Questões sociocientíficas na Educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conrado, Dália Melissa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24732
Resumo: As questões sociocientíficas (QSCs) têm sido adotadas, nas últimas décadas, na educação científica para abordar relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), com diferentes objetivos de ensino e de aprendizagem. Contudo, faltam aprofundamentos teórico-epistemológicos, éticos e pedagógicos sobre o uso de QSCs no ensino de ciências. Além disso, há pouca clareza nos fundamentos dos modelos teóricos propostos para a educação CTSA baseada em QSCs, o que dificulta a compreensão desses modelos e aumenta o risco de se reproduzir incoerências entre discurso e prática pedagógica, sobretudo quando se trata de alcançar um letramento científico crítico. Além disso, necessitamos desenvolver formas de superar determinados problemas de uma educação tradicional-tecnicista ainda hegemônica. Nesse contexto, com base em pressupostos da teoria crítica e do pós-positivismo; da educação CTSA nas vertentes sobre desenvolvimento moral e justiça socioambiental; em uma perspectiva não-antropocêntrica de ética das virtudes, e a partir do design research, nesta tese propomos um modelo teórico de ensino com base em QSCs e avaliamos suas características, visando a melhoria da capacidade de mobilização de conteúdos e da formação de cidadãos socioambientalmente responsáveis. Para isso, analisamos modelos teóricos sobre o uso de QSCs no ensino de ciências; apresentamos e discutimos um modelo teórico para o uso de QSCs na perspectiva do letramento científico crítico; e avaliamos características de um modelo teórico, aplicado em uma sequência didática, para favorecer a mobilização de conteúdos de ecologia, evolução e ética e o alcance do letramento científico crítico, no contexto do ensino superior de biologia. Percebemos, por exemplo, que os modelos teóricos da literatura são predominantemente antropocêntricos e podem ser relacionados ao letramento científico epistêmico, funcional e crítico. O modelo teórico que propomos enfatiza dimensões ética e política da educação científica, e possui grande potencial para formar cidadãos socioambientalmente responsáveis capazes de tomada de decisão e ação no cotidiano. Esperamos que este trabalho possa contribuir para avanços na área de pesquisa e implementação de inovações educacionais sobre o uso de QSCs na educação.
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Além disso, há pouca clareza nos fundamentos dos modelos teóricos propostos para a educação CTSA baseada em QSCs, o que dificulta a compreensão desses modelos e aumenta o risco de se reproduzir incoerências entre discurso e prática pedagógica, sobretudo quando se trata de alcançar um letramento científico crítico. Além disso, necessitamos desenvolver formas de superar determinados problemas de uma educação tradicional-tecnicista ainda hegemônica. Nesse contexto, com base em pressupostos da teoria crítica e do pós-positivismo; da educação CTSA nas vertentes sobre desenvolvimento moral e justiça socioambiental; em uma perspectiva não-antropocêntrica de ética das virtudes, e a partir do design research, nesta tese propomos um modelo teórico de ensino com base em QSCs e avaliamos suas características, visando a melhoria da capacidade de mobilização de conteúdos e da formação de cidadãos socioambientalmente responsáveis. Para isso, analisamos modelos teóricos sobre o uso de QSCs no ensino de ciências; apresentamos e discutimos um modelo teórico para o uso de QSCs na perspectiva do letramento científico crítico; e avaliamos características de um modelo teórico, aplicado em uma sequência didática, para favorecer a mobilização de conteúdos de ecologia, evolução e ética e o alcance do letramento científico crítico, no contexto do ensino superior de biologia. Percebemos, por exemplo, que os modelos teóricos da literatura são predominantemente antropocêntricos e podem ser relacionados ao letramento científico epistêmico, funcional e crítico. O modelo teórico que propomos enfatiza dimensões ética e política da educação científica, e possui grande potencial para formar cidadãos socioambientalmente responsáveis capazes de tomada de decisão e ação no cotidiano. Esperamos que este trabalho possa contribuir para avanços na área de pesquisa e implementação de inovações educacionais sobre o uso de QSCs na educação.Socio-scientific issues (SSI) have been adopted in the last decades in science education to address the relations between science, technology, society and environment (STSE), with different teaching and learning objectives. However, there is little theoretical-epistemological, ethical and pedagogical deepening on the use of SSI in science education. Furthermore, there is little understanding about the foundations of the theoretical models proposed for STSE education with SSI, which makes it difficult to understand these models and increases the risk of reproducing inconsistencies between discourse and pedagogical practice, especially when one wants to achieve critical scientific literacy. In addition, it is necessary to develop ways of overcoming some given problems of a traditional-technicism education. In this context, we grounded our approach on the assumptions from critical theory and post-positivism; from STSE education, in the moral development and socioenvironmental justice currents; from a non-anthropocentric perspective of virtue ethics; and, finally, from the design research as a methodological approach. Thus, we propose a theoretical model for SSI teaching, and an evaluation for its features, aimed to improve the capacity of contents mobilization and the education of socio-environmentally responsible citizens. For this, we analyzed theoretical frameworks about SSI in science education; we presented and discussed a theoretical framework for SSI teaching, aimed for critical scientific literacy; and we evaluated the characteristics of a theoretical model applied in a didactic sequence to enhance the contents mobilization about ecology, evolution and ethics, and, moreover, to reach the critical scientific literacy in the context of undergraduate biology education. We found out, for example, that the theoretical models in the literature are predominantly anthropocentric and may be related to epistemic, functional and critical scientific literacy. Our theoretical educational framework, by its turn, emphasizes the ethical and political dimensions of science education, and has great potential to form socio-environmentally responsible citizens capable of decision-making and action in everyday life. We hope that this work can contribute to advances in the area of research and implementation of educational innovations based on SSI.En las últimas décadas, en la educación científica, han sido adoptadas las cuestiones sociocientíficas (CSCs) para abordar las relaciones entre ciencia, tecnología, sociedad y ambiente (CTSA), con diferentes objetivos de enseñanza y aprendizaje. Sin embargo, hace falta profundizar el conocimiento de modo teórico-epistemológico, ético y pedagógico sobre el uso de CSC en la enseñanza de las ciencias. Hay poca aclaración sobre los fundamentos de los modelos teóricos propuestos para la educación CTSA basada en CSCs, lo que dificulta la comprensión de estos modelos y aumenta el riesgo de reproducir incoherencias entre discurso y práctica pedagógica, sobre todo cuando se trata de alcanzar una alfabetización científica crítica. Además, necesitamos desarrollar modos de superar determinados problemas de una educación tradicional-tecnicista aún hegemónica. En ese contexto, con base en los supuestos de la teoría crítica y del post-positivismo; de la educación CTSA en las vertientes sobre desarrollo moral y justicia socio-ambiental; en una perspectiva no-antropocéntrica de ética de las virtudes, y a partir del design research, esta tesis buscó proponer un modelo teórico de enseñanza basado en CSCs y evaluar sus características, para la mejora de la capacidad de movilización de contenidos y la formación de ciudadanos socio-ambientalmente responsables. Para esto, analizamos modelos teóricos sobre el uso de CSC en la enseñanza de ciencias; presentamos y discutimos un modelo teórico para el uso de CSCs en la perspectiva de la alfabetización científica crítica; y evaluamos características de un modelo teórico, aplicado en una secuencia didáctica, para favorecer la movilización de contenidos de ecología, evolución y ética así como el alcance de la alfabetización científica crítica, en el contexto de la enseñanza superior de biología. Se percibe, por ejemplo, que los modelos teóricos de la literatura son predominantemente antropocéntricos y pueden ser relacionados con la alfabetización científica epistémica, funcional y crítica. El modelo teórico que proponemos enfatiza dimensiones ética y política de la educación científica, y tiene gran potencial para formar ciudadanos socio-ambientalmente responsables capaces de toma de decisión y acción en el cotidiano. Esperamos que este trabajo pueda contribuir a los avances en el área de investigación e implementación de innovaciones educativas sobre el uso de CSC en la educación.Submitted by Dália Conrado (dalia.ufba@gmail.com) on 2017-11-10T01:24:06Z No. of bitstreams: 1 Tese-DaliaMelissaConrado-2017-QSC-CTSA-Final.pdf: 4289812 bytes, checksum: 938eebce93b0e3ed6b7ff368959d4a39 (MD5)Approved for entry into archive by NUBIA OLIVEIRA (nubia.marilia@ufba.br) on 2017-12-06T20:01:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese-DaliaMelissaConrado-2017-QSC-CTSA-Final.pdf: 4289812 bytes, checksum: 938eebce93b0e3ed6b7ff368959d4a39 (MD5)Made available in DSpace on 2017-12-06T20:01:08Z (GMT). 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