O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D' Amorim Junior, Nid Dutra
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33356
Resumo: A indústria do cinema é composta pelo tripé: produção, distribuição e exibição. Esta tese trata de distribuição e exibição de cinema. O objetivo geral é compreender a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, Bahia, no período de 1950 a 1959, e os objetivos específicos são descrever a distribuição, descrever a exibição, e interpretar a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, no período de 1950 a 1959. Para cumprimento desses objetivos: construiu-se uma abordagem histórica interpretativa de distribuição e exibição de cinema como fenômeno organizacional; e realizou-se um estudo histórico-organizacional com o uso de um modelo aberto e flexível de pesquisa qualitativa. As fontes pesquisadas foram: periódicos, registros de empresas e outros documentos sobre cinema pertencentes a acervos de organizações e indivíduos; e pessoas envolvidas com produção, distribuição e exibição de cinema em Salvador. A análise dos dados coletados nessas fontes resultou nas descrições de distribuição e exibição de cinema em Salvador, nos anos de 1950 a 1959. Na descrição da distribuição de cinema, evidenciaram-se: as distribuidoras. Na descrição da exibição de cinema, evidenciaram-se: o intelectual Walter da Silveira; o cronista Hamilton Correia; o cineasta Glauber Rocha; as salas de cinema; o empreendedor Francisco Pithon; o Clube de Cinema da Bahia (CCB); e outras organizações relacionadas. A análise dessas descrições resultou na interpretação da distribuição e exibição de cinema, em Salvador, nos anos de 1950 a 1959 sob dois temas emergentes: o distribuidor e o exibidor no mercado de cinema em Salvador na década de 1950; e o intelectual, o empreendedor e o cronista na exibição de cinema em Salvador na década de 1950. Sob o foco do distribuidor e do exibidor no mercado de cinema constatouse: a concentração do mercado distribuidor gerando um domínio sobre a exibição, provocado pela falta de legislação brasileira sobre o tripé do cinema; a atuação do distribuidor enceslão Verde durante a década de 1950. Iniciando em 1946, como um simples representante comercial e chegando ao final do ano de 1959, como representante da maioria das produtoras de filmes. Sob o foco do intelectual, do empreendedor e do cronista na exibição de cinema constatou-se: a intelectualidade de Walter da Silveira, que ao divulgar o cinema de arte, por meio do Clube de Cinema da Bahia, moldou toda uma geração; o empreendedorismo de Francisco Pithon, que revolucionou o setor de exibição; e a presença do cronista Hamilton Correia, que além de ter testemunhado as mudanças ocorridas no setor de cinema, as deixou registradas para as próximas gerações. O que em síntese se compreendeu é que a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, no período de 1950 a 1959, foram fundamentais para o cinema como indústria e arte.
id UFBA-2_8349c7f2cce91899de307878026badcf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33356
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling D' Amorim Junior, Nid DutraSilva, Mônica de Aguiar Mac-Allister daKirschbaum, CharlesSouza, Elisabeth Regina Loiola da CruzSampaio, Maria Ângela da Costa Lino FrancoSilva, Manuela Ramos daCarvalho, Maria do Socorro Silva2021-05-07T13:56:52Z2021-05-07T13:56:52Z2021-05-072020-10-06http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33356A indústria do cinema é composta pelo tripé: produção, distribuição e exibição. Esta tese trata de distribuição e exibição de cinema. O objetivo geral é compreender a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, Bahia, no período de 1950 a 1959, e os objetivos específicos são descrever a distribuição, descrever a exibição, e interpretar a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, no período de 1950 a 1959. Para cumprimento desses objetivos: construiu-se uma abordagem histórica interpretativa de distribuição e exibição de cinema como fenômeno organizacional; e realizou-se um estudo histórico-organizacional com o uso de um modelo aberto e flexível de pesquisa qualitativa. As fontes pesquisadas foram: periódicos, registros de empresas e outros documentos sobre cinema pertencentes a acervos de organizações e indivíduos; e pessoas envolvidas com produção, distribuição e exibição de cinema em Salvador. A análise dos dados coletados nessas fontes resultou nas descrições de distribuição e exibição de cinema em Salvador, nos anos de 1950 a 1959. Na descrição da distribuição de cinema, evidenciaram-se: as distribuidoras. Na descrição da exibição de cinema, evidenciaram-se: o intelectual Walter da Silveira; o cronista Hamilton Correia; o cineasta Glauber Rocha; as salas de cinema; o empreendedor Francisco Pithon; o Clube de Cinema da Bahia (CCB); e outras organizações relacionadas. A análise dessas descrições resultou na interpretação da distribuição e exibição de cinema, em Salvador, nos anos de 1950 a 1959 sob dois temas emergentes: o distribuidor e o exibidor no mercado de cinema em Salvador na década de 1950; e o intelectual, o empreendedor e o cronista na exibição de cinema em Salvador na década de 1950. Sob o foco do distribuidor e do exibidor no mercado de cinema constatouse: a concentração do mercado distribuidor