Hubert Fichte e seu xango: confluências etnográficas e literárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11633 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta o escritor alemão Hubert Fichte (1935-1986), cuja obra ocupa um lugar excepcional dentro da literatura alemã pós-guerra por seu caráter intercultural, transnacional e transcontinental. A abordagem engloba o indivíduo Fichte e sua produção literária sob três enfoques. O primeiro é o enquadramento de seus textos no gênero literatura de viagem. Fichte se automodelou através das destinações, que representou literariamente. Para situá-lo nesse gênero literário difuso, as convenções de representação textual da alteridade, operadas por viajantes ocidentais metropolitanos em direção às periferias, serão discutidas. O segundo enfoque tem por objetivo contextualizar política e culturalmente as características específicas da obra de Fichte na conjuntura histórica chamada de ?os anos 60?, no mundo e na Alemanha. O terceiro enfoque analisa a sua poetologia formulada programaticamente e aborda a parte da obra de Fichte considerada, nesta investigação, como texto etnográfico, colocando-a em diálogo com a crítica à etnografia tradicional e com os postulados de uma nova etnografia, articulados no âmbito do debate writing culture. Alguns itens e deduções essenciais deste debate foram antecipados por Fichte, em sua busca por uma escrita etnográfica experimental que satisfizesse os parâmetros de sua poetologia. Por último, a primeira parte de seu livro Xango. Die afroamerikanischen Religionen. Bahia Haiti Trinidad será analisada. Nesta obra não ficcional, Fichte tematiza a sua estada e as suas pesquisas sobre o candomblé em Salvador entre 1970 e 1971. Examinar-se-á esta obra sob o ângulo de como se concretizam textualmente esses procedimentos experimentais em relação ao modo tropológico de representação, à linguagem poética, ao modo de autoridade dialógica e à crítica política e cultural. |
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