Aplicações folkcomunicacionais na publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lana Cristina Nascimento
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/AUM/article/view/4733
http://hdl.handle.net/11449/134722
Resumo: O presente trabalho faz uma análise de anúncios publicitários onde são utilizados elementos da folkcomunicação na construção da linguagem publicitária. Empregando a pesquisa bibliográfica e documental buscamos evidenciar quais são esses elementos e como eles são apropriados pela linguagem publicitária. Os conceitos da folkcomunicação, na área da publicidade, mostram que, na realidade, os “comunicadores folclóricos” traduzem os conteúdos complexos dos meios de comunicação de massa e os interpretam segundo valores tradicionais das camadas populares, conforme conceitos definidos por Luiz Beltrão. Essa tradução faz a aproximação com o público tão almejada pela publicidade, criando espaços de entendimento e de consumo dos bens ofertados. Nesta pesquisa, foi possível demonstrar como, em várias situações publicitárias, as apropriações dos conceitos folk são incorporados na e pela linguagem da publicidade.
id UNSP_9e23eb022b14fb00e6141b89e8012c43
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134722
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aplicações folkcomunicacionais na publicidadeFolkcomunicaçãoFolkmídiaPublicidadeCulturaComunicaçãoO presente trabalho faz uma análise de anúncios publicitários onde são utilizados elementos da folkcomunicação na construção da linguagem publicitária. Empregando a pesquisa bibliográfica e documental buscamos evidenciar quais são esses elementos e como eles são apropriados pela linguagem publicitária. Os conceitos da folkcomunicação, na área da publicidade, mostram que, na realidade, os “comunicadores folclóricos” traduzem os conteúdos complexos dos meios de comunicação de massa e os interpretam segundo valores tradicionais das camadas populares, conforme conceitos definidos por Luiz Beltrão. Essa tradução faz a aproximação com o público tão almejada pela publicidade, criando espaços de entendimento e de consumo dos bens ofertados. Nesta pesquisa, foi possível demonstrar como, em várias situações publicitárias, as apropriações dos conceitos folk são incorporados na e pela linguagem da publicidade.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru, Bauru, Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, CEP 17033360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Lana Cristina NascimentoGobbi, Maria Cristina [UNESP]2016-03-02T12:58:07Z2016-03-02T12:58:07Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article95-108application/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/AUM/article/view/4733Anuário Unesco/Umesp de Comunicação Regional, v. 15, n. 1, p. 95-108, 2011.1518-8833http://hdl.handle.net/11449/134722ISSN1518-8833-2011-15-01-95-108.pdf50147293366637312302756561160804Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAnuário Unesco/Umesp de Comunicação Regionalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-17T15:50:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134722Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:06:07.855475Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações folkcomunicacionais na publicidade
title Aplicações folkcomunicacionais na publicidade
spellingShingle Aplicações folkcomunicacionais na publicidade
Santos, Lana Cristina Nascimento
Folkcomunicação
Folkmídia
Publicidade
Cultura
Comunicação
title_short Aplicações folkcomunicacionais na publicidade
title_full Aplicações folkcomunicacionais na publicidade
title_fullStr Aplicações folkcomunicacionais na publicidade
title_full_unstemmed Aplicações folkcomunicacionais na publicidade
title_sort Aplicações folkcomunicacionais na publicidade
author Santos, Lana Cristina Nascimento
author_facet Santos, Lana Cristina Nascimento
Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
author_role author
author2 Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lana Cristina Nascimento
Gobbi, Maria Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Folkcomunicação
Folkmídia
Publicidade
Cultura
Comunicação
topic Folkcomunicação
Folkmídia
Publicidade
Cultura
Comunicação
description O presente trabalho faz uma análise de anúncios publicitários onde são utilizados elementos da folkcomunicação na construção da linguagem publicitária. Empregando a pesquisa bibliográfica e documental buscamos evidenciar quais são esses elementos e como eles são apropriados pela linguagem publicitária. Os conceitos da folkcomunicação, na área da publicidade, mostram que, na realidade, os “comunicadores folclóricos” traduzem os conteúdos complexos dos meios de comunicação de massa e os interpretam segundo valores tradicionais das camadas populares, conforme conceitos definidos por Luiz Beltrão. Essa tradução faz a aproximação com o público tão almejada pela publicidade, criando espaços de entendimento e de consumo dos bens ofertados. Nesta pesquisa, foi possível demonstrar como, em várias situações publicitárias, as apropriações dos conceitos folk são incorporados na e pela linguagem da publicidade.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-03-02T12:58:07Z
2016-03-02T12:58:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/AUM/article/view/4733
Anuário Unesco/Umesp de Comunicação Regional, v. 15, n. 1, p. 95-108, 2011.
1518-8833
http://hdl.handle.net/11449/134722
ISSN1518-8833-2011-15-01-95-108.pdf
5014729336663731
2302756561160804
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/AUM/article/view/4733
http://hdl.handle.net/11449/134722
identifier_str_mv Anuário Unesco/Umesp de Comunicação Regional, v. 15, n. 1, p. 95-108, 2011.
1518-8833
ISSN1518-8833-2011-15-01-95-108.pdf
5014729336663731
2302756561160804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anuário Unesco/Umesp de Comunicação Regional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 95-108
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129283945660416