gerando um domínio sobre a exibição, provocado pela falta de legislação brasileira sobre o tripé do cinema; a atuação do distribuidor enceslão Verde durante a década de 1950. Iniciando em 1946, como um simples representante comercial e chegando ao final do ano de 1959, como representante da maioria das produtoras de filmes. Sob o foco do intelectual, do empreendedor e do cronista na exibição de cinema constatou-se: a intelectualidade de Walter da Silveira, que ao divulgar o cinema de arte, por meio do Clube de Cinema da Bahia, moldou toda uma geração; o empreendedorismo de Francisco Pithon, que revolucionou o setor de exibição; e a presença do cronista Hamilton Correia, que além de ter testemunhado as mudanças ocorridas no setor de cinema, as deixou registradas para as próximas gerações. O que em síntese se compreendeu é que a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, no período de 1950 a 1959, foram fundamentais para o cinema como indústria e arte.The film industry consists of the tripod: production, distribution and exhibition. This thesis deals with cinema distribution and exhibition. The general objective is to understand the distribution and exhibition of cinema, in Salvador, Bahia, from 1950 to 1959, and the specific objectives are to describe the distribution, describe the exhibition, and to interpret the distribution and exhibition of cinema, in Salvador, from 1950 to 1959. To fulfill these objectives: a historical interpretative approach to the distribution and exhibition of cinema was constructed as an organizational phenomenon; and a historical-organizational study was carried out using an open and flexible model of qualitative research. The sources researched were: periodicals, company records and other documents on the cinema of collections of organizations and individuals; and individuals involved in the production, distribution and exhibition of cinema in Salvador. The analysis of the data collected from these sources resulted in descriptions of cinema distribution and exhibition in Salvador, from the years 1950 to 1959. In the description of the cinema distribution, the following were highlighted: the distributors. In the description of the cinema exhibition, the following were highlighted: the intellectual Walter da Silveira; the chronicler Hamilton Correia; filmmaker Glauber Rocha; movie theaters; the entrepreneur Francisco Pithon; the Bahia Film Club (CCB); and other organizations. The analysis of these descriptions resulted in the interpretation of cinema distribution and exhibition, in Salvador, in the years 1950 to 1959 under two emerging themes: the distributor and the exhibitor in the cinema market in Salvador in the 1950s; and the intellectual, the entrepreneur and the chronicler in the cinema exhibition in Salvador in the 1950s. Under the focus of the distributor and the exhibitor in the cinema market it was found: the concentration of the distributor market generating a dominance over the exhibition, provoked by the lack of Brazilian legislation on the cinema tripod; the performance of the distributor Wenceslão Verde during the 1950s. Beginning in 1946, as a simple commercial representative and arriving at the end of 1959, as representative of most film producers. Under the focus of the intellectual, the entrepreneur and the chronicler in the cinema exhibition, it was verified: the intellectuality of Walter da Silveira, who, when promoting art cinema, through the Clube de Cinema da Bahia, shaped an entire generation; Francisco Pithon´s entrepreneurship, which revolutionized the exhibition sector; and the presence of the chronicler Hamilton Correia, who, in addition to having witnessed the changes in the cinema sector, left them registered for the next generations. In summary, it was understood that the distribution and exhibition of cinema in Salvador, from 1950 to 1959, were fundamental for cinema as an industry and art.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2021-04-12T20:21:15Z No. of bitstreams: 1 Nid D´ Amorim _O Cinema em Salvador.pdf: 7816990 bytes, checksum: aee2a30dfb7d01dd2e91b2cba261d0c1 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2021-05-07T13:56:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Nid D´ Amorim _O Cinema em Salvador.pdf: 7816990 bytes, checksum: aee2a30dfb7d01dd2e91b2cba261d0c1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-07T13:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nid D´ Amorim _O Cinema em Salvador.pdf: 7816990 bytes, checksum: aee2a30dfb7d01dd2e91b2cba261d0c1 (MD5)CAPESCiências Sociais AplicadasOrganizaçãoCinemaDistribuiçãoExibiçãoO cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de AdministraçãoNúcleo de oós-Graduação em AdministraçãoUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALNid D´ Amorim _O Cinema em Salvador.pdfNid D´ Amorim _O Cinema em Salvador.pdfapplication/pdf7816990https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33356/1/Nid%20D%c2%b4%20Amorim%20_O%20Cinema%20em%20Salvador.pdfaee2a30dfb7d01dd2e91b2cba261d0c1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33356/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTNid D´ Amorim _O Cinema em Salvador.pdf.txtNid D´ Amorim _O Cinema em Salvador.pdf.txtExtracted texttext/plain1257300https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33356/3/Nid%20D%c2%b4%20Amorim%20_O%20Cinema%20em%20Salvador.pdf.txt2c38e8730bd95901ad7a639c4f9fe2a0MD53ri/333562022-02-20 22:08:00.564oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:08Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959
