Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Dilciele Nascimento de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24015
Resumo: Este trabalho apresenta e analisa os Regimes Automotivos Brasileiros, baseada nos princípios da teoria da Nova Economia Institucional. O objetivo é evidenciar os fundamentos institucionais e os impactos organizacionais do Auto-Inovar. Para tanto, este trabalho buscou analisar decretos e/ou leis o qual gerou os regimes que regularizou a indústria automobilística brasileira. Com isso, notou-se que a aplicação destes regimes no território brasileiro, casou um aumento na competitividade do setor, independentemente no seu período, promovendo inovação e abertura de mercado. No entanto, constato que o regime Inovar-Auto, apresenta uns resultados paradoxais: De um lado, revela indícios de ter impacto negativamente a cadeia interna de fornecedores, ao criar as condições para a formação de uma cadeia global e fornecedores, ao mesmo tempo em que está sendo visto, como algo ilegal, pois a OMC acredita que o regime está sendo usado de forma protecionista.
id UFBA-2_8d66631a099e502c00c2d1b5cabc57d8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/24015
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Sousa, Dilciele Nascimento deCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado deMata, Henrique Tomé da CostaCaffé, Antonio Ricardo Dantas2017-08-17T16:20:51Z2017-08-17T16:20:51Z2017-08-172017-03-31Trabalho de Conclusão de Cursohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24015Este trabalho apresenta e analisa os Regimes Automotivos Brasileiros, baseada nos princípios da teoria da Nova Economia Institucional. O objetivo é evidenciar os fundamentos institucionais e os impactos organizacionais do Auto-Inovar. Para tanto, este trabalho buscou analisar decretos e/ou leis o qual gerou os regimes que regularizou a indústria automobilística brasileira. Com isso, notou-se que a aplicação destes regimes no território brasileiro, casou um aumento na competitividade do setor, independentemente no seu período, promovendo inovação e abertura de mercado. No entanto, constato que o regime Inovar-Auto, apresenta uns resultados paradoxais: De um lado, revela indícios de ter impacto negativamente a cadeia interna de fornecedores, ao criar as condições para a formação de uma cadeia global e fornecedores, ao mesmo tempo em que está sendo visto, como algo ilegal, pois a OMC acredita que o regime está sendo usado de forma protecionista.This paper presents and analyzes the Brazilian Automotive Regimes, based on the principles of the New Institutional Economics theory. The objective is to highlight the institutional fundamentals and organizational impacts of Auto-Inovar. Therefore, this work sought to analyze decrees and / or laws which generated the regimes that regularized the Brazilian auto industry. With this, it was noticed that the application of these regimes in the Brazilian territory, married an increase in the competitiveness of the sector, independently in its period, promoting innovation and market opening. However,I note that the Inovar-Auto regime has paradoxical results: On the one hand, it reveals signs of having a negative impact on the internal supply chain, creating the conditions for the formation of a global chain and suppliers, at the same time as Is being seen as something illegal because the OMC believes that the regime is being used in a protectionist way.Submitted by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2017-08-09T18:21:52Z No. of bitstreams: 1 TCC - DILCIELE SOUSA.pdf: 1221010 bytes, checksum: 658eb5ba93c11b2f8da091389690567c (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-08-17T16:20:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - DILCIELE SOUSA.pdf: 1221010 bytes, checksum: 658eb5ba93c11b2f8da091389690567c (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-17T16:20:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - DILCIELE SOUSA.pdf: 1221010 bytes, checksum: 658eb5ba93c11b2f8da091389690567c (MD5)Economia industrialAuto - InovarIndústria automobilísticaInovar - AutoPolítica industrial - AutomóveisPolítica automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Autoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EconomiaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - DILCIELE SOUSA.pdfTCC - DILCIELE SOUSA.pdfapplication/pdf1221010https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24015/1/TCC%20-%20DILCIELE%20SOUSA.pdf658eb5ba93c11b2f8da091389690567cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24015/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTTCC - DILCIELE SOUSA.pdf.txtTCC - DILCIELE SOUSA.pdf.txtExtracted texttext/plain144140https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24015/3/TCC%20-%20DILCIELE%20SOUSA.pdf.txtcaae1ed521a3289eb00969fb3624154bMD53ri/240152022-02-21 00:42:17.037oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:42:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
title Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
spellingShingle Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
Sousa, Dilciele Nascimento de
Economia industrial
Auto - Inovar
Indústria automobilística
Inovar - Auto
Política industrial - Automóveis
title_short Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
title_full Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
title_fullStr Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
title_full_unstemmed Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
title_sort Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
author Sousa, Dilciele Nascimento de
author_facet Sousa, Dilciele Nascimento de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Dilciele Nascimento de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mata, Henrique Tomé da Costa
Caffé, Antonio Ricardo Dantas
contributor_str_mv Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de
Mata, Henrique Tomé da Costa
Caffé, Antonio Ricardo Dantas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Economia industrial
topic Economia industrial
Auto - Inovar
Indústria automobilística
Inovar - Auto
Política industrial - Automóveis
dc.subject.por.fl_str_mv Auto - Inovar
Indústria automobilística
Inovar - Auto
Política industrial - Automóveis
description Este trabalho apresenta e analisa os Regimes Automotivos Brasileiros, baseada nos princípios da teoria da Nova Economia Institucional. O objetivo é evidenciar os fundamentos institucionais e os impactos organizacionais do Auto-Inovar. Para tanto, este trabalho buscou analisar decretos e/ou leis o qual gerou os regimes que regularizou a indústria automobilística brasileira. Com isso, notou-se que a aplicação destes regimes no território brasileiro, casou um aumento na competitividade do setor, independentemente no seu período, promovendo inovação e abertura de mercado. No entanto, constato que o regime Inovar-Auto, apresenta uns resultados paradoxais: De um lado, revela indícios de ter impacto negativamente a cadeia interna de fornecedores, ao criar as condições para a formação de uma cadeia global e fornecedores, ao mesmo tempo em que está sendo visto, como algo ilegal, pois a OMC acredita que o regime está sendo usado de forma protecionista.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-17T16:20:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-08-17T16:20:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24015
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso
identifier_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24015/1/TCC%20-%20DILCIELE%20SOUSA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24015/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24015/3/TCC%20-%20DILCIELE%20SOUSA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 658eb5ba93c11b2f8da091389690567c
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
caae1ed521a3289eb00969fb3624154b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502621878452224