Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Clara Gouvêa do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215945
Resumo: O presente trabalho tem como território de pesquisa a trajetória e produção artística da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros (CDTB) (2006- ), grupo de dança contemporânea paulistano. Compreende-se esta investigação em sua incursão no percurso do grupo e nos entrelaçamentos na experiência artística da pesquisadora, que o integra desde a fundação, pela abordagem autoetnográfica amparada em Fortin (2009), e pela poética mobilizada por Louppe (2012). Evidencia-se nesse trajeto o agir composicional da CDTB, síntese do conjunto de suas práticas e fazeres, levando-se em conta seus processos de criação em dança, nos quais a improvisação é tanto procedimento de criação quanto modo de composição no aqui-agora da cena. Busca-se ainda, nesta discussão, levantar questões e propor diálogos sobre a dança contemporânea, a improvisação, o Contato Improvisação, as corporeidades cênicas, os processos de criação coletivos e colaborativos e a dança em espaços urbanos. Considera-se o corpo-sujeito de sua dança, seus discursos e história, como aponta Lilian Vilela (2010), e compreende-se neste percurso uma narrativa singular. Neste recorte conciliamos a leitura dos processos e das obras realizados pelo grupo, traçando paralelos com a dança situada, com os fundamentos do Contato Improvisação e com as práticas somáticas (alicerces das suas pesquisas corporais), assim como com os procedimentos e pesquisas de artistas improvisadores que foram referências para o grupo no cenário artístico da dança contemporânea brasileira. Ademais, a investigação e a criação da CDTB nos espaços urbanos alavancam reflexões sobre a arte e a cidade, arte relacional e contextual, e reverberações com discussões que regem os regimes espaciais e cinéticos nas cidades segundo questões e conceitos de Milton Santos (2014) e André Lepecki (2012).
id UNSP_5de4da9fbb9916bb33788c0b1f7ff6d3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215945
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os BucaneirosInstant compositions: improvisation in the process of creation and composition in dance by Cia Damas em Trânsito e os BucaneirosComposiciones del instante: improvisación en el proceso de creación y composición en danza por Cia Damas em Trânsito e os BucaneirosImprovisação em dançaCriaçãoDança modernaDança em espaços urbanosCia Damas em Trânsito e os BucaneirosDance improvisationCreationModern danceDance in urban spacesImprovisación de baileCreaciónDanza modernaDanza en espacios urbanosO presente trabalho tem como território de pesquisa a trajetória e produção artística da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros (CDTB) (2006- ), grupo de dança contemporânea paulistano. Compreende-se esta investigação em sua incursão no percurso do grupo e nos entrelaçamentos na experiência artística da pesquisadora, que o integra desde a fundação, pela abordagem autoetnográfica amparada em Fortin (2009), e pela poética mobilizada por Louppe (2012). Evidencia-se nesse trajeto o agir composicional da CDTB, síntese do conjunto de suas práticas e fazeres, levando-se em conta seus processos de criação em dança, nos quais a improvisação é tanto procedimento de criação quanto modo de composição no aqui-agora da cena. Busca-se ainda, nesta discussão, levantar questões e propor diálogos sobre a dança contemporânea, a improvisação, o Contato Improvisação, as corporeidades cênicas, os processos de criação coletivos e colaborativos e a dança em espaços urbanos. Considera-se o corpo-sujeito de sua dança, seus discursos e história, como aponta Lilian Vilela (2010), e compreende-se neste percurso uma narrativa singular. Neste recorte conciliamos a leitura dos processos e das obras realizados pelo grupo, traçando paralelos com a dança situada, com os fundamentos do Contato Improvisação e com as práticas somáticas (alicerces das suas pesquisas corporais), assim como com os procedimentos e pesquisas de artistas improvisadores que foram referências para o grupo no cenário artístico da dança contemporânea brasileira. Ademais, a investigação e a criação da CDTB nos espaços urbanos alavancam reflexões sobre a arte e a cidade, arte relacional e contextual, e reverberações com discussões que regem os regimes espaciais e cinéticos nas cidades segundo questões e conceitos de Milton Santos (2014) e André Lepecki (2012).The present work has as research territory the trajectory and artistic production of Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros (CDTB) (2006- ), a contemporary dance group from São Paulo. This investigation is understood in its incursion in the group’s trajectory and in the intertwinings in the artistic experience of the researcher who has been part of it since its foundation, through the self-ethnographic approach supported by Fortin (2009), and the poetic approach mobilized by Louppe (2012). It is evident in this path the compositional action of the CDTB, a synthesis of the set of its practices and actions, taking into account its creative processes in dance, in which improvisation is both a creative procedure and a mode of composition in the here-now of the scene. This discussion also seeks to raise questions and to propose dialogues about contemporary dance, improvisation, Contact