Eficácia de palestras na sala de espera na produção de conhecimento em pacientes portadores de insuficiência cardíaