“Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Ana Milena Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31914
Resumo: A presente pesquisa “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com crianças da Educação Infantil da Rede Pública de Salvador/BA” é resultado de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, descritivo e analítico. Teve como objetivo geral: Analisar os limites e as possibilidades da pedagoga trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a Modelagem em Argila. A partir do meu trabalho enquanto ceramista e das experiências pedagógicas com o ensino de artes desenvolvidas enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pude perceber o quanto o conhecimento da arte, historicamente, tem sido negado a maioria das crianças da escola pública ou tem sido assumido pela pedagoga. Esta realidade me inquietou e por isso resolvi investigá-la. Para isso elaborei a seguinte pergunta norteadora: Quais os limites e as possibilidades da pedagoga trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a Modelagem em Argila? e desenvolvi a pesquisa-ação “Oficinas de Modelagem em Argila na Educação Infantil” fundamentada na “Abordagem Triangular” do ensino das artes, com crianças de cinco anos, na escola Municipal Santa Bárbaras em Salvador. Além da oficina também foi necessário a pesquisa bibliográfica que teve como principais teóricos: Arce (2002a, 2002b, 2010), Arce & Jacomeli (2012), Arce & Martins (2010), Barbosa (1991, 1998, 2012), Chiesa (2014), Duarte Júnior (2012), Gabbai (1987), Kuhlmann Jr. (2010), Oliveira (2011), Pasqualini (2006) e Saviani(2011) e Thiollent, (1996). O relatório de pesquisa foi registrado através desta monografia, que está organizada em cinco seções: Introdução três capítulos e considerações finais. O primeiro capítulo - “A Educação Infantil ao longo da história” teve como objetivo fazer uma análise crítica do desenvolvimento histórico das instituições destinadas à educação das crianças; o segundo capítulo “Caminhos da Arte na Educação Brasileira e a necessidade da Arte na Educação Infantil”, teve como objetivo contextualizar o ensino de arte no Brasil e refletir criticamente a necessidade do ensino de arte na educação das crianças; e o terceiro capítulo “Modelagem em Argila na Educação Infantil” objetivou identificar limites e possibilidades da pedagoga em trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a modelagem em argila, a partir da pesquisa-ação desenvolvida com o projeto “Oficinas de Modelagem em Argila na Educação Infantil”. Na última seção apresento minhas considerações finais destacando os achados da pesquisa. A partir desta pesquisa percebi o quanto é necessário a presença do arte-educador nas aulas de artes do ensino fundamental pois os limites da pedagoga, ao assumir tal tarefa, são reais pela falta de qualificação na área de conhecimento Arte. Assim, espero poder contribuir com a reflexão e com a luta pelo ensino de artes de qualidade na escola pública.
id UFBA-2_8fece1098e13bad549288d9948f535cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31914
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Bastos, Ana Milena GonçalvesBastos, Ana Milena GonçalvesSilva, Rilmar Lopes daCanda, Cilene NascimentoSiqueira, Sandra Maria MarinhoSilva, Rilmar Lopes da2020-05-27T13:54:21Z2020-05-27T13:54:21Z2020-05-272015-11-27TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31914A presente pesquisa “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com crianças da Educação Infantil da Rede Pública de Salvador/BA” é resultado de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, descritivo e analítico. Teve como objetivo geral: Analisar os limites e as possibilidades da pedagoga trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a Modelagem em Argila. A partir do meu trabalho enquanto ceramista e das experiências pedagógicas com o ensino de artes desenvolvidas enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pude perceber o quanto o conhecimento da arte, historicamente, tem sido negado a maioria das crianças da escola pública ou tem sido assumido pela pedagoga. Esta realidade me inquietou e por isso resolvi investigá-la. Para isso elaborei a seguinte pergunta norteadora: Quais os limites e as possibilidades da pedagoga trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a Modelagem em Argila? e desenvolvi a pesquisa-ação “Oficinas de Modelagem em Argila na Educação Infantil” fundamentada na “Abordagem Triangular” do ensino das artes, com crianças de cinco anos, na escola Municipal Santa Bárbaras em Salvador. Além da oficina também foi necessário a pesquisa bibliográfica que teve como principais teóricos: Arce (2002a, 2002b, 2010), Arce & Jacomeli (2012), Arce & Martins (2010), Barbosa (1991, 1998, 2012), Chiesa (2014), Duarte Júnior (2012), Gabbai (1987), Kuhlmann Jr. (2010), Oliveira (2011), Pasqualini (2006) e Saviani(2011) e Thiollent, (1996). O relatório de pesquisa foi registrado através desta monografia, que está organizada em cinco seções: Introdução três capítulos e considerações finais. O primeiro capítulo - “A Educação Infantil ao longo da história” teve como objetivo fazer uma análise crítica do desenvolvimento histórico das instituições destinadas à educação das crianças; o segundo capítulo “Caminhos da Arte na Educação