos), como ressignificação da sua identidade cultural. Esta pesquisa investiga quais são as representações sociais de sete mulheres idosas jovens sobre seus corpos. A metodologia utilizada para esse estudo foi a etnografia com destaque para a pesquisa qualitativa. Utilizamos os seguintes recursos, métodos, técnicas e ferramentas: conversas formais, observação etnográfica, observação participante, entrevistas individuais, entrevistas e questionários em profundidade, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, diário de campo, questionários com perguntas abertas e fechadas, o recurso de áudio do celular denominado “Gravação de voz”, telefonemas, o aplicativo do WhatsApp e a plataforma digital de videoconferência do Google Meet. Como resultados, a investigação revela que as práticas corporais, a moda, a alimentação adequada, a reeducação alimentar, o uso de cosméticos antienvelhecimento e toda cultura do corpo a partir das observações etnográficas, das narrativas e das análises empreendidas no nosso estudo permitem afirmar que os modos e estilos de vida da cultura do corpo, no Brasil, adotados por essas mulheres idosas jovens na cultura contemporânea são marcados por uma lógica de consumo. As representações sociais dos seus corpos na juventude são compreendidas sob os aspectos: da visibilidade, da beleza, da juvenilização, do bem-estar físico, da saúde, da ausência de doenças, da vaidade, da força, da alegria, do jogo de sedução, da magreza e da extrema preocupação com a aparência física. As representações sociais e identidades que as mulheres idosas jovens têm dos corpos no envelhecimento fazem emergir experiências relacionadas ao surgimento de doenças, dependência física, de cuidados com as doenças instaladas, falta de sexo, falta de apetite sexual, falta de sensualidade e falta de visibilidade. As mulheres idosas jovens acreditam que, na velhice, elas têm um corpo “velhofobia”. Todas as idosas mostraram-se resignadas com o corpo em processo de envelhecimento, no entanto, do ponto de vista de ganho, nenhuma relatou que prefere o corpo de hoje, o corpo velho, ao corpo jovem, do passado.
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Como resultados, a investigação revela que as práticas corporais, a moda, a alimentação adequada, a reeducação alimentar, o uso de cosméticos antienvelhecimento e toda cultura do corpo a partir das observações etnográficas, das narrativas e das análises empreendidas no nosso estudo permitem afirmar que os modos e estilos de vida da cultura do corpo, no Brasil, adotados por essas mulheres idosas jovens na cultura contemporânea são marcados por uma lógica de consumo. As representações sociais dos seus corpos na juventude são compreendidas sob os aspectos: da visibilidade, da beleza, da juvenilização, do bem-estar físico, da saúde, da ausência de doenças, da vaidade, da força, da alegria, do jogo de sedução, da magreza e da extrema preocupação com a aparência física. As representações sociais e identidades que as mulheres idosas jovens têm dos corpos no envelhecimento fazem emergir experiências relacionadas ao surgimento de doenças, dependência física, de cuidados com as doenças instaladas, falta de sexo, falta de apetite sexual, falta de sensualidade e falta de visibilidade. As mulheres idosas jovens acreditam que, na velhice, elas têm um corpo “velhofobia”. Todas as idosas mostraram-se resignadas com o corpo em processo de envelhecimento, no entanto, do ponto de vista de ganho, nenhuma relatou que prefere o corpo de hoje, o corpo velho, ao corpo jovem, do passado.The body of young elderly women in contemporary Brazilian culture is considered a distinctive capital to be conquered. In this process, the discourse about perfect health, the practice of physical activity, the performance of functional training, fashion, the use of nutritional products, dietary practices, the use of pharmaceutical products, hormonal replacements, the performance of aesthetic procedures and surgical, quality of life and longevity incorporate meanings of youth, strength, beauty, physical appearance, esthetics, youthfulness and rejuvenation of bodies. Based on these assumptions, this thesis aims to understand the processes of construction of social representations of the bodies of young elderly women (aged between 60 and 75 years), as a redefinition of their cultural identity. This research investigates the social representations of seven young elderly women about their bodies. The methodology used for this study was ethnography, with emphasis on qualitative research. We use the following resources, methods, techniques and tools: formal conversations, ethnographic observation, participant observation, individual interviews, in-depth interviews and questionnaires, structured and semi-structured interviews, field diary, questionnaires with open and closed questions, the audio resource of cell phone called “Voice Recording”, phone calls and also WhatsApp and Google Meet applications. As a result, the investigation reveals that bodily practices, fashion, proper nutrition, dietary re-education, the use of anti-aging cosmetics and all body culture from the ethnographic observations, narratives and analyzes undertaken in our study allow us to state that the ways and lifestyles of the culture of the body, in Brazil, adopted by these elderly young women in contemporary culture are marked by a logic of consumption. The social representations of their bodies in youth are understood under the following aspects: visibility, beauty, youth, physical well-being, health, absence of disease, vanity, strength, joy, the game of seduction , thinness and extreme concern with physical appearance. The social representations and identities that young elderly women have of the bodies in aging bring out experiences related to the emergence of diseases, physical dependence, care for existing diseases, lack of sex, lack of sexual appetite, lack of sensuality and lack of visibility. Young elderly women believe that, in old age, they have an “old phobia” body. All the elderly women showed resignation with the body in the process of aging, however, from the point of view of gain, none reported that they prefer the body of today, the old body, to the young body of the past.Submitted by Cassio Luiz Aragão Matos (cassioaragaofisio@gmail.com) on 2022-09-02T01:32:29Z No. of bitstreams: 1 Cultura dos Corpos Contemporâneos.pdf: 1850908 bytes, checksum: 6ac525f225db430437ca4c2f88c8f520 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-09-05T14:04:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Cultura dos Corpos Contemporâneos.pdf: 1850908 bytes, checksum: 6ac525f225db430437ca4c2f88c8f520 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-05T14:04:31Z (GMT). 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