Política automobilística brasileira: uma nota sobre os fundamentos (institucionais) e os impactos (organizacionais) do Inovar-Auto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24015 |
Resumo: | Este trabalho apresenta e analisa os Regimes Automotivos Brasileiros, baseada nos princípios da teoria da Nova Economia Institucional. O objetivo é evidenciar os fundamentos institucionais e os impactos organizacionais do Auto-Inovar. Para tanto, este trabalho buscou analisar decretos e/ou leis o qual gerou os regimes que regularizou a indústria automobilística brasileira. Com isso, notou-se que a aplicação destes regimes no território brasileiro, casou um aumento na competitividade do setor, independentemente no seu período, promovendo inovação e abertura de mercado. No entanto, constato que o regime Inovar-Auto, apresenta uns resultados paradoxais: De um lado, revela indícios de ter impacto negativamente a cadeia interna de fornecedores, ao criar as condições para a formação de uma cadeia global e fornecedores, ao mesmo tempo em que está sendo visto, como algo ilegal, pois a OMC acredita que o regime está sendo usado de forma protecionista. |
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Sousa, Dilciele Nascimento deCarvalho, Ihering Guedes Alcoforado deMata, Henrique Tomé da CostaCaffé, Antonio Ricardo Dantas2017-08-17T16:20:51Z2017-08-17T16:20:51Z2017-08-172017-03-31Trabalho de Conclusão de Cursohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24015Este trabalho apresenta e analisa os Regimes Automotivos Brasileiros, baseada nos princípios da teoria da Nova Economia Institucional. O objetivo é evidenciar os fundamentos institucionais e os impactos organizacionais do Auto-Inovar. Para tanto, este trabalho buscou analisar decretos e/ou leis o qual gerou os regimes que regularizou a indústria automobilística brasileira. Com isso, notou-se que a aplicação destes regimes no território brasileiro, casou um aumento na competitividade do setor, independentemente no seu período, promovendo inovação e abertura de mercado. No entanto, constato que o regime Inovar-Auto, apresenta uns resultados paradoxais: De um lado, revela indícios de ter impacto negativamente a cadeia interna de fornecedores, ao criar as condições para a formação de uma cadeia global e fornecedores, ao mesmo tempo em que está sendo visto, como algo ilegal, pois a OMC acredita que o regime está sendo usado de forma protecionista.This paper presents and analyzes the Brazilian Automotive Regimes, based on the principles of the New Institutional Economics theory. The objective is to highlight the institutional fundamentals and organizational impacts of Auto-Inovar. Therefore, this work sought to analyze decrees and / or laws which generated the regimes that regularized the Brazilian auto industry. With this, it was noticed that the application of these regimes in the Brazilian territory, married an increase in the competitiveness of the sector, independently in its period, promoting innovation and market opening. However,I note that the Inovar-Auto regime has paradoxical results: On the one hand, it reveals signs of having a negative impact on the internal supply chain, creating the conditions for the formation of a global chain and suppliers, at the same time as Is being seen as something illegal because the OMC believes that the regime is being used in a protectionist way.Submitted by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2017-08-09T18:21:52Z No. of bitstreams: 1 TCC - DILCIELE SOUSA.pdf: 1221010 bytes, checksum: 658eb5ba93c11b2f8da091389690567c (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-08-17T16:20:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - DILCIELE SOUSA.pdf: 1221010 bytes, checksum: 658eb5ba93c11b2f8da091389690567c (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-17T16:20:51Z (GMT). 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