Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Amaral de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37171
Resumo: A partir de um resgate histórico-cultural, este artigo discute uma sociogênese possível do termo e da prática dos saraus literários em São Paulo, instâncias que funcionam, hoje, como catalisadores de vivências artísticas nas periferias brasileiras. Partindo de duas “narrativas de origem” dos poetas Binho e Sérgio Vaz – pioneiros do movimento da literatura marginal no contexto paulistano –, retomo a ideia e parte da história desse tipo de atividade nos salões europeus, verificando como ocorreu a sua transposição para a rotina artística nacional, processo que esteve intermediado por mecenas e membros da elite cafeeira. Esses salões/saraus fomentaram um dos mais relevantes movimentos da história cultural do Brasil: o modernismo paulista. Meu argumento é que houve uma correlação entre o apogeu de salões artísticos na cidade de São Paulo, entre o fim do século XIX e o início do XX, a prosperidade de palacetes de uma burguesia agrário-industrial interessada nos benefícios da vida urbana, a eclosão de vanguardas no campo artístico nacional e o ciclo de industrialização por que passava o estado de São Paulo. Nesse contexto, os saraus acabaram constituindo espaços capazes de fundir a absorção de novas ideias oriundas da Europa com a defesa das artes nacionais, processo que ratificou desejos de mudanças no campo artístico e social da época.
id UFBA-2_96fc4f649b2760f24425e11949893282
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37171
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-06-06T14:51:23Z2023-06-06T14:51:23Z2020-10-23OLIVEIRA, Lucas Amaral de. Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira. Sociedade e Cultura, vol. 23, p. e62830, 2020.1980-8194https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3717110.5216/sec.v23i.62830A partir de um resgate histórico-cultural, este artigo discute uma sociogênese possível do termo e da prática dos saraus literários em São Paulo, instâncias que funcionam, hoje, como catalisadores de vivências artísticas nas periferias brasileiras. Partindo de duas “narrativas de origem” dos poetas Binho e Sérgio Vaz – pioneiros do movimento da literatura marginal no contexto paulistano –, retomo a ideia e parte da história desse tipo de atividade nos salões europeus, verificando como ocorreu a sua transposição para a rotina artística nacional, processo que esteve intermediado por mecenas e membros da elite cafeeira. Esses salões/saraus fomentaram um dos mais relevantes movimentos da história cultural do Brasil: o modernismo paulista. Meu argumento é que houve uma correlação entre o apogeu de salões artísticos na cidade de São Paulo, entre o fim do século XIX e o início do XX, a prosperidade de palacetes de uma burguesia agrário-industrial interessada nos benefícios da vida urbana, a eclosão de vanguardas no campo artístico nacional e o ciclo de industrialização por que passava o estado de São Paulo. Nesse contexto, os saraus acabaram constituindo espaços capazes de fundir a absorção de novas ideias oriundas da Europa com a defesa das artes nacionais, processo que ratificou desejos de mudanças no campo artístico e social da época.From a cultural and historical review, the aim of this essay is to propose a feasible sociogenesis of the term and practice of the saraus (“open mic literary events”), which operate today as important spaces for literary encounters and experiences in the urban peripheries. Starting from the “narratives of origin” constructed by poets Binho and Sérgio Vaz, pioneers of the so-called Marginal Literature Movement in São Paulo, I return to the history of this artistic activity in the European salons and to its transposition into the Brazilian cultural routine. This process was sponsored by artistic patrons, and subsidized by members of newly wealthy coffee elite, which has fostered one of the largest artistic move-ments in Brazil: the modernism. My argument is that there was a corre-lation among the heyday of the art salons/saraus in São Paulo, between the late nineteenth and early twentieth, the prosperity of palaces in the city center by an expanding agrarian-industrial bourgeoisie, the outbreak of avant-garde in the artistic field, and the circle of industrialization the state of São Paulo was going through. These salons ended up creating spaces capable of merging the absorption of new ideas coming from Europe with the intense reiteration of a “national culture”, a process that ratified some desires for cultural and social changes.Submitted by Lucas Oliveira (lucasamaral@ufba.br) on 2023-06-05T19:05:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ttosta1,+62830-Sociogênese+possível+dos+saraus.pdf: 538673 bytes, checksum: 65db307750dfd9e6d7787096975eb99b (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-06-06T14:51:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ttosta1,+62830-Sociogênese+possível+dos+saraus.pdf: 538673 bytes, checksum: 65db307750dfd9e6d7787096975eb99b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-06T14:51:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ttosta1,+62830-Sociogênese+possível+dos+saraus.pdf: 538673 bytes, checksum: 65db307750dfd9e6d7787096975eb99b (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-10-23porUniversidade Federal da BahiaUFBABrasilSociedade e CulturaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSarausMarginal literatureSociogenesisModernismSão PauloCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASSarausLiteratura marginalSociogêneseModernismoSão PauloSociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileiraSociogenesis of the saraus: a history of disruptions in Brazilian cultureSociogenesis posible de los saraus: una historia de rupturas en la cultura brasilerainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article1134Oliveira, Lucas Amaral dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALttosta1,+62830-Sociogênese+possível+dos+saraus.pdfttosta1,+62830-Sociogênese+possível+dos+saraus.pdfArtigo Completoapplication/pdf538673https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37171/1/ttosta1%2c%2b62830-Sociog%c3%aanese%2bposs%c3%advel%2bdos%2bsaraus.pdf65db307750dfd9e6d7787096975eb99bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37171/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37171/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53TEXTttosta1,+62830-Sociogênese+possível+dos+saraus.pdf.txtttosta1,+62830-Sociogênese+possível+dos+saraus.pdf.txtExtracted texttext/plain76343https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37171/4/ttosta1%2c%2b62830-Sociog%c3%aanese%2bposs%c3%advel%2bdos%2bsaraus.pdf.txt3da7b631705a8a7e00f1130558d19031MD54ri/371712023-06-10 02:05:15.104oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-06-10T05:05:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sociogenesis of the saraus: a history of disruptions in Brazilian culture
Sociogenesis posible de los saraus: una historia de rupturas en la cultura brasilera
title Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira
spellingShingle Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira
Oliveira, Lucas Amaral de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Saraus
Literatura marginal
Sociogênese
Modernismo
São Paulo
Saraus
Marginal literature
Sociogenesis
Modernism
São Paulo
title_short Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira
title_full Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira
title_fullStr Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira
title_full_unstemmed Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira
title_sort Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira
author Oliveira, Lucas Amaral de
author_facet Oliveira, Lucas Amaral de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lucas Amaral de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Saraus
Literatura marginal
Sociogênese
Modernismo
São Paulo
Saraus
Marginal literature
Sociogenesis
Modernism
São Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Saraus
Literatura marginal
Sociogênese
Modernismo
São Paulo
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Saraus
Marginal literature
Sociogenesis
Modernism
São Paulo
description A partir de um resgate histórico-cultural, este artigo discute uma sociogênese possível do termo e da prática dos saraus literários em São Paulo, instâncias que funcionam, hoje, como catalisadores de vivências artísticas nas periferias brasileiras. Partindo de duas “narrativas de origem” dos poetas Binho e Sérgio Vaz – pioneiros do movimento da literatura marginal no contexto paulistano –, retomo a ideia e parte da história desse tipo de atividade nos salões europeus, verificando como ocorreu a sua transposição para a rotina artística nacional, processo que esteve intermediado por mecenas e membros da elite cafeeira. Esses salões/saraus fomentaram um dos mais relevantes movimentos da história cultural do Brasil: o modernismo paulista. Meu argumento é que houve uma correlação entre o apogeu de salões artísticos na cidade de São Paulo, entre o fim do século XIX e o início do XX, a prosperidade de palacetes de uma burguesia agrário-industrial interessada nos benefícios da vida urbana, a eclosão de vanguardas no campo artístico nacional e o ciclo de industrialização por que passava o estado de São Paulo. Nesse contexto, os saraus acabaram constituindo espaços capazes de fundir a absorção de novas ideias oriundas da Europa com a defesa das artes nacionais, processo que ratificou desejos de mudanças no campo artístico e social da época.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-06T14:51:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-06T14:51:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Lucas Amaral de. Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira. Sociedade e Cultura, vol. 23, p. e62830, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37171
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1980-8194
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv 10.5216/sec.v23i.62830
identifier_str_mv OLIVEIRA, Lucas Amaral de. Sociogênese possível dos saraus: uma história de rupturas na cultura brasileira. Sociedade e Cultura, vol. 23, p. e62830, 2020.
1980-8194
10.5216/sec.v23i.62830
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Sociedade e Cultura
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37171/1/ttosta1%2c%2b62830-Sociog%c3%aanese%2bposs%c3%advel%2bdos%2bsaraus.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37171/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37171/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37171/4/ttosta1%2c%2b62830-Sociog%c3%aanese%2bposs%c3%advel%2bdos%2bsaraus.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 65db307750dfd9e6d7787096975eb99b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
3da7b631705a8a7e00f1130558d19031
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459665947754496