Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Cecília Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19630
Resumo: As práticas de marketing digital e comércio eletrônico podem potencializar a percepção sobre produtos e incentivar o consumo. No campo da gestão social, percebemos um descompasso na velocidade da apropriação destas tecnologias, quando falamos de produtos culturais, em especial, o artesanato brasileiro. Além disso, atuar com e na internet não representa o uso qualificado de tecnologias que priorizem a promoção da identidade cultural. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma tecnologia social, o Website "Artesão Digital", focada na promoção e no fortalecimento da tradição artesanal, a partir do uso das ferramentas do marketing digital e comércio eletrônico, que respeitem e valorizem a identidade cultural dos artesãos brasileiros, além de ensiná-los a dar destaque ao seu trabalho, bem como seus produtos. Propõe-se mecanismos que reforcem o valor da tradição, da identidade e dos fazeres artesanais. A metodologia foi exploratória descritiva, utilizando-se das técnicas de entrevista e análise de documentos. Destaca-se como resultados, o fato de que esta tecnologia social poderá se tornar referência para os artesãos sobre como utilizar as ferramentas disponíveis na internet, na perspectiva de poder ampliar as suas possibilidades de atuação. Como vantagem, observa-se ainda que as ferramentas da Web são de fácil acesso e baixo custo e uma melhor compreensão sobre a sua aplicabilidade pode contribuir para conquista de resultados satisfatórios e compatíveis com a riqueza da identidade cultural dos artesãos brasileiros. Pode ser utilizada em outros campos de atuação da gestão social. Digital marketing and e-commerce practices can boost perception about merchandise and incentive consumption. In the field of social management, it´s seen a mismatch concerning the velocity of appropriation of these technologies by cultural products and especially by the Brazilian handicrafts. Thus, the internet use does not represent the qualified use of technologies that prioritize promoting cultural identity. This research aims at the development of a social technology, the website “Artesão Digital”, focused on the promotion and strengthening of the artisan tradition originated by the use of digital marketing and e-commerce tools that respect and value the cultural identity of Brazilian artisans and that also teach them to highlight their work as well as their products. Mechanisms that reinforce the value of the tradition, identity and artisan doings are here suggested. It was used an exploratory and descriptive methodology based on interview techniques and document analysis. As a result this social technology will hopefully be a reference to artisans when using the available internet tools to broaden the possibilities of their performance. As benefits the web tools can be easily accessed, don’t require high investments and lead to a better comprehension of how their applicability can contribute to satisfactory results that are compatible with the cultural identity of Brazilian artisans. It can also be used in other fields of social management.
id UFBA-2_8c2055e8ca045ffecedbe4ba50672fed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/19630
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Bezerra, Cecília OliveiraBezerra, Cecília OliveiraDavel, Eduardo Paes BarretoDavel, Eduardo Paes BarretoFerreira, Fábio AlmeidaCorá, Maria Amelia Jundurian2016-07-05T20:15:53Z2016-07-05T20:15:53Z2016-07-052014-07-04http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19630As práticas de marketing digital e comércio eletrônico podem potencializar a percepção sobre produtos e incentivar o consumo. No campo da gestão social, percebemos um descompasso na velocidade da apropriação destas tecnologias, quando falamos de produtos culturais, em especial, o artesanato brasileiro. Além disso, atuar com e na internet não representa o uso qualificado de tecnologias que priorizem a promoção da identidade cultural. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma tecnologia social, o Website "Artesão Digital", focada na promoção e no fortalecimento da tradição artesanal, a partir do uso das ferramentas do marketing digital e comércio eletrônico, que respeitem e valorizem a identidade cultural dos artesãos brasileiros, além de ensiná-los a dar destaque ao seu trabalho, bem como seus produtos. Propõe-se mecanismos que reforcem o valor da tradição, da identidade e dos fazeres artesanais. A metodologia foi exploratória descritiva, utilizando-se das técnicas de entrevista e análise de documentos. Destaca-se como resultados, o fato de que esta tecnologia social poderá se tornar referência para os artesãos sobre como utilizar as ferramentas disponíveis na internet, na perspectiva de poder ampliar as suas possibilidades de atuação. Como vantagem, observa-se ainda que as ferramentas da Web são de fácil acesso e baixo custo e uma melhor compreensão sobre a sua aplicabilidade pode contribuir para conquista de resultados satisfatórios e compatíveis com a riqueza da identidade cultural dos artesãos brasileiros. Pode ser utilizada em outros campos de atuação da gestão social. Digital marketing and e-commerce practices can boost perception about merchandise and incentive consumption. In the field of social management, it´s seen a mismatch concerning the velocity of appropriation of these technologies by cultural products and especially by the Brazilian handicrafts. Thus, the internet use does not represent the qualified use of technologies that prioritize promoting cultural identity. This research aims at the development of a social technology, the website “Artesão Digital”, focused on the promotion and strengthening of the artisan tradition originated by the use of digital marketing and e-commerce tools that respect and value the cultural identity of Brazilian artisans and that also teach them to highlight their work as well as their products. Mechanisms that reinforce the value of the tradition, identity and artisan doings are here suggested. It was used an exploratory and descriptive methodology based on interview techniques and document analysis. As a result this social technology will hopefully be a reference to artisans when using the available internet tools to broaden the possibilities of their performance. As benefits the web tools can be easily accessed, don’t require high investments and lead to a better comprehension of how their applicability can contribute to satisfactory results that are compatible with the cultural identity of Brazilian artisans. It can also be used in other fields of social management.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2016-07-01T18:59:09Z No. of bitstreams: 1 Bezerra, Cecília Oliveira.pdf: 6182870 bytes, checksum: 76df68ef28d9ebae26b808e5a1b79759 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2016-07-05T20:15:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Bezerra, Cecília Oliveira.pdf: 6182870 bytes, checksum: 76df68ef28d9ebae26b808e5a1b79759 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-05T20:15:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bezerra, Cecília Oliveira.pdf: 6182870 bytes, checksum: 76df68ef28d9ebae26b808e5a1b79759 (MD5)ArtesanatoIdentidade CulturalMarketing DigitalComércio Eletrônicohandicraftcultural identitydigital marketinge-commerceMarketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALBezerra, Cecília Oliveira.pdfBezerra, Cecília Oliveira.pdfapplication/pdf6182870https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19630/1/Bezerra%2c%20Cec%c3%adlia%20Oliveira.pdf76df68ef28d9ebae26b808e5a1b79759MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19630/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTBezerra, Cecília Oliveira.pdf.txtBezerra, Cecília Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain265236https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19630/3/Bezerra%2c%20Cec%c3%adlia%20Oliveira.pdf.txt59e49e74435b36827e54c699f8338b0dMD53ri/196302022-06-29 14:02:25.49oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:02:25Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”
title Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”
spellingShingle Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”
Bezerra, Cecília Oliveira
Artesanato
Identidade Cultural
Marketing Digital
Comércio Eletrônico
handicraft
cultural identity
digital marketing
e-commerce
title_short Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”
title_full Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”
title_fullStr Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”
title_full_unstemmed Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”
title_sort Marketing digital e comércio eletrônico na gestão social: estratégias para revitalizar as identidades e fazeres artesanais – o Website “Artesão Digital”
author Bezerra, Cecília Oliveira
author_facet Bezerra, Cecília Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Cecília Oliveira
Bezerra, Cecília Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Davel, Eduardo Paes Barreto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Davel, Eduardo Paes Barreto
Ferreira, Fábio Almeida
Corá, Maria Amelia Jundurian
contributor_str_mv Davel, Eduardo Paes Barreto
Davel, Eduardo Paes Barreto
Ferreira, Fábio Almeida
Corá, Maria Amelia Jundurian
dc.subject.por.fl_str_mv Artesanato
Identidade Cultural
Marketing Digital
Comércio Eletrônico
handicraft
cultural identity
digital marketing
e-commerce
topic Artesanato
Identidade Cultural
Marketing Digital
Comércio Eletrônico
handicraft
cultural identity
digital marketing
e-commerce
description As práticas de marketing digital e comércio eletrônico podem potencializar a percepção sobre produtos e incentivar o consumo. No campo da gestão social, percebemos um descompasso na velocidade da apropriação destas tecnologias, quando falamos de produtos culturais, em especial, o artesanato brasileiro. Além disso, atuar com e na internet não representa o uso qualificado de tecnologias que priorizem a promoção da identidade cultural. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma tecnologia social, o Website "Artesão Digital", focada na promoção e no fortalecimento da tradição artesanal, a partir do uso das ferramentas do marketing digital e comércio eletrônico, que respeitem e valorizem a identidade cultural dos artesãos brasileiros, além de ensiná-los a dar destaque ao seu trabalho, bem como seus produtos. Propõe-se mecanismos que reforcem o valor da tradição, da identidade e dos fazeres artesanais. A metodologia foi exploratória descritiva, utilizando-se das técnicas de entrevista e análise de documentos. Destaca-se como resultados, o fato de que esta tecnologia social poderá se tornar referência para os artesãos sobre como utilizar as ferramentas disponíveis na internet, na perspectiva de poder ampliar as suas possibilidades de atuação. Como vantagem, observa-se ainda que as ferramentas da Web são de fácil acesso e baixo custo e uma melhor compreensão sobre a sua aplicabilidade pode contribuir para conquista de resultados satisfatórios e compatíveis com a riqueza da identidade cultural dos artesãos brasileiros. Pode ser utilizada em outros campos de atuação da gestão social. Digital marketing and e-commerce practices can boost perception about merchandise and incentive consumption. In the field of social management, it´s seen a mismatch concerning the velocity of appropriation of these technologies by cultural products and especially by the Brazilian handicrafts. Thus, the internet use does not represent the qualified use of technologies that prioritize promoting cultural identity. This research aims at the development of a social technology, the website “Artesão Digital”, focused on the promotion and strengthening of the artisan tradition originated by the use of digital marketing and e-commerce tools that respect and value the cultural identity of Brazilian artisans and that also teach them to highlight their work as well as their products. Mechanisms that reinforce the value of the tradition, identity and artisan doings are here suggested. It was used an exploratory and descriptive methodology based on interview techniques and document analysis. As a result this social technology will hopefully be a reference to artisans when using the available internet tools to broaden the possibilities of their performance. As benefits the web tools can be easily accessed, don’t require high investments and lead to a better comprehension of how their applicability can contribute to satisfactory results that are compatible with the cultural identity of Brazilian artisans. It can also be used in other fields of social management.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-05T20:15:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-05T20:15:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19630
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.initials.fl_str_mv EAUFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19630/1/Bezerra%2c%20Cec%c3%adlia%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19630/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19630/3/Bezerra%2c%20Cec%c3%adlia%20Oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 76df68ef28d9ebae26b808e5a1b79759
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
59e49e74435b36827e54c699f8338b0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459518857707520