CONCEPTUALIZAÇÕES DE PROFESSOR/A EM MEMES: ESTUDO À LUZ DA SEMÂNTICA SÓCIO-HISTÓRICO- COGNITIVA
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37491 |
Resumo: | Esta Tese tem como objetivo compreender as conceptualizações de professor/a em memes publicados na página Professores Contra o Escola Sem Partido entre os anos de 2017 e 2019. Para tanto, o estudo buscou: a) discorrer sobre a Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, a Educação, História, Sociologia e Filosofia que alicerçaram o debate sobre a significação; b) identificar, descrever e explicar os processos cognitivos subjacentes à conceptualização de professor/a no corpus; c) interpretar e sistematizar os resultados alcançados. Tem como aporte teórico os contributos da Linguística Cognitiva, particularmente, da Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, de forma específica, as discussões empreendidas por Lakoff e Johnson (1980 [2002], 1999), Lakoff (1987, 1993, 2007), Johnson (1987), Barcelona (2016, 2009[1996]), Peña Cervel (2016), Fillmore (1992), Kövecses (2000, 2002, 2009, 2010, 2017), Duque (2016, 2017, 2018) e, também, nos princípios teóricos da Teoria da Complexidade através das discussões propostas por Morin (2001, 2015), Capra (1996), Capra e Luisi (2014), Maturana e Varela (2001 [1984]), Almeida (2016, 2018b, 2020, 2021), entre outros. O estudo desenvolvido nesta Tese tem caráter interdisciplinar, pois buscou interconexões através da Educação (FREIRE, 1987, 1996, 1997, 2001), da História e da Política (HOBSBAWN, 1995; DELGADO; FERREIRA, 2013; PENNA, 2016), da Sociologia (BAUMAN, 2007, 2001; DURKHEIM, 2011); da Filosofia (ARENDT, 2016), da Biologia (DAWKINS, 2001[1976]), além de considerarmos as contribuições da Lexicografia (HOUAISS, 2011; CUNHA, 2012). A abordagem adotada nesta Tese apresenta uma metodologia qualitativa de caráter descritivo-interpretativo, bibliográfico e documental, tendo como base o paradigma da introspecção. Os resultados alcançados foram obtidos através do estudo de um corpus constituído por textos multimodais – memes – produzidos e publicados na segunda década do século XXI (anos de 2017 a 2019), portanto, textos que licenciam compreensões a partir do nosso tempo presente. Os resultados foram apresentados a partir de domínios da experiência ativados pelos memes, a exemplo dos domínios POLÍTICA e RELIGIÃO que licenciaram conceptualizações de professor/a através de modelos cognitivos metafóricos, metonínimos e esquemo-imagéticos. Dentre eles, houve uma maior recorrência do padrão metafórico PROFESSOR/A É DOUTRINADOR/A, e do padrão metonímico PROFESSORES/AS POR IDEIAS. Além disso, foi constatado que há, entre os outros domínios ativados, uma inter-relação que conflui para a compreensão de professor/a, ainda, na perspectiva doutrinária. |
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2023-08-04T12:03:52Z2023-08-04T12:03:52Z2022-09-09https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37491Esta Tese tem como objetivo compreender as conceptualizações de professor/a em memes publicados na página Professores Contra o Escola Sem Partido entre os anos de 2017 e 2019. Para tanto, o estudo buscou: a) discorrer sobre a Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, a Educação, História, Sociologia e Filosofia que alicerçaram o debate sobre a significação; b) identificar, descrever e explicar os processos cognitivos subjacentes à conceptualização de professor/a no corpus; c) interpretar e sistematizar os resultados alcançados. Tem como aporte teórico os contributos da Linguística Cognitiva, particularmente, da Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, de forma específica, as discussões empreendidas por Lakoff e Johnson (1980 [2002], 1999), Lakoff (1987, 1993, 2007), Johnson (1987), Barcelona (2016, 2009[1996]), Peña Cervel (2016), Fillmore (1992), Kövecses (2000, 2002, 2009, 2010, 2017), Duque (2016, 2017, 2018) e, também, nos princípios teóricos da Teoria