Improvisation, scenic corporeality, collective and collaborative creation processes and dance in urban spaces. It is considered the subject-body of its dance, its discourse and history, as Lilian Vilela (2010) points out, and a singular narrative is understood in this path. In this theoretical frame, we reconcile the reading of the processes and works carried out by the group, drawing parallels with situated dance, with the foundations of Contact Improvisation and with somatic practices (foundations of its body research), as well as with the procedures and research of improvisation artists who were reference for the group in the artistic scene of Brazilian contemporary dance. Furthermore, the investigation and creation of the CDTB in urban spaces brings reflections on art and the city, relational and contextual art, and reverberations with discussions that govern the spatial and kinetic regimes in cities according to questions and concepts by Milton Santos (2014) and André Lepecki (2012).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vilela, Lilian Freitas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prado, Clara Gouvêa do2022-01-18T20:45:38Z2022-01-18T20:45:38Z2021-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21594533004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215945Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
Instant compositions: improvisation in the process of creation and composition in dance by Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
Composiciones del instante: improvisación en el proceso de creación y composición en danza por Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
title Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
spellingShingle Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
Prado, Clara Gouvêa do
Improvisação em dança
Criação
Dança moderna
Dança em espaços urbanos
Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
Dance improvisation
Creation
Modern dance
Dance in urban spaces
Improvisación de baile
Creación
Danza moderna
Danza en espacios urbanos
title_short Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
title_full Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
title_fullStr Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
title_full_unstemmed Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
title_sort Composições do instante: a improvisação no processo de criação e composição em dança da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
author Prado, Clara Gouvêa do
author_facet Prado, Clara Gouvêa do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Lilian Freitas [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Clara Gouvêa do
dc.subject.por.fl_str_mv Improvisação em dança
Criação
Dança moderna
Dança em espaços urbanos
Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
Dance improvisation
Creation
Modern dance
Dance in urban spaces
Improvisación de baile
Creación
Danza moderna
Danza en espacios urbanos
topic Improvisação em dança
Criação
Dança moderna
Dança em espaços urbanos
Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros
Dance improvisation
Creation
Modern dance
Dance in urban spaces
Improvisación de baile
Creación
Danza moderna
Danza en espacios urbanos
description O presente trabalho tem como território de pesquisa a trajetória e produção artística da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros (CDTB) (2006- ), grupo de dança contemporânea paulistano. Compreende-se esta investigação em sua incursão no percurso do grupo e nos entrelaçamentos na experiência artística da pesquisadora, que o integra desde a fundação, pela abordagem autoetnográfica amparada em Fortin (2009), e pela poética mobilizada por Louppe (2012). Evidencia-se nesse trajeto o agir composicional da CDTB, síntese do conjunto de suas práticas e fazeres, levando-se em conta seus processos de criação em dança, nos quais a improvisação é tanto procedimento de criação quanto modo de composição no aqui-agora da cena. Busca-se ainda, nesta discussão, levantar questões e propor diálogos sobre a dança contemporânea, a improvisação, o Contato Improvisação, as corporeidades cênicas, os processos de criação coletivos e colaborativos e a dança em espaços urbanos. Considera-se o corpo-sujeito de sua dança, seus discursos e história, como aponta Lilian Vilela (2010), e compreende-se neste percurso uma narrativa singular. Neste recorte conciliamos a leitura dos processos e das obras realizados pelo grupo, traçando paralelos com a dança situada, com os fundamentos do Contato Improvisação e com as práticas somáticas (alicerces das suas pesquisas corporais), assim como com os procedimentos e pesquisas de artistas improvisadores que foram referências para o grupo no cenário artístico da dança contemporânea brasileira. Ademais, a investigação e a criação da CDTB nos espaços urbanos alavancam reflexões sobre a arte e a cidade, arte relacional e contextual, e reverberações com discussões que regem os regimes espaciais e cinéticos nas cidades segundo questões e conceitos de Milton Santos (2014) e André Lepecki (2012).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17
2022-01-18T20:45:38Z
2022-01-18T20:45:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215945
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/215945
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546473015476224