Práticas leitoras e informacionais nas bibliotecas comunitárias em Rede da Releitura-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Mariana de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000013dkn
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25344
Resumo: Analisa as práticas leitoras e informacionais existentes em quatro bibliotecas comunitárias, da Releitura-PE, a saber, Biblioteca Amigos da Leitura, Biblioteca do CEPOMA, Biblioteca Multicultural do Nascedouro e Biblioteca Popular do Coque, a partir de dois pilares: das ações que ela realiza e das condutas/vivências/sentimentos dos sujeitos envolvidos com essas bibliotecas. De maneira específica busca a) caracterizar as comunidades, o histórico, os serviços, o acervo e os interagentes das bibliotecas comunitárias escolhidas; b) verificar a interação dos participantes com a leitura e com a informação; c) identificar quais são as práticas de gestão e organização dos espaços bem como as práticas de mediação de leitura e cultura realizadas nas bibliotecas; e d) compreender qual a importância das práticas de informação e leitura para os participantes da pesquisa. Utiliza como embasamento teórico uma reflexão que busca discutir o conceito de leitura de maneira ampla, bem como sua relação com os conceitos de mediação e apropriação da informação. Também esboça considerações sobre o conceito de informação e suas implicações com as práticas informacionais. Realiza ainda explanação conceitual sobre bibliotecas comunitárias, buscando compreender as singularidades dessa tipologia de bibliotecas, além de sua relevância no que se refere à formação de leitores e cidadãos críticos e ao desenvolvimento social da comunidade. Discute também acerca das inciativas nacionais e locais para a construção de políticas na área do livro, leitura e bibliotecas apresentando um panorama da conjuntura pernambucana e da atuação da Releitura nesse processo. Do ponto de vista metodológico, realiza um estudo de caráter bibliográfico com pesquisas em diversas fontes e suportes documentais aliado a uma investigação empírica de coleta de informações acerca das bibliotecas comunitárias e coleta de depoimentos dos sujeitos que fazem parte dessas bibliotecas, tais como gestores, mediadores de leitura e interagentes, por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas e categorizadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo definida por Bardin (2008). Conclui que as práticas leitoras e informacionais dos sujeitos são múltiplas e se revelam tanto individualmente, nas maneiras de ler e de se informar, como coletivamente, nas seguintes práticas: gestão, organização e incidência política; formação e capacitação da equipe; comunicação e divulgação das ações; mediação de leitura e ações culturais; articulação com entidades locais e interação com a biblioteca. A biblioteca, por sua vez, foi considerada pelos gestores, mediadores e interagentes como um espaço vivo, local de convivência, leitura, aprendizado e lazer. Também ficou clara a relevante função da biblioteca como instrumento de politização e desenvolvimento da cidadania e da autonomia. Além de ser um espaço estimulador de sonhos e de humanização, tido muitas vezes como essencial, a ponto de ser um projeto de vida desses sujeitos.
