Os modelos de gestão de frota e suas vantagens competitivas - caso de estudo: BM Distribuidora de Bebidas Ltda.
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
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Resumo: | p. 1-89 |
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Cruz, Paulo Emílio de Oliveira eCruz, Paulo Emílio de Oliveira eTeixeira, Francisco Lima Cruz2013-04-05T17:00:05Z2013-04-05T17:00:05Z2006http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9463p. 1-89As práticas de gestão organizacional nos últimos anos apresentaram mudanças consideráveis as quais foram provocadas, em boa parte, pelos altos índices de competição atual e pela velocidade das mudanças do macroambiente econômico, político e social. Algumas dessas mudanças levaram as empresas a revisarem seus limites de atuação organizacional e reestruturarem seu modelo de gestão. Considerando este contexto de mudanças e re-ordenamento das fronteiras organizacionais, esta dissertação procura identificar quais são as vantagens competitivas dos modelos de gestão de frota própria e terceirizada. A questão chave desta dissertação é testada e analisada com base no contexto teórico da Vantagem Competitiva e da Economia dos Custos de Transação. Os pressupostos teóricos são analisados através de um caso empírico que permeia a utilização dos dois modelos aqui analisados. Os resultados obtidos indicam uma vertente com duas linhas distintas de gestão sob a logística de entrega: uma ligada às empresas que acompanharam o processo de mudança e hoje investem numa estrutura de gestão partilhada, com frota própria e terceirizada; e outra às empresas tradicionalistas que, em função de alguns paradigmas do passado, optaram por manter e gerir uma frota própria. A análise dos modelos de gestão aponta para as vantagens oferecidas por cada um e para uma contextualização do seu uso partilhado. Verifica-se que, na prática, o uso correto e eficaz da terceirização de frota tem uma relação direta com a correta interpretação das competências essenciais da empresa. Por fim, o maior interesse desta dissertação é entender de que forma os modelos de gestão de frota podem contribuir para a criação de vantagem competitiva das distribuidoras de bebidas e em que contexto cada um deles deve ser utilizado.Submitted by Santiago Fabio (fabio.ssantiago@hotmail.com) on 2013-03-06T20:52:37Z No. of bitstreams: 1 5555.pdf: 995786 bytes, checksum: b17901d840a7cbe68306600d0056213f (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima(tatianasl@ufba.br) on 2013-04-05T17:00:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 5555.pdf: 995786 bytes, checksum: b17901d840a7cbe68306600d0056213f (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-05T17:00:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 5555.pdf: 995786 bytes, checksum: b17901d840a7cbe68306600d0056213f (MD5) Previous issue date: 2006SalvadorUniversidade Federal da Bahiahttp://www.adm.ufba.br/sites/default/files/publicacao/arquivo/paulo_emilio_oliveira_cruz.pdfreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAvantagem competitivaterceirizaçãocustos de transaçãodistribuidoras de bebidasCompetitive advantagesoutsourcingtransaction costsbeverage distributorsOs modelos de gestão de frota e suas vantagens competitivas - caso de estudo: BM Distribuidora de Bebidas Ltda.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação. Paulo de Oliveira e CruzDissertação. 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