Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Teresa Fabiao da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27497
Resumo: Os encontros interculturais não são uma realidade recente, porém intensificaram-se na história pós-colonial, com os deslocamentos e as migrações, lançando novos desafios para o ser humano. Diferenças sociais e culturais muito grandes são colocadas em contato de modo abrupto e expostas ao convívio tensionado. Movida por minha própria história como portuguesa no trânsito Brasil-Portugal, investigo a criação em dança motivada por trânsitos e deslocamentos (de sujeitos, ideias, informações, imagens, objetos, etc), através de um processo criativo solo que teve como ponto de partida a relação construída com o ambiente cultural de Salvador (Bahia), e de outros experimentos criativos desenvolvidos com criadores e público em geral, nos dois lados do oceano. Este estudo reafirma uma visão de dança como movimento-pensamento-abordagem de mundo, e dialoga com uma perspectiva multidimensional de entrelugar, caraterizando-o como um estado intervalar, relacional, como espaço/ experiência da diferença, como condição híbrida, ou exotópica (BAKHTIN, 2003), e como campo possível de mobilização de identidades/ alteridades. A partir da abordagem metodológica da Prática como Pesquisa (BARRETT&BOLT, 2007; CANDY, 2006), discute de que forma experiências de entrelugar-vividas em primeira pessoa ou provocadas no(s) outro(s)- interferem nas criações, imagens recíprocas e relações culturais entre Brasil e Portugal, países que no passado mantiveram elos baseados no colonialismo. O argumento aqui defendido é que processos de criação interessados em trânsitos culturais possuem o potencial para acessar e convocar diferentes entrelugares, e, por consequência, mobilizar identidades e alteridades. Numa dimensão mais ampla esta investigação vem argumentar que os processos criativos em dança no contexto de experiências interculturais imersivas têm grande potencial de modificar a relação dos sujeitos criadores consigo mesmos, com o outro e com o mundo ao redor, sugerindo assim um entrelaçamento entre processos criativos/ processos interculturais/ processos interpessoais. O estudo destas dinâmicas sublinha o papel da dança como prática de transformação social, como uma chave importante nas novas formas de convivência que estamos tendo que descobrir atualmente.
id UFBA-2_8d291ef654e032623d5bb19f03f71d04
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27497
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Pinto, Maria Teresa Fabiao da SilvaPinto, Maria Teresa Fabiao da SilvaDomenici, Eloisa Leite2018-09-25T12:49:35Z2018-09-25T12:49:35Z2018-09-252016-03-14http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27497Os encontros interculturais não são uma realidade recente, porém intensificaram-se na história pós-colonial, com os deslocamentos e as migrações, lançando novos desafios para o ser humano. Diferenças sociais e culturais muito grandes são colocadas em contato de modo abrupto e expostas ao convívio tensionado. Movida por minha própria história como portuguesa no trânsito Brasil-Portugal, investigo a criação em dança motivada por trânsitos e deslocamentos (de sujeitos, ideias, informações, imagens, objetos, etc), através de um processo criativo solo que teve como ponto de partida a relação construída com o ambiente cultural de Salvador (Bahia), e de outros experimentos criativos desenvolvidos com criadores e público em geral, nos dois lados do oceano. Este estudo reafirma uma visão de dança como movimento-pensamento-abordagem de mundo, e dialoga com uma perspectiva multidimensional de entrelugar, caraterizando-o como um estado intervalar, relacional, como espaço/ experiência da diferença, como condição híbrida, ou exotópica (BAKHTIN, 2003), e como campo possível de mobilização de identidades/ alteridades. A partir da abordagem metodológica da Prática como Pesquisa (BARRETT&BOLT, 2007; CANDY, 2006), discute de que forma experiências de entrelugar-vividas em primeira pessoa ou provocadas no(s) outro(s)- interferem nas criações, imagens recíprocas e relações culturais entre Brasil e Portugal, países que no passado mantiveram elos baseados no colonialismo. O argumento aqui defendido é que processos de criação interessados em trânsitos culturais possuem o potencial para acessar e convocar diferentes entrelugares, e, por consequência, mobilizar identidades e alteridades. Numa dimensão mais ampla esta investigação vem argumentar que os processos criativos em dança no contexto de