da Complexidade através das discussões propostas por Morin (2001, 2015), Capra (1996), Capra e Luisi (2014), Maturana e Varela (2001 [1984]), Almeida (2016, 2018b, 2020, 2021), entre outros. O estudo desenvolvido nesta Tese tem caráter interdisciplinar, pois buscou interconexões através da Educação (FREIRE, 1987, 1996, 1997, 2001), da História e da Política (HOBSBAWN, 1995; DELGADO; FERREIRA, 2013; PENNA, 2016), da Sociologia (BAUMAN, 2007, 2001; DURKHEIM, 2011); da Filosofia (ARENDT, 2016), da Biologia (DAWKINS, 2001[1976]), além de considerarmos as contribuições da Lexicografia (HOUAISS, 2011; CUNHA, 2012). A abordagem adotada nesta Tese apresenta uma metodologia qualitativa de caráter descritivo-interpretativo, bibliográfico e documental, tendo como base o paradigma da introspecção. Os resultados alcançados foram obtidos através do estudo de um corpus constituído por textos multimodais – memes – produzidos e publicados na segunda década do século XXI (anos de 2017 a 2019), portanto, textos que licenciam compreensões a partir do nosso tempo presente. Os resultados foram apresentados a partir de domínios da experiência ativados pelos memes, a exemplo dos domínios POLÍTICA e RELIGIÃO que licenciaram conceptualizações de professor/a através de modelos cognitivos metafóricos, metonínimos e esquemo-imagéticos. Dentre eles, houve uma maior recorrência do padrão metafórico PROFESSOR/A É DOUTRINADOR/A, e do padrão metonímico PROFESSORES/AS POR IDEIAS. Além disso, foi constatado que há, entre os outros domínios ativados, uma inter-relação que conflui para a compreensão de professor/a, ainda, na perspectiva doutrinária.This Thesis aims to understand the conceptualizations of teachers in memes published on the page entitled Teachers Against the Unpolitical School between 2017 and 2019. To do so, the study sought to: a) address the Socio-Historical Cognitive Semantics, Education, History, Sociology and Philosophy that underpin the debate on signification; b) identify, describe and explain the cognitive processes underlying the conceptualization of teacher in the corpus; c) interpret and systematize the results achieved. Its theoretical contributions are based on Cognitive Linguistics, particularly Socio-Historical Cognitive Semantics, specifically, the discussions undertaken by Lakoff and Johnson (1980 [2002], 1999), Lakoff (1987, 1993, 2007), Johnson (1987), Barcelona (2016, 2009[1996]), Peña Cervel (2016), Fillmore (1992), Kövecses (2000, 2002, 2009, 2010, 2017), Duque (2016, 2017, 2018) and, also, in the theoretical principles of Complexity Theory through the discussions proposed by Morin (2001, 2015), Capra (1996), Capra and Luisi (2014), Maturana and Varela (2001 [1984]), Almeida (2016, 2018b, 2020, 2021), among others. The study developed in this Thesis has an interdisciplinary character, as it sought interconnections through Education (FREIRE, 1987, 1996, 1997, 2001), History and Politics (HOBSBABAWN, 1995; DELGADO; FERREIRA, 2013; PENNA, 2016), from Sociology (BAUMAN, 2007, 2001; DURKHEIM, 2011); from Philosophy (ARENDT, 2016), from Biology (DAWKINS, 2001[1976]), besides considering the contributions of Lexicography (HOUAISS, 2011; CUNHA, 2012). The approach adopted in this Thesis presents a qualitative methodology of descriptive-interpretative, bibliographic and documental character, on the basis of the introspection paradigm. The results achieved were obtained through the study of a corpus consisting of multimodal texts - memes - produced and published in the second decade of the 21st century (years 2017 to 2019), therefore, texts that license understandings from our present time. The results were presented from domains of experience activated by memes, for example the domains POLITICS and RELIGION that licensed conceptualizations of teachers through metaphorical, metonymic and schematic-imagetic cognitive models. Among them, there was a greater recurrence of the metaphorical pattern TEACHER IS AN INDOCTRINATOR, and of the metonymic pattern TEACHERS WITHIN IDEAS. In addition, it was verified that there is, among the other activated domains, an inter-relation that converges to the understanding of teacher, still, in the doctrinal perspective.