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De maneira específica busca a) caracterizar as comunidades, o histórico, os serviços, o acervo e os interagentes das bibliotecas comunitárias escolhidas; b) verificar a interação dos participantes com a leitura e com a informação; c) identificar quais são as práticas de gestão e organização dos espaços bem como as práticas de mediação de leitura e cultura realizadas nas bibliotecas; e d) compreender qual a importância das práticas de informação e leitura para os participantes da pesquisa. Utiliza como embasamento teórico uma reflexão que busca discutir o conceito de leitura de maneira ampla, bem como sua relação com os conceitos de mediação e apropriação da informação. Também esboça considerações sobre o conceito de informação e suas implicações com as práticas informacionais. Realiza ainda explanação conceitual sobre bibliotecas comunitárias, buscando compreender as singularidades dessa tipologia de bibliotecas, além de sua relevância no que se refere à formação de leitores e cidadãos críticos e ao desenvolvimento social da comunidade. Discute também acerca das inciativas nacionais e locais para a construção de políticas na área do livro, leitura e bibliotecas apresentando um panorama da conjuntura pernambucana e da atuação da Releitura nesse processo. Do ponto de vista metodológico, realiza um estudo de caráter bibliográfico com pesquisas em diversas fontes e suportes documentais aliado a uma investigação empírica de coleta de informações acerca das bibliotecas comunitárias e coleta de depoimentos dos sujeitos que fazem parte dessas bibliotecas, tais como gestores, mediadores de leitura e interagentes, por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas e categorizadas por meio da técnica de Análise de Conteúdo definida por Bardin (2008). Conclui que as práticas leitoras e informacionais dos sujeitos são múltiplas e se revelam tanto individualmente, nas maneiras de ler e de se informar, como coletivamente, nas seguintes práticas: gestão, organização e incidência política; formação e capacitação da equipe; comunicação e divulgação das ações; mediação de leitura e ações culturais; articulação com entidades locais e interação com a biblioteca. A biblioteca, por sua vez, foi considerada pelos gestores, mediadores e interagentes como um espaço vivo, local de convivência, leitura, aprendizado e lazer. Também ficou clara a relevante função da biblioteca como instrumento de politização e desenvolvimento da cidadania e da autonomia. Além de ser um espaço estimulador de sonhos e de humanização, tido muitas vezes como essencial, a ponto de ser um projeto de vida desses sujeitos.It analyzes readers and informational practices existing in four community libraries, from the Reitura-PE, namely Library Amigos da Leitura, CEPOMA Library, Nascedouro Multicultural Library and Coque Popular Library, based on two pillars: of the actions she realizes and of the behaviors/experiences /feelings of the involved with these libraries. Specifically the research seeks a) characterize the communities, the history, the services, the collection and the interaction of the chosen community libraries; b) verify the interaction of the participants with reading and information c) to identify the practices of management and organization of the spaces as well the practices of mediation of reading and culture carried out in the libraries and d) understand the importance of the information and reading practices for the research participants. It uses as a theoretical basement a reflection that seeks to discuss the concept of reading in a broad way as well as its relation with the concepts of mediation and appropriation of information. It also outlines considerations about the concept of information and its implications for informational practices. It also carries out a conceptual explanation about community libraries in order to understand the singularities of this typology of library as well as its relevance in the formation of critical readers and citizens and the social development of the community. It also discusses national and local initiatives for the construction of policies of book, reading and libraries area, presenting a panorama of the conjuncture of Pernambuco and the work of Releitura in this process. Methodologically, he carries out a bibliographic study with researches in several sources and supports, together with an empirical investigation of information collection about community libraries and collection of testimonies of the individuals that are part of these libraries, such as managers, reading mediators and interactors, through semi-structured interviews, which were analyzed and categorized using the Content Analysis, technique according to Bardin (2008). It concludes that the reading and informational practices of the individuals are multiple and are revealed individually in ways of reading and informing themselves as well as collectively in the following practices: management and organization and political incidence; training and qualification of the team; communication and dissemination of actions; mediation of reading and cultural actions; articulation with local entities and interaction with the library. The library, in turn, was considered by managers, mediators and interactors as a living space, place of coexistence, learning and leisure. The relevant function of the library as an instrument of politicization and development of citizenship and autonomy was also clear, besides a stimulating space of dreams and humanization to the point of being an essential a life project of these individuals.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da InformacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBiblioteca comunitáriaLeituralnformaçãoReleitura-PEPráticas leitoras e informacionais nas bibliotecas comunitárias em Rede da Releitura-PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Mariana de Souza Alves.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Mariana de Souza Alves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1875https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25344/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mariana%20de%20Souza%20Alves.pdf.jpg33146fcd292a7b7c87ec50b15e6567c6MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Mariana de Souza Alves.pdfDISSERTAÇÃO Mariana de Souza Alves.pdfapplication/pdf6925335https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/25344/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mariana%20de%20Souza%20Alves.pdfd887d58a5cce8223eab4c5493381630fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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