Cultura e comunicação: desafio da política pública para o empoderamento dos grupos da cultura popular
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22204 |
Resumo: | Recorrendo ao conceito da Folkcomunicação – enquanto conjunto de processos de intercâmbio de informações, pensamentos, atitudes e opiniões de grupos marginalizados, urbanos ou rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore –, este artigo visa alertar para a importância do incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas de comunicação atreladas às políticas de cultura como forma de fortalecer, dar mais autonomia e sustentabilidade aos grupos de cultura popular, que tão bem encaixam no conceito dos grupos “marginalizados” da teoria da Folkcomunicação criada pelo jornalista Luiz Beltrão. A artista olindense Beth de Oxum é ícone, neste estudo, da apropriação que agentes da cultura popular têm experimentado, apropriando-se das ferramentas de comunicação de massa para emitir suas próprias mensagens, de forma que seu público sinta-se representado em seu modo de vida, suas necessidades, aspirações, etc. Gestores de cultura precisam estar cientes, atentos e executar demandas já discutidas e formalizadas que objetivam o fortalecimento da cultura através do incentivo à comunicação para este setor, sobretudo através do fazer comunicacional pelos próprios agentes da cultura. |
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A artista olindense Beth de Oxum é ícone, neste estudo, da apropriação que agentes da cultura popular têm experimentado, apropriando-se das ferramentas de comunicação de massa para emitir suas próprias mensagens, de forma que seu público sinta-se representado em seu modo de vida, suas necessidades, aspirações, etc. Gestores de cultura precisam estar cientes, atentos e executar demandas já discutidas e formalizadas que objetivam o fortalecimento da cultura através do incentivo à comunicação para este setor, sobretudo através do fazer comunicacional pelos próprios agentes da cultura.Submitted by Secretária IHAC (ihacsecretaria@ufba.br) on 2017-04-27T10:39:01Z No. of bitstreams: 1 Michelle de Assunção.pdf: 183943 bytes, checksum: f04875abab2283427a751a47a842da0b (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Barroso (pbarroso@ufba.br) on 2017-05-02T17:48:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Michelle de Assunção.pdf: 183943 bytes, checksum: f04875abab2283427a751a47a842da0b (MD5)Made available in DSpace on 2017-05-02T17:48:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michelle de Assunção.pdf: 183943 bytes, checksum: f04875abab2283427a751a47a842da0b (MD5)MINISTÉRIO DA CULTURA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE PERNAMBUCO FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCOFolkcomunicaçãoComunicação PopularCultura e ComunicaçãoGestão PúblicaCultura e comunicação: desafio da política pública para o empoderamento dos grupos da cultura popularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton SantosMINISTÉRIO DA CULTURASECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE PERNAMBUCOFUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCOUNIVERSIDADE DE PERNAMBUCOIHACbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALMichelle de Assunção.pdfMichelle de Assunção.pdfapplication/pdf183943https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22204/1/Michelle%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdff04875abab2283427a751a47a842da0bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22204/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTMichelle de Assunção.pdf.txtMichelle de Assunção.pdf.txtExtracted texttext/plain59155https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22204/3/Michelle%20de%20Assun%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtb4aed50a2fa2cc0b72473d6f8cb0c2faMD53ri/222042022-02-20 22:56:49.293oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:56:49Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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Recorrendo ao conceito da Folkcomunicação – enquanto conjunto de processos de intercâmbio de informações, pensamentos, atitudes e opiniões de grupos marginalizados, urbanos ou rurais, através de agentes e meios direta ou indiretamente ligados ao folclore –, este artigo visa alertar para a importância do incentivo ao desenvolvimento de políticas públicas de comunicação atreladas às políticas de cultura como forma de fortalecer, dar mais autonomia e sustentabilidade aos grupos de cultura popular, que tão bem encaixam no conceito dos grupos “marginalizados” da teoria da Folkcomunicação criada pelo jornalista Luiz Beltrão. A artista olindense Beth de Oxum é ícone, neste estudo, da apropriação que agentes da cultura popular têm experimentado, apropriando-se das ferramentas de comunicação de massa para emitir suas próprias mensagens, de forma que seu público sinta-se representado em seu modo de vida, suas necessidades, aspirações, etc. Gestores de cultura precisam estar cientes, atentos e executar demandas já discutidas e formalizadas que objetivam o fortalecimento da cultura através do incentivo à comunicação para este setor, sobretudo através do fazer comunicacional pelos próprios agentes da cultura. |
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