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2023-08-01T09:01:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TESE_FINAL.pdf: 6832555 bytes, checksum: f6146e186ccd015b1a4f30ce5a81776d (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-08-04T12:03:52Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TESE_FINAL.pdf: 6832555 bytes, checksum: f6146e186ccd015b1a4f30ce5a81776d (MD5) license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-04T12:03:52Z (GMT). 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CONCEPTUALIZAÇÕES DE PROFESSOR/A EM MEMES: ESTUDO À LUZ DA SEMÂNTICA SÓCIO-HISTÓRICO- COGNITIVA RODRIGUES, EVANI PEREIRA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Linguística Cognitiva Semântica cognitiva sócio-histórica Conceptualização História do tempo presente Memes Professor/a Teoria da Complexidade Cognitive Linguistics Socio-Historical Cognitive Semantics conceptualization present-time history memes teacher Complexity Theory |
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Esta Tese tem como objetivo compreender as conceptualizações de professor/a em memes publicados na página Professores Contra o Escola Sem Partido entre os anos de 2017 e 2019. Para tanto, o estudo buscou: a) discorrer sobre a Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, a Educação, História, Sociologia e Filosofia que alicerçaram o debate sobre a significação; b) identificar, descrever e explicar os processos cognitivos subjacentes à conceptualização de professor/a no corpus; c) interpretar e sistematizar os resultados alcançados. Tem como aporte teórico os contributos da Linguística Cognitiva, particularmente, da Semântica Cognitiva Sócio-Histórica, de forma específica, as discussões empreendidas por Lakoff e Johnson (1980 [2002], 1999), Lakoff (1987, 1993, 2007), Johnson (1987), Barcelona (2016, 2009[1996]), Peña Cervel (2016), Fillmore (1992), Kövecses (2000, 2002, 2009, 2010, 2017), Duque (2016, 2017, 2018) e, também, nos princípios teóricos da Teoria da Complexidade através das discussões propostas por Morin (2001, 2015), Capra (1996), Capra e Luisi (2014), Maturana e Varela (2001 [1984]), Almeida (2016, 2018b, 2020, 2021), entre outros. O estudo desenvolvido nesta Tese tem caráter interdisciplinar, pois buscou interconexões através da Educação (FREIRE, 1987, 1996, 1997, 2001), da História e da Política (HOBSBAWN, 1995; DELGADO; FERREIRA, 2013; PENNA, 2016), da Sociologia (BAUMAN, 2007, 2001; DURKHEIM, 2011); da Filosofia (ARENDT, 2016), da Biologia (DAWKINS, 2001[1976]), além de considerarmos as contribuições da Lexicografia (HOUAISS, 2011; CUNHA, 2012). A abordagem adotada nesta Tese apresenta uma metodologia qualitativa de caráter descritivo-interpretativo, bibliográfico e documental, tendo como base o paradigma da introspecção. Os resultados alcançados foram obtidos através do estudo de um corpus constituído por textos multimodais – memes – produzidos e publicados na segunda década do século XXI (anos de 2017 a 2019), portanto, textos que licenciam compreensões a partir do nosso tempo presente. Os resultados foram apresentados a partir de domínios da experiência ativados pelos memes, a exemplo dos domínios POLÍTICA e RELIGIÃO que licenciaram conceptualizações de professor/a através de modelos cognitivos metafóricos, metonínimos e esquemo-imagéticos. Dentre eles, houve uma maior recorrência do padrão metafórico PROFESSOR/A É DOUTRINADOR/A, e do padrão metonímico PROFESSORES/AS POR IDEIAS. Além disso, foi constatado que há, entre os outros domínios ativados, uma inter-relação que conflui para a compreensão de professor/a, ainda, na perspectiva doutrinária. |
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