Biblioteca de caráter público e práticas leitoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7835 |
Resumo: | A importância da biblioteca de caráter público para as práticas leitoras constituiu a temática deste trabalho que teve por objetivo investigar as ações relacionadas ao fortalecimento da cidadania mediante práticas leitoras, realizadas neste contexto. A partir de uma revisão da literatura abre-se uma discussão acerca dos aspectos que diferenciam a biblioteca pública institucional da biblioteca comunitária. Buscou-se identificar as atividades desenvolvidas nos espaços visando práticas leitoras e se a biblioteca de caráter público institucional e a comunitária, cumprem os mesmos papéis com relação ao exercício da leitura. A investigação se deu por meio da realização de um estudo quali-quantitativo, em uma amostra composta de 05 bibliotecas públicas institucionais coordenadas pela Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia e 05 bibliotecas comunitárias do município de Salvador, Bahia. Os procedimentos de coleta dos dados incluíram a observação direta de algumas atividades realizadas nesses espaços de leitura; aplicação de questionários junto aos usuários leitores e de entrevista com os coordenadores. A biblioteca pública institucional, hierarquizada oferece um acervo com diversidade de materiais para leitura e a biblioteca comunitária, em função de sua particularidade, se apresenta, como um novo tipo de biblioteca, criada seguindo os princípios da autonomia, da flexibilidade, da articulação local e com acervo restrito a material impresso. Ressalta ainda que sua forma de atuação esta muito mais ligada à ação cultural. As práticas de avaliação da qualidade e o desempenho das bibliotecas e dos serviços, contribuindo assim para a formação de um país de leitores que busquem e utilizem criticamente a informação, através das bibliotecas. |
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As práticas de avaliação da qualidade e o desempenho das bibliotecas e dos serviços, contribuindo assim para a formação de um país de leitores que busquem e utilizem criticamente a informação, através das bibliotecas.Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-13T12:42:46Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO Final pronta.pdf: 6107270 bytes, checksum: 6269ed4c23b37812d026a201d0582fd9 (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-13T12:42:46Z (GMT). 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