Análises do programa Cerrado do Governo do Estado da Bahia: premissas da educação ambiental na prevenção e combate a incêndios florestais
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30131 |
Resumo: | Atualmente, as questões ambientais estão cada vez mais presentes nas pastas governamentais, com políticas e leis voltadas ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável deve ser o norte nas ações estatais e na sociedade. A gestão ambiental deve apresentar-se como resposta ao consumo desenfreado e crescente, satisfazendo às necessidades da geração atual, sem comprometer as futuras. Por meio desta pesquisa, foi possível apreender a contribuição da Educação Ambiental (EA) no Programa Cerrado do Governo do Estado da Bahia, como medida na prevenção e combate a incêndios florestais, ocasionados na Região Oeste do Estado da Bahia. Verificou-se que o Programa Cerrado, criado em 2014, em suas atividades, desenvolve medidas de Educação Ambiental, através de eventos, como o Intercâmbio de Experiências Socioambientais, seja através de palestras, oficinas, bem como com a distribuição de materiais educativos que foram avaliados nesta pesquisa. Observou-se, pelas entrevistas e questionários, a identificação de crimes ambientais na Região Oeste da Bahia, e, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 90% dos incêndios florestais têm origem antrópica - fruto da ação do homem, razão pela qual a prevenção e combate ao crime ambiental do artigo 41 da lei n°9.605/1998 (Provocar incêndio em mata ou floresta), bem como crimes relacionados como desmatamento, caça, devem ser combatidos. A educação ambiental como prevenção e redução de crimes ambientais mostra-se de suma importância para termos um meio ambiente livre de violações cometidas pelo ser humano. |
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Oliveira, Gabriel Garcia deOliveira, Gabriel Garcia deGomberg, EstélioGomberg, EstélioMandarino, Ana Cristina de SouzaBorges, Wilson Couto2019-07-22T00:20:58Z2019-07-22T00:20:58Z2019-07-212017http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30131Atualmente, as questões ambientais estão cada vez mais presentes nas pastas governamentais, com políticas e leis voltadas ao meio ambiente. O desenvolvimento sustentável deve ser o norte nas ações estatais e na sociedade. A gestão ambiental deve apresentar-se como resposta ao consumo desenfreado e crescente, satisfazendo às necessidades da geração atual, sem comprometer as futuras. Por meio desta pesquisa, foi possível apreender a contribuição da Educação Ambiental (EA) no Programa Cerrado do Governo do Estado da Bahia, como medida na prevenção e combate a incêndios florestais, ocasionados na Região Oeste do Estado da Bahia. Verificou-se que o Programa Cerrado, criado em 2014, em suas atividades, desenvolve medidas de Educação Ambiental, através de eventos, como o Intercâmbio de Experiências Socioambientais, seja através de palestras, oficinas, bem como com a distribuição de materiais educativos que foram avaliados nesta pesquisa. Observou-se, pelas entrevistas e questionários, a identificação de crimes ambientais na Região Oeste da Bahia, e, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 90% dos incêndios florestais têm origem antrópica - fruto da ação do homem, razão pela qual a prevenção e combate ao crime ambiental do artigo 41 da lei n°9.605/1998 (Provocar incêndio em mata ou floresta), bem como crimes relacionados como desmatamento, caça, devem ser combatidos. A educação ambiental como prevenção e redução de crimes ambientais mostra-se de suma importância para termos um meio ambiente livre de violações cometidas pelo ser humano.Currently, environmental issues are increasingly present in government folders, with policies and laws focused on the environment. Sustainable development must be the north in state actions and society. Environmental management must be presented as a response to unbridled and growing consumption, meeting the needs of the current generation, without compromising future ones. Through this research it was possible to understand the contribution of Environmental Education (EE) in the Cerrado Program of the State Government of Bahia as a measure in the prevention and combat of forest fires, caused in the Western Region of the State of Bahia. It was verified that the Cerrado Program, created in 2014, in its activities develops Environmental Education measures, through events such as the Exchange of Socioenvironmental Experiences, either through lectures, workshops, as well as with the distribution of educational materials that have been evaluated in this search. It was observed through interviews ans questionnaries the identification of environmental crimes in the West Region of Bahia, and, according to the Chico Mendes Institute for Biodiversity Conservation (ICMBio), 90% of all forest fires have anthropogenic origin - as a result of human action, which is why the prevention and combat of environmental crime under article 41 of Law n° 9.605/1998 (Cause fire in forest), as well as related crimes such as deforestation, hunting, must be combated. Environmental education as prevention and reduction of environmental crimes is of paramount importance in order to have an environment free from violations committed by the human being.Submitted by Biblioteca Teixeira de Freitas (bidir@ufba.br) on 2019-07-19T13:52:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Gabriel Garcia de Oliveira - Mestrado MPSPJC UFBA 2015-2017=-.pdf: 2157620 bytes, checksum: 3a4ee154c20229d2b41c9f36eaf97743 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Valéria de Jesus Moura (anavaleria_131@hotmail.com) on 2019-07-22T00:20:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Gabriel Garcia de Oliveira - Mestrado MPSPJC UFBA 2015-2017=-.pdf: 2157620 bytes, checksum: 3a4ee154c20229d2b41c9f36eaf97743 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-22T00:20:58Z (GMT). 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