experiências interculturais imersivas têm grande potencial de modificar a relação dos sujeitos criadores consigo mesmos, com o outro e com o mundo ao redor, sugerindo assim um entrelaçamento entre processos criativos/ processos interculturais/ processos interpessoais. O estudo destas dinâmicas sublinha o papel da dança como prática de transformação social, como uma chave importante nas novas formas de convivência que estamos tendo que descobrir atualmente.Intercultural exchanges are not a recent phenomenon but have been intensified in the post-colonial times, with displacements and migrations, launching new challenges for human beings. Large social and cultural differences are put into contact and exposed to strained coexistence. Driven by my own history as a Portuguese in traffic Brazil-Portugal, I investigate the creation in dance driven by exchanges and displacements (of subjects, ideas, information, images, objects, etc.), through a creative solo process that took as its starting point the relationship built with the cultural environment in Salvador (Bahia), and other creative experiments conducted with performers and the general public, on both sides of the ocean. This study reaffirms a vision of dance as movement-thought-world approach and dialogues with a multidimensional perspective of the in-between space, featuring it as an interval, relational state, as space/ experience the difference, as a hybrid or exotopic (BAKHTIN, 2003) condition, and as a possible field of mobilization of identities/ alterities. Based on methodological approach of Practice as Research (PaR) (BARRETT&BOLT, 2007; CANDY, 2006), it discusses how in-between experiences-lived in first person or caused in other(s) - interfere with creations, reciprocal images and cultural relations between Brazil and Portugal, countries which have maintained links based on colonialism in the past. The argument put forward is that creative processes interested in cultural exchanges have the potential to access and call different in-betweenesses, and therefore mobilize identities and alterities. On a wider scale, this research has argued that the creative processes in dance, in the context of immersive intercultural experiences, have great potencial to change the relationship of artists with themselves, with each other and with the world around, thus suggesting an interweaving of creative/ intercultural/ interpersonal processes. The study of these dynamics highlights the role of dance as a practice of social transformation, as an important key in the new forms of coexistence that we need to discover nowadays.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2018-09-21T18:18:44Z No. of bitstreams: 2 1-Pré-Textuais.pdf: 553790 bytes, checksum: c36694f13350bf0dbe476ad2f528ca4c (MD5) 2-Corpo da Tese.pdf: 4218378 bytes, checksum: 8333b35ac4a88868869bafd812ecf1ad (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-25T12:49:35Z (GMT) No. of bitstreams: 2 1-Pré-Textuais.pdf: 553790 bytes, checksum: c36694f13350bf0dbe476ad2f528ca4c (MD5) 2-Corpo da Tese.pdf: 4218378 bytes, checksum: 8333b35ac4a88868869bafd812ecf1ad (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-25T12:49:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 1-Pré-Textuais.pdf: 553790 bytes, checksum: c36694f13350bf0dbe476ad2f528ca4c (MD5) 2-Corpo da Tese.pdf: 4218378 bytes, checksum: 8333b35ac4a88868869bafd812ecf1ad (MD5)Lingüística, Letras e ArtesCriação em dançaEntrelugarTrânsitos culturaisInterculturalIdentidades/ AlteridadesCreation in danceIn-between spaceCultural exchangesIdentitiesAlteritiesCriação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL1-Pré-Textuais.pdf1-Pré-Textuais.pdfapplication/pdf553790https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/1/1-Pr%c3%a9-Textuais.pdfc36694f13350bf0dbe476ad2f528ca4cMD512-Corpo da Tese.pdf2-Corpo da Tese.pdfapplication/pdf4218378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/2/2-Corpo%20da%20Tese.pdf8333b35ac4a88868869bafd812ecf1adMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/3/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD53TEXT1-Pré-Textuais.pdf.txt1-Pré-Textuais.pdf.txtExtracted texttext/plain16994https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/4/1-Pr%c3%a9-Textuais.pdf.txt76eebc46b719153da849177ccdfc7cfdMD542-Corpo da Tese.pdf.txt2-Corpo da Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain694456https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/5/2-Corpo%20da%20Tese.pdf.txta45ab84edbc64b0846e0df8fc0c0b945MD55ri/274972022-07-05 14:04:15.92oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal
title Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal
spellingShingle Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal
Pinto, Maria Teresa Fabiao da Silva
Lingüística, Letras e Artes
Criação em dança
Entrelugar
Trânsitos culturais
Intercultural
Identidades/ Alteridades
Creation in dance
In-between space
Cultural exchanges
Identities
Alterities
title_short Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal
title_full Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal
title_fullStr Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal
title_full_unstemmed Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal
title_sort Criação em dança movida por trânsitos culturais nos entrelugares Bahia-Portugal
author Pinto, Maria Teresa Fabiao da Silva
author_facet Pinto, Maria Teresa Fabiao da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Teresa Fabiao da Silva
Pinto, Maria Teresa Fabiao da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Domenici, Eloisa Leite
contributor_str_mv Domenici, Eloisa Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Criação em dança
Entrelugar
Trânsitos culturais
Intercultural
Identidades/ Alteridades
Creation in dance
In-between space
Cultural exchanges
Identities
Alterities
dc.subject.por.fl_str_mv Criação em dança
Entrelugar
Trânsitos culturais
Intercultural
Identidades/ Alteridades
Creation in dance
In-between space
Cultural exchanges
Identities
Alterities
description Os encontros interculturais não são uma realidade recente, porém intensificaram-se na história pós-colonial, com os deslocamentos e as migrações, lançando novos desafios para o ser humano. Diferenças sociais e culturais muito grandes são colocadas em contato de modo abrupto e expostas ao convívio tensionado. Movida por minha própria história como portuguesa no trânsito Brasil-Portugal, investigo a criação em dança motivada por trânsitos e deslocamentos (de sujeitos, ideias, informações, imagens, objetos, etc), através de um processo criativo solo que teve como ponto de partida a relação construída com o ambiente cultural de Salvador (Bahia), e de outros experimentos criativos desenvolvidos com criadores e público em geral, nos dois lados do oceano. Este estudo reafirma uma visão de dança como movimento-pensamento-abordagem de mundo, e dialoga com uma perspectiva multidimensional de entrelugar, caraterizando-o como um estado intervalar, relacional, como espaço/ experiência da diferença, como condição híbrida, ou exotópica (BAKHTIN, 2003), e como campo possível de mobilização de identidades/ alteridades. A partir da abordagem metodológica da Prática como Pesquisa (BARRETT&BOLT, 2007; CANDY, 2006), discute de que forma experiências de entrelugar-vividas em primeira pessoa ou provocadas no(s) outro(s)- interferem nas criações, imagens recíprocas e relações culturais entre Brasil e Portugal, países que no passado mantiveram elos baseados no colonialismo. O argumento aqui defendido é que processos de criação interessados em trânsitos culturais possuem o potencial para acessar e convocar diferentes entrelugares, e, por consequência, mobilizar identidades e alteridades. Numa dimensão mais ampla esta investigação vem argumentar que os processos criativos em dança no contexto de experiências interculturais imersivas têm grande potencial de modificar a relação dos sujeitos criadores consigo mesmos, com o outro e com o mundo ao redor, sugerindo assim um entrelaçamento entre processos criativos/ processos interculturais/ processos interpessoais. O estudo destas dinâmicas sublinha o papel da dança como prática de transformação social, como uma chave importante nas novas formas de convivência que estamos tendo que descobrir atualmente.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-25T12:49:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-25T12:49:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27497
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/1/1-Pr%c3%a9-Textuais.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/2/2-Corpo%20da%20Tese.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/4/1-Pr%c3%a9-Textuais.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27497/5/2-Corpo%20da%20Tese.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c36694f13350bf0dbe476ad2f528ca4c
8333b35ac4a88868869bafd812ecf1ad
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
76eebc46b719153da849177ccdfc7cfd
a45ab84edbc64b0846e0df8fc0c0b945
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459575210278912