Brasileira e a necessidade da Arte na Educação Infantil”, teve como objetivo contextualizar o ensino de arte no Brasil e refletir criticamente a necessidade do ensino de arte na educação das crianças; e o terceiro capítulo “Modelagem em Argila na Educação Infantil” objetivou identificar limites e possibilidades da pedagoga em trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a modelagem em argila, a partir da pesquisa-ação desenvolvida com o projeto “Oficinas de Modelagem em Argila na Educação Infantil”. Na última seção apresento minhas considerações finais destacando os achados da pesquisa. A partir desta pesquisa percebi o quanto é necessário a presença do arte-educador nas aulas de artes do ensino fundamental pois os limites da pedagoga, ao assumir tal tarefa, são reais pela falta de qualificação na área de conhecimento Arte. Assim, espero poder contribuir com a reflexão e com a luta pelo ensino de artes de qualidade na escola pública.ABSTRACT This research, "Hands in the Mass: the process educational in clay modeling with children from kindergarten Public School of Salvador/BA" it is the result of an action research, qualitative, descriptive and analytical character. We aimed to analyze the limits and possibilities of educator working with the knowledge of the Art in Early Childhood Education, specifically with modeling in clay. From my work as ceramist and pedagogical experience with teaching developed arts as a fellow of the Institutional Program Initiation Scholarships to Teaching I could see how much knowledge of art, historically, has been denied the majority of children in public school or It has been assumed by the educator. This really disturbed me and so I decided to investigate it. For this I prepared the following guiding question: What are the limits and possibilities of educator working with the knowledge of the Art in Early Childhood Education, specifically with modeling in clay? I developed an action research "Modeling Workshops in clay in kindergarten" based on the "triangular approach" of the teaching of arts, to children under five, the Municipal school in Santa Barbarian Salvador. Besides the workshop was also necessary bibliographic research was mainly theoretical: Arce (2002a, 2002b, 2010), Arce & Jacomeli (2012), Arce & Martins (2010), Barbosa (1991, 1998, 2012), Chiesa (2014), Duarte Jr. (2012), Gabbai (1987) Kuhlmann, Jr. (2010), Oliveira (2011), Pasqualini (2006) and Saviani (2011) and Thiollent, (1996). The research report has been registered through this monograph, which is organized into five sections: Introduction three chapters and closing remarks. The first chapter - "The Early Childhood Education throughout history" aimed to make a critical analysis of the historical development of institutions for education of children; the second chapter "Pathways of Art in Brazilian education and the need of the Art in Early Childhood Education," aimed to contextualize the art education in Brazil and critically reflect the need for art education in the education of children; and the third chapter "Modeling clay in kindergarten" aimed to identify limits and possibilities of the educator in working with the knowledge of the Art in Early Childhood Education, specifically with modeling clay, from the research-action developed with the project "Workshops modeling in clay in kindergarten. " In the last section I present my closing remarks highlighting the findings of the research. From this research I realized how much it is necessary the presence of the art educator in the arts classes of elementary school because the boundaries of the pedagogue, to take on such a task, are real lack of qualification in Art area of expertise. So, I hope to contribute to the discussion and the struggle for quality arts education in public schools.Submitted by Ana Milena (milbastos@hotmail.com) on 2020-05-23T22:56:22Z No. of bitstreams: 1 TCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdf: 2765853 bytes, checksum: fd0e07beab6c93ff44c95b96ba4ff78d (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2020-05-27T13:54:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdf: 2765853 bytes, checksum: fd0e07beab6c93ff44c95b96ba4ff78d (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-27T13:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdf: 2765853 bytes, checksum: fd0e07beab6c93ff44c95b96ba4ff78d (MD5)EducaçãoEnsino de artesModelagem em argilaEducação infantilAbordagem triangularArts educationModeling clayChildhood educationTriangular approach“Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de EducaçãoUFBA / FACEDbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdfTCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdfapplication/pdf2765853https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31914/1/TCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdffd0e07beab6c93ff44c95b96ba4ff78dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31914/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdf.txtTCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain177517https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31914/3/TCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdf.txt1ecd06df29b63c708a812588abe3f716MD53ri/319142023-03-21 11:34:47.354oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-03-21T14:34:47Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA
