Mestrado Profissional em Administração: possíveis contribuições na visão dos técnicos administrativos e gestores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Alberto Ramos Bispo dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35687
Resumo: A Administração Pública brasileira evoluiu por meio de três modelos básicos: patrimonialista, burocrático e gerencial. Mais recentemente, com os processos advindos da maior complexidade vivenciada pelas organizações em geral, e pelas organizações públicas especificamente, estas vêm sendo levadas a buscar modelos de gestão que lhes permitam atender às novas e cada vez mais complexas demandas sociais, que em geral, passam a exigir maior qualidade e agilidade nos serviços prestados pelas instituições públicas. Assim esta pesquisa buscou identificar possíveis contribuições do mestrado profissional aos Técnicos administrativos e gestores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP) da UFBA. A dissertação analisou, sob a perspectiva dos atores envolvidos, as possíveis contribuições ao desenvolvimento para os TAE e institucionais. Para isso enfocou na primeira turma de mestrado profissional ofertada aos TAE da UFBA, em 2016. Quanto à metodologia o estudo utilizou-se de pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo como principais instrumentos de coletas de dados: documentos institucionais (dados secundários), entrevista semiestruturada (dados primários) com gestores da PRODEP e TAE. Inicialmente, entrevistaram-se os Assistentes em Administração, egressos da primeira turma do MPA da Escola de Administração, bem como os gestores da PRODEP com vistas a caracterizar as contribuições dos Mestrados Profissionais à formação desses profissionais. A abordagem é de natureza qualitativa, pois esta tipologia de pesquisa envolve a obtenção de dados em processos interativos pelo contato direto do pesquisador com o evento analisado, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes do ambiente em análise. A análise de conteúdo foi a ferramenta utilizada como meio de análise. Os resultados identificaram a incipiência dos avanços à compreensão do pressuposto da pesquisa, atendido apenas parcialmente. Como limitações, identificou-se o posicionamento de grande parte da alta gestão que torna difícil incorporar o aprendizado desses profissionais ao cotidiano institucional, pois, há resistência às mudanças no modelo tradicionalmente usado nos processos de trabalho institucionais. Ou seja, os técnicos ainda não encontram um ambiente organizacional ideal à operacionalização dos produtos elaborados em suas dissertações, ainda que seja possível sua utilização, em diferentes frentes da UFBA. Sugere-se como trabalhos futuros, daqui desdobrados, a continuidade da pesquisa tomando por base outras turmas de Mestrado Profissional diversas, para se identificar formas possíveis de maior aplicabilidade das dissertações, sempre contemplando às demandas da organização, tendo em vista que tais contribuições podem melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade pela UFBA
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Para isso enfocou na primeira turma de mestrado profissional ofertada aos TAE da UFBA, em 2016. Quanto à metodologia o estudo utilizou-se de pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo como principais instrumentos de coletas de dados: documentos institucionais (dados secundários), entrevista semiestruturada (dados primários) com gestores da PRODEP e TAE. Inicialmente, entrevistaram-se os Assistentes em Administração, egressos da primeira turma do MPA da Escola de Administração, bem como os gestores da PRODEP com vistas a caracterizar as contribuições dos Mestrados Profissionais à formação desses profissionais. A abordagem é de natureza qualitativa, pois esta tipologia de pesquisa envolve a obtenção de dados em processos interativos pelo contato direto do pesquisador com o evento analisado, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes do ambiente em análise. A análise de conteúdo foi a ferramenta utilizada como meio de análise. 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Sugere-se como trabalhos futuros, daqui desdobrados, a continuidade da pesquisa tomando por base outras turmas de Mestrado Profissional diversas, para se identificar formas possíveis de maior aplicabilidade das dissertações, sempre contemplando às demandas da organização, tendo em vista que tais contribuições podem melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade pela UFBABrazilian Public Administration has evolved through three basic models: patrimonial, bureaucratic and managerial. More recently, with the processes arising from the greater complexity experienced by organizations in general, and by public organizations specifically, these have been led to seek management models that allow them to meet the new and increasingly complex social demands, which in general, start to demand greater quality and agility in the services provided by public institutions. Thus this research sought to identify possible contributions of the professional master's degree to administrative technicians and managers of the Dean of People Development (PRODEP) at UFBA. The dissertation analyzed from the perspective of the actors involved the possible contributions to the development for TAE and institutional. To do so, it focused on the first class of professional master's degree offered to TAE at UFBA, in 2016. As for the methodology, the study used a descriptive research of qualitative approach, with the main instruments for data collection: institutional documents (secondary data), semi-structured interviews (primary data) with PRODEP managers and TAE. Initially, we interviewed the Administrative Assistants, graduates of the first MPA class of the School of Administration, as well as the managers of PRODEP in order to characterize the contributions of the Professional Masters to the education of these professionals. The approach is qualitative in nature, since, this type of research involves obtaining data in interactive processes through direct contact between the researcher and the analyzed event, seeking to understand the phenomena from the perspective of the participants in the analyzed environment. Content analysis was the tool used as a means of analysis. The results identified the incipient advances in the understanding of the research assumption, which was only partially met. As limitations, it was identified the positioning of most of the top management that makes it difficult to incorporate the learning of these professionals to the institutional daily routine, because there is resistance to changes in the model traditionally used in institutional work processes. In other words, the technicians have not yet found an ideal organizational environment for the operationalization of the products elaborated in their dissertations, even though it is possible to use them on different fronts at UFBA. It is suggested as future work, unfolded here, the continuity of the research taking as a base other diverse Professional Master classes, in order to identify possible forms of greater applicability of the dissertations, always contemplating the demands of the organization, considering that such contributions can improve the quality and efficiency of the services provided to society by UFBA.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2022-07-12T18:07:59Z No. of bitstreams: 1 Carlos Alberto Ramos Bispo dos Santos.pdf: 3291114 bytes, checksum: 6ca13a54fac6907224446ee670cd247c (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2022-07-15T13:18:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Carlos Alberto Ramos Bispo dos Santos.pdf: 3291114 bytes, checksum: 6ca13a54fac6907224446ee670cd247c (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-15T13:18:50Z (GMT). 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