Análise crítica dos levantamentos batimétricos categoria A: estudo de caso nas proximidades do TRBA e TEMADRE, municípios de Salvador e Madre de Deus /BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anita Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27790
Resumo: Os Levantamentos Batimétricos Categoria A apresentam como finalidade principal a atualização de documentos náuticos. As Entidades Executantes brasileiras de Levantamentos Hidrográficos (LH) tem encontrado nos últimos anos dificuldades adicionais em conseguir homologar tais tipos de Levantamentos perante o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM). A grande maioria das inconsistências técnicas identificadas nos levantamentos utilizando sistema multifeixe é proveniente do descasamento das fiadas de sondagem adjacentes seguida da maregrafia. Neste estudo foi feita uma análise crítica do LH de autorização 308/15, realizado nas proximidades do TRBA e TEMADRE, municípios de Salvador e Madre de Deus /Ba. Foram identificadas inconsistências nos dados batimétricos e, posteriormente, feitas algumas alterações técnicas nas fases de aquisição e processamento dos dados batimétricos com o intuito de atingir o padrão de qualidade requerido pela OHI (Organização Hidrográfica Internacional) para Levantamentos de Primeira Ordem. As principais inconsistências descritas estiveram relacionadas a erros i) de calibração do sistema multifeixe, ii) nos dados de velocidade do som na coluna d’água, iii) na maregrafia, iv) relacionados à má resposta do ecobatímetro a fundos duros e rugosos principalmente em áreas de talude e v) à falta de controle dos parâmetros de potencia e ganho associados à absorção da energia acústica pela água do mar nas condições encontradas na área de sondagem. As melhorias atingidas que proporcionaram maior qualidade nas superfícies batimétricas estiveram relacionadas a diversos fatores dentre eles i) alinhamento “em seco” dos sensores integrantes do sistema multifeixe, ii) melhor alinhamento do sensor inercial com o transdutor multifeixe na embarcação, iii) mais perfilagens da velocidade do som na coluna d’água, iv) diminuição de guinadas da embarcação no final das linhas de sondagem com o intuito de não desestabilizar o sensor de movimento, v) aperfeiçoamento do processo de calibração, vi) alteração da frequência de sondagem de 200 para 300kHz, vii) monitoramento constante dos parâmetros potência e ganho na sondagem batimétrica com o intuito de diminuir ruídos e distorções do feixe, entre outros. O LH analisado ainda não foi concluído e, portanto, ainda não foi homologado pelo CHM. Assim, recomenda-se a complementação desse estudo afim de validar as observações e alterações técnicas realizadas como sendo eficazes no processo de realização e aprovação de Levantamentos Categoria A com o sistema multifeixe utilizado.
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Foram identificadas inconsistências nos dados batimétricos e, posteriormente, feitas algumas alterações técnicas nas fases de aquisição e processamento dos dados batimétricos com o intuito de atingir o padrão de qualidade requerido pela OHI (Organização Hidrográfica Internacional) para Levantamentos de Primeira Ordem. As principais inconsistências descritas estiveram relacionadas a erros i) de calibração do sistema multifeixe, ii) nos dados de velocidade do som na coluna d’água, iii) na maregrafia, iv) relacionados à má resposta do ecobatímetro a fundos duros e rugosos principalmente em áreas de talude e v) à falta de controle dos parâmetros de potencia e ganho associados à absorção da energia acústica pela água do mar nas condições encontradas na área de sondagem. As melhorias atingidas que proporcionaram maior qualidade nas superfícies batimétricas estiveram relacionadas a diversos fatores dentre eles i) alinhamento “em seco” dos sensores integrantes do sistema multifeixe, ii) melhor alinhamento do sensor inercial com o transdutor multifeixe na embarcação, iii) mais perfilagens da velocidade do som na coluna d’água, iv) diminuição de guinadas da embarcação no final das linhas de sondagem com o intuito de não desestabilizar o sensor de movimento, v) aperfeiçoamento do processo de calibração, vi) alteração da frequência de sondagem de 200 para 300kHz, vii) monitoramento constante dos parâmetros potência e ganho na sondagem batimétrica com o intuito de diminuir ruídos e distorções do feixe, entre outros. O LH analisado ainda não foi concluído e, portanto, ainda não foi homologado pelo CHM. Assim, recomenda-se a complementação desse estudo afim de validar as observações e alterações técnicas realizadas como sendo eficazes no processo de realização e aprovação de Levantamentos Categoria A com o sistema multifeixe utilizado.Bathymetric surveys Class A have as main aim nautical charts update. Brazilian Performers Company of hydrographic surveys has been found in the last years additional challenges to homologate these kinds of surveys towards Navy Hydrographic Center (CHM). The major part of the techniques inconsistencies identified in the surveys using multibeam system is from mismatching of the next survey lines following tide issues. In this study, it has done a critical analyse of the hydrographic survey 308/15 that was accomplished in the vicinities of TRBA and TEMADRE, Salvador and Madre de Deus city, state of Bahia. It was identified some problems in the bathymetric data and later, it has done some technical changes in the acquisition and process steps of the bathymetry in order to reach the IHO requirements for Order 1a surveys. The main problems described were related to i) multibeam system calibration mistakes, ii) sound velocity data trough water column, iii) tide issues, iv) related to a bad response of the echo sounder in rough and rocky seabeds mainly in vertical areas, and v) the bad control of power and gain values associated to the seawater absorption found in the survey area. The acquired improvements that lead to more quality in the bathymetric surfaces were related to several factors such as i) multibeam sensors alignment at dry dock, ii) better alignment between the inertial sensor and multibeam transducer at the vessel, iii) more sound velocity profiling in the water column, iv) less acceleration and yaw in the end of survey lines in order to maintain the attitude sensor stabilized, v) calibration process improvement, vi) survey frequency change from 200 to 300kHz, vii) real time monitoring of power and gain in the survey time in order to decrease noise and distortion of the beams, etc. The analyzed survey was not concluded yet and, therefore, it was not homologated as well.So, it is recommended the complementation of this study in order to validate the observations and technical changes done as being effective in the process of acquisition and approval of Surveys Class A with the multibeam system used.Submitted by Pablo Santos (pablosantos@ufba.br) on 2018-10-08T13:56:35Z No. of bitstreams: 1 Monografia_Anita_Oliveira.pdf: 5310340 bytes, checksum: aa1bca50827abe172e7243c1e5978bd4 (MD5)Approved for entry into archive by NUBIA OLIVEIRA (nubia.marilia@ufba.br) on 2018-10-23T23:28:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia_Anita_Oliveira.pdf: 5310340 bytes, checksum: aa1bca50827abe172e7243c1e5978bd4 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-23T23:28:22Z (GMT). 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