title “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA
spellingShingle “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA
Bastos, Ana Milena Gonçalves
Educação
Ensino de artes
Modelagem em argila
Educação infantil
Abordagem triangular
Arts education
Modeling clay
Childhood education
Triangular approach
title_short “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA
title_full “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA
title_fullStr “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA
title_full_unstemmed “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA
title_sort “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com as crianças da educação infantil da rede pública de Salvador/BA
author Bastos, Ana Milena Gonçalves
author_facet Bastos, Ana Milena Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Ana Milena Gonçalves
Bastos, Ana Milena Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rilmar Lopes da
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Canda, Cilene Nascimento
Siqueira, Sandra Maria Marinho
Silva, Rilmar Lopes da
contributor_str_mv Silva, Rilmar Lopes da
Canda, Cilene Nascimento
Siqueira, Sandra Maria Marinho
Silva, Rilmar Lopes da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Ensino de artes
Modelagem em argila
Educação infantil
Abordagem triangular
Arts education
Modeling clay
Childhood education
Triangular approach
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de artes
Modelagem em argila
Educação infantil
Abordagem triangular
Arts education
Modeling clay
Childhood education
Triangular approach
description A presente pesquisa “Mãos na massa”: o processo educativo da modelagem em argila com crianças da Educação Infantil da Rede Pública de Salvador/BA” é resultado de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, descritivo e analítico. Teve como objetivo geral: Analisar os limites e as possibilidades da pedagoga trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a Modelagem em Argila. A partir do meu trabalho enquanto ceramista e das experiências pedagógicas com o ensino de artes desenvolvidas enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pude perceber o quanto o conhecimento da arte, historicamente, tem sido negado a maioria das crianças da escola pública ou tem sido assumido pela pedagoga. Esta realidade me inquietou e por isso resolvi investigá-la. Para isso elaborei a seguinte pergunta norteadora: Quais os limites e as possibilidades da pedagoga trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a Modelagem em Argila? e desenvolvi a pesquisa-ação “Oficinas de Modelagem em Argila na Educação Infantil” fundamentada na “Abordagem Triangular” do ensino das artes, com crianças de cinco anos, na escola Municipal Santa Bárbaras em Salvador. Além da oficina também foi necessário a pesquisa bibliográfica que teve como principais teóricos: Arce (2002a, 2002b, 2010), Arce & Jacomeli (2012), Arce & Martins (2010), Barbosa (1991, 1998, 2012), Chiesa (2014), Duarte Júnior (2012), Gabbai (1987), Kuhlmann Jr. (2010), Oliveira (2011), Pasqualini (2006) e Saviani(2011) e Thiollent, (1996). O relatório de pesquisa foi registrado através desta monografia, que está organizada em cinco seções: Introdução três capítulos e considerações finais. O primeiro capítulo - “A Educação Infantil ao longo da história” teve como objetivo fazer uma análise crítica do desenvolvimento histórico das instituições destinadas à educação das crianças; o segundo capítulo “Caminhos da Arte na Educação Brasileira e a necessidade da Arte na Educação Infantil”, teve como objetivo contextualizar o ensino de arte no Brasil e refletir criticamente a necessidade do ensino de arte na educação das crianças; e o terceiro capítulo “Modelagem em Argila na Educação Infantil” objetivou identificar limites e possibilidades da pedagoga em trabalhar com o conhecimento da Arte na Educação Infantil, especificamente, com a modelagem em argila, a partir da pesquisa-ação desenvolvida com o projeto “Oficinas de Modelagem em Argila na Educação Infantil”. Na última seção apresento minhas considerações finais destacando os achados da pesquisa. A partir desta pesquisa percebi o quanto é necessário a presença do arte-educador nas aulas de artes do ensino fundamental pois os limites da pedagoga, ao assumir tal tarefa, são reais pela falta de qualificação na área de conhecimento Arte. Assim, espero poder contribuir com a reflexão e com a luta pelo ensino de artes de qualidade na escola pública.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-27T13:54:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-27T13:54:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-05-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31914
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA / FACED
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31914/1/TCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31914/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31914/3/TCC_ANA_MILENA_BASTOS.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fd0e07beab6c93ff44c95b96ba4ff78d
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
1ecd06df29b63c708a812588abe3f716
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459613435068416