Literatura como ação e cooperação: aportes sociológicos para a compreensão de um movimento cultural nas periferias paulistanas
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37170 |
Resumo: | Neste texto, elaboro reflexões metodológicas sobre o trabalho de campo realizado junto ao Movimento da Literatura Marginal de São Paulo. Para tanto, apresento minha experiência em uma instância específica de produção, circulação e consumo literários, o Sarau da Brasa, coletivo cultural da Brasilândia. Em seguida, trago materiais obtidos na pesquisa, inclusive de outros eventos, a fim de lançar luzes sobre o modo de atuar dos/as agentes. Ao problematizar uma cena literária em particular, examino algumas dinâmicas dos saraus que permitiram a emergência de escritores/as que se autodenominam marginais, bem como a produção de objetos literários a partir dos vínculos que agentes estabelecem com espaços periféricos. Ainda que os saraus portem atributos distintivos – modus operandi, organização, estética, formato, rituais, base ideológica por traz de cada projeto –, a partir dos aportes de Howard Becker, argumento que redes, arranjos e agenciamentos cooperativos fazem com que eles instituam um novo movimento cultural de caráter popular e urbano. |
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2023-06-06T14:49:58Z2023-06-06T14:49:58Z2021-05-21OLIVEIRA, Lucas Amaral de. Literatura como ação e cooperação: aportes sociológicos para a compreensão de um movimento cultural nas periferias paulistanas. Estudos de Sociologia, vol. 26, n. 50, p. 497-520, 2021.1982-4718https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3717010.52780/res.13146Neste texto, elaboro reflexões metodológicas sobre o trabalho de campo realizado junto ao Movimento da Literatura Marginal de São Paulo. Para tanto, apresento minha experiência em uma instância específica de produção, circulação e consumo literários, o Sarau da Brasa, coletivo cultural da Brasilândia. Em seguida, trago materiais obtidos na pesquisa, inclusive de outros eventos, a fim de lançar luzes sobre o modo de atuar dos/as agentes. Ao problematizar uma cena literária em particular, examino algumas dinâmicas dos saraus que permitiram a emergência de escritores/as que se autodenominam marginais, bem como a produção de objetos literários a partir dos vínculos que agentes estabelecem com espaços periféricos. Ainda que os saraus portem atributos distintivos – modus operandi, organização, estética, formato, rituais, base ideológica por traz de cada projeto –, a partir dos aportes de Howard Becker, argumento que redes, arranjos e agenciamentos cooperativos fazem com que eles instituam um novo movimento cultural de caráter popular e urbano.In this text, I elaborate methodological reflections about an important moment of a fieldwork carried out with the Movement of Marginal Literature in São Paulo, Brazil. In order to do so, I present my experience in a specific instance of production, diffusion and consumption of literature, the Sarau da Brasa, a cultural collective which has emerged in the neighborhood of Brasilândia, the northern part of the city. Then I draw upon some materials obtained throughout my research, including from other events I have attended, to shed light on the way the members of the literary movement act and organize themselves. By bringing a specific peripheral literary scene to the analysis, I aim at examining the dynamics of the “saraus” (poetry slams, open mic events)which allow the emergence of writers who call themselves “marginal”, as well as the production of literary objects brought from the bonds that the agents establish with peripheral spaces. Although “saraus” have their own distinctive attributes, translated in the modus operandi, in the form of self-organization, in the format, in rituals followed during activities, and in the ideological basis behind projects, I argue in conclusion that common agencies, networks and cooperative arrangements lead them to constitute a new cultural and urban movement.Submitted by Lucas Oliveira (lucasamaral@ufba.br) on 2023-06-05T18:59:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) 18+-+Varia+5.pdf: 488975 bytes, checksum: 0bc887b8a1c4f3423ac2bbe7efda0adf (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-06-06T14:49:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 18+-+Varia+5.pdf: 488975 bytes, checksum: 0bc887b8a1c4f3423ac2bbe7efda0adf (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-06T14:49:58Z (GMT). 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