title O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959
spellingShingle O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959
D' Amorim Junior, Nid Dutra
Ciências Sociais Aplicadas
Organização
Cinema
Distribuição
Exibição
title_short O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959
title_full O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959
title_fullStr O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959
title_full_unstemmed O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959
title_sort O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil, no período de 1950-1959
author D' Amorim Junior, Nid Dutra
author_facet D' Amorim Junior, Nid Dutra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D' Amorim Junior, Nid Dutra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kirschbaum, Charles
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Sampaio, Maria Ângela da Costa Lino Franco
Silva, Manuela Ramos da
Carvalho, Maria do Socorro Silva
contributor_str_mv Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
Kirschbaum, Charles
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Sampaio, Maria Ângela da Costa Lino Franco
Silva, Manuela Ramos da
Carvalho, Maria do Socorro Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
Organização
Cinema
Distribuição
Exibição
dc.subject.por.fl_str_mv Organização
Cinema
Distribuição
Exibição
description A indústria do cinema é composta pelo tripé: produção, distribuição e exibição. Esta tese trata de distribuição e exibição de cinema. O objetivo geral é compreender a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, Bahia, no período de 1950 a 1959, e os objetivos específicos são descrever a distribuição, descrever a exibição, e interpretar a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, no período de 1950 a 1959. Para cumprimento desses objetivos: construiu-se uma abordagem histórica interpretativa de distribuição e exibição de cinema como fenômeno organizacional; e realizou-se um estudo histórico-organizacional com o uso de um modelo aberto e flexível de pesquisa qualitativa. As fontes pesquisadas foram: periódicos, registros de empresas e outros documentos sobre cinema pertencentes a acervos de organizações e indivíduos; e pessoas envolvidas com produção, distribuição e exibição de cinema em Salvador. A análise dos dados coletados nessas fontes resultou nas descrições de distribuição e exibição de cinema em Salvador, nos anos de 1950 a 1959. Na descrição da distribuição de cinema, evidenciaram-se: as distribuidoras. Na descrição da exibição de cinema, evidenciaram-se: o intelectual Walter da Silveira; o cronista Hamilton Correia; o cineasta Glauber Rocha; as salas de cinema; o empreendedor Francisco Pithon; o Clube de Cinema da Bahia (CCB); e outras organizações relacionadas. A análise dessas descrições resultou na interpretação da distribuição e exibição de cinema, em Salvador, nos anos de 1950 a 1959 sob dois temas emergentes: o distribuidor e o exibidor no mercado de cinema em Salvador na década de 1950; e o intelectual, o empreendedor e o cronista na exibição de cinema em Salvador na década de 1950. Sob o foco do distribuidor e do exibidor no mercado de cinema constatouse: a concentração do mercado distribuidor gerando um domínio sobre a exibição, provocado pela falta de legislação brasileira sobre o tripé do cinema; a atuação do distribuidor enceslão Verde durante a década de 1950. Iniciando em 1946, como um simples representante comercial e chegando ao final do ano de 1959, como representante da maioria das produtoras de filmes. Sob o foco do intelectual, do empreendedor e do cronista na exibição de cinema constatou-se: a intelectualidade de Walter da Silveira, que ao divulgar o cinema de arte, por meio do Clube de Cinema da Bahia, moldou toda uma geração; o empreendedorismo de Francisco Pithon, que revolucionou o setor de exibição; e a presença do cronista Hamilton Correia, que além de ter testemunhado as mudanças ocorridas no setor de cinema, as deixou registradas para as próximas gerações. O que em síntese se compreendeu é que a distribuição e a exibição de cinema, em Salvador, no período de 1950 a 1959, foram fundamentais para o cinema como indústria e arte.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-10-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-07T13:56:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-07T13:56:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33356
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração
dc.publisher.program.fl_str_mv Núcleo de oós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33356/1/Nid%20D%c2%b4%20Amorim%20_O%20Cinema%20em%20Salvador.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33356/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33356/3/Nid%20D%c2%b4%20Amorim%20_O%20Cinema%20em%20Salvador.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aee2a30dfb7d01dd2e91b2cba261d0c1
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
2c38e8730bd95901ad7a639c4f9fe2a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459625254617088