Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neli Fabiane Mombelli
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985
Resumo: Este artigo aborda a crise nos espaços de exibição audiovisual na última década. O objetivo é discutir o fluxo da circulação de obras, com destaque para o cinema documental, em festivais, cineclubes e internet, a partir dos conceitos de rota e desvio, apropriados de Appadurai (1991). Especificamente, o artigo pretende abordar as transformações das formas de exibição e difusão, diferenciar a dinâmica do cinema documental para o ficcional, e refletir sobre a exibição de filmes como prática cultural. Até por volta de 2017, os espaços de exibição e difusão buscavam contornar, através de políticas públicas, a crise estrutural histórica. O período que se segue traz uma mudança substancial, tendo a internet como importante vetor da exibição e difusão cinematográfica. De desvio, ela agora também passa a ser rota e transforma as práticas sociais do cinema. Ainda assim, permanece a crise estrutural do setor.
id RCAP_b17a5e34b49bc6e0fc1e7ff25c37b5d9
oai_identifier_str oai:aim.org.pt/ojs/:article/985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documentalPaths and Diversions in Spaces for Audiovisual Exhibition and Dissemination in Brazil: Festivals, Film Societies and the InternetExhibition spacescinemadocumentaryinternetpaths and diversionsEspaços de exibiçãocinemadocumentáriointernetrotas e desviosEste artigo aborda a crise nos espaços de exibição audiovisual na última década. O objetivo é discutir o fluxo da circulação de obras, com destaque para o cinema documental, em festivais, cineclubes e internet, a partir dos conceitos de rota e desvio, apropriados de Appadurai (1991). Especificamente, o artigo pretende abordar as transformações das formas de exibição e difusão, diferenciar a dinâmica do cinema documental para o ficcional, e refletir sobre a exibição de filmes como prática cultural. Até por volta de 2017, os espaços de exibição e difusão buscavam contornar, através de políticas públicas, a crise estrutural histórica. O período que se segue traz uma mudança substancial, tendo a internet como importante vetor da exibição e difusão cinematográfica. De desvio, ela agora também passa a ser rota e transforma as práticas sociais do cinema. Ainda assim, permanece a crise estrutural do setor.This article discusses the crisis that has affected the spaces of audiovisual exhibition in the last decade. The objective is to discuss the flow and circulation of works, with a focus on documentary cinema, based on Appadurai’s (1991) concepts of path and diversion. I will address the transformations in the modes of exhibition and dissemination, differentiate between documentary and fictional cinema dynamics, and reflect on film exhibition as a cultural practice. Up to around 2017, the spaces of exhibition and dissemination sought to circumvent historical structural crisis through public policies. After this period, a substantial change took place, with the internet becoming an important vector of cinema exhibition and dissemination. From being a diversion, the internet has now also become a path and transforms the social practices of cinema. Yet, the sector’s structural crisis prevails.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2023-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 2 (2023): Film Exhibition in Crisis; 122-145Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 2 (2023): As Crises da Exibição Cinematográfica; 122-1452183-175010.14591/aniki.v10n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/985http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/985/527Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeli Fabiane Mombelli2024-01-26T02:03:36Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:25.759224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
Paths and Diversions in Spaces for Audiovisual Exhibition and Dissemination in Brazil: Festivals, Film Societies and the Internet
title Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
spellingShingle Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
Neli Fabiane Mombelli
Exhibition spaces
cinema
documentary
internet
paths and diversions
Espaços de exibição
cinema
documentário
internet
rotas e desvios
title_short Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
title_full Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
title_fullStr Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
title_full_unstemmed Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
title_sort Rotas e desvios nos espaços de exibição e a dinâmica do cinema documental
author Neli Fabiane Mombelli
author_facet Neli Fabiane Mombelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neli Fabiane Mombelli
dc.subject.por.fl_str_mv Exhibition spaces
cinema
documentary
internet
paths and diversions
Espaços de exibição
cinema
documentário
internet
rotas e desvios
topic Exhibition spaces
cinema
documentary
internet
paths and diversions
Espaços de exibição
cinema
documentário
internet
rotas e desvios
description Este artigo aborda a crise nos espaços de exibição audiovisual na última década. O objetivo é discutir o fluxo da circulação de obras, com destaque para o cinema documental, em festivais, cineclubes e internet, a partir dos conceitos de rota e desvio, apropriados de Appadurai (1991). Especificamente, o artigo pretende abordar as transformações das formas de exibição e difusão, diferenciar a dinâmica do cinema documental para o ficcional, e refletir sobre a exibição de filmes como prática cultural. Até por volta de 2017, os espaços de exibição e difusão buscavam contornar, através de políticas públicas, a crise estrutural histórica. O período que se segue traz uma mudança substancial, tendo a internet como importante vetor da exibição e difusão cinematográfica. De desvio, ela agora também passa a ser rota e transforma as práticas sociais do cinema. Ainda assim, permanece a crise estrutural do setor.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985
https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985
url https://doi.org/10.14591/aniki.v10n2.985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/985
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/985/527
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
dc.source.none.fl_str_mv Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 10 No 2 (2023): Film Exhibition in Crisis; 122-145
Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 10 n. 2 (2023): As Crises da Exibição Cinematográfica; 122-145
2183-1750
10.14591/aniki.v10n2
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137060635803648