Estudo de conceitos de seres vivos nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18853 |
Resumo: | O trabalho intitulado “Estudo de Conceitos de Seres Vivos nas Séries Iniciais” foi desenvolvido na Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC, no período de 2009 e 2010. Trata-se de um estudo com crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Usamos, neste trabalho, como referenciais teóricos principais, a Teoria Histórico Cultural de Vygotsky e o Conhecimento Biológico da Criança. O primeiro considera as fases do desenvolvimento da criança e as contribuições destas para diferenciação entre os conceitos espontâneos e científicos. O segundo discorre sobre os conceitos alternativos e escolares da criança em relação aos aspectos de tamanho e funções vitais de seres vivos. Este trabalho teve como objetivo investigar como ocorre a compreensão/conhecimento das crianças das Séries Iniciais sobre os conceitos de seres vivos (tamanho e funções vitais). Realizamos a coleta de dados, tendo em vista a construção do conhecimento científico do mundo social, com base na orientação do método dialético e da pesquisa qualitativa no âmbito geral. Usamos as técnicas de observação e entrevista estruturada e semi-estruturada. Analisamos os dados, de forma comparativa, considerando a prática inicial dos conteúdos (conhecimentos prévios dos alunos), a teorização (conceitos científicos ensinados pelas professoras) e prática social final dos conteúdos (aulas do pesquisador). Em relação dos conceitos espontâneos e científicos abordados em sala de aula, percebemos que os estudantes apresentaram pouco ou nenhum conhecimento espontâneo para interagir com o conhecimento escolar (utilidade dos microorganismos e interação/processos envolvidos nas funções vitais de plantas e animais). Por outro lado, eles mostraram, de maneira isolada, muito conhecimento espontâneo e pouco conhecimento escolar (tamanho de microorganismos, funções vitais de animais e plantas). Constatamos, enfim, indícios de interações sistêmicas/processos nos vegetais e animais em proporção ao aumento da idade das crianças, bem como a ampliação dos conhecimentos espontâneos e escolares, a partir da intervenção do pesquisador. Elaboramos, com base na presente pesquisa, um planejamento de ensino de Ciências para o Curso Fundamental I no qual consideramos os conhecimentos espontâneos dos estudantes da COOPEC, experimentos e atividades de ensino, visando contribuir para o desenvolvimento conceitual deles e para formação complementar dos professores da referida escola. |
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Este trabalho teve como objetivo investigar como ocorre a compreensão/conhecimento das crianças das Séries Iniciais sobre os conceitos de seres vivos (tamanho e funções vitais). Realizamos a coleta de dados, tendo em vista a construção do conhecimento científico do mundo social, com base na orientação do método dialético e da pesquisa qualitativa no âmbito geral. Usamos as técnicas de observação e entrevista estruturada e semi-estruturada. Analisamos os dados, de forma comparativa, considerando a prática inicial dos conteúdos (conhecimentos prévios dos alunos), a teorização (conceitos científicos ensinados pelas professoras) e prática social final dos conteúdos (aulas do pesquisador). Em relação dos conceitos espontâneos e científicos abordados em sala de aula, percebemos que os estudantes apresentaram pouco ou nenhum conhecimento espontâneo para interagir com o conhecimento escolar (utilidade dos microorganismos e interação/processos envolvidos nas funções vitais de plantas e animais). Por outro lado, eles mostraram, de maneira isolada, muito conhecimento espontâneo e pouco conhecimento escolar (tamanho de microorganismos, funções vitais de animais e plantas). Constatamos, enfim, indícios de interações sistêmicas/processos nos vegetais e animais em proporção ao aumento da idade das crianças, bem como a ampliação dos conhecimentos espontâneos e escolares, a partir da intervenção do pesquisador. Elaboramos, com base na presente pesquisa, um planejamento de ensino de Ciências para o Curso Fundamental I no qual consideramos os conhecimentos espontâneos dos estudantes da COOPEC, experimentos e atividades de ensino, visando contribuir para o desenvolvimento conceitual deles e para formação complementar dos professores da referida escola.Submitted by Edileide Reis (leyde-landy@hotmail.com) on 2014-09-15T12:36:40Z No. of bitstreams: 1 Darcy Ribeiro de Castro.pdf: 2325897 bytes, checksum: 92805426af5f21236297f0507c51f2dc (MD5)Approved for entry into archive by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2016-04-15T13:02:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Darcy Ribeiro de Castro.pdf: 2325897 bytes, checksum: 92805426af5f21236297f0507c51f2dc (MD5)Made available in DSpace on 2016-04-15T13:02:57Z (GMT). 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O trabalho intitulado “Estudo de Conceitos de Seres Vivos nas Séries Iniciais” foi desenvolvido na Cooperativa de Ensino de Central-BA- COOPEC, no período de 2009 e 2010. Trata-se de um estudo com crianças com faixa etária entre 7 e 11 anos de idade. Usamos, neste trabalho, como referenciais teóricos principais, a Teoria Histórico Cultural de Vygotsky e o Conhecimento Biológico da Criança. O primeiro considera as fases do desenvolvimento da criança e as contribuições destas para diferenciação entre os conceitos espontâneos e científicos. O segundo discorre sobre os conceitos alternativos e escolares da criança em relação aos aspectos de tamanho e funções vitais de seres vivos. Este trabalho teve como objetivo investigar como ocorre a compreensão/conhecimento das crianças das Séries Iniciais sobre os conceitos de seres vivos (tamanho e funções vitais). Realizamos a coleta de dados, tendo em vista a construção do conhecimento científico do mundo social, com base na orientação do método dialético e da pesquisa qualitativa no âmbito geral. Usamos as técnicas de observação e entrevista estruturada e semi-estruturada. Analisamos os dados, de forma comparativa, considerando a prática inicial dos conteúdos (conhecimentos prévios dos alunos), a teorização (conceitos científicos ensinados pelas professoras) e prática social final dos conteúdos (aulas do pesquisador). Em relação dos conceitos espontâneos e científicos abordados em sala de aula, percebemos que os estudantes apresentaram pouco ou nenhum conhecimento espontâneo para interagir com o conhecimento escolar (utilidade dos microorganismos e interação/processos envolvidos nas funções vitais de plantas e animais). Por outro lado, eles mostraram, de maneira isolada, muito conhecimento espontâneo e pouco conhecimento escolar (tamanho de microorganismos, funções vitais de animais e plantas). Constatamos, enfim, indícios de interações sistêmicas/processos nos vegetais e animais em proporção ao aumento da idade das crianças, bem como a ampliação dos conhecimentos espontâneos e escolares, a partir da intervenção do pesquisador. Elaboramos, com base na presente pesquisa, um planejamento de ensino de Ciências para o Curso Fundamental I no qual consideramos os conhecimentos espontâneos dos estudantes da COOPEC, experimentos e atividades de ensino, visando contribuir para o desenvolvimento conceitual deles e para formação complementar dos professores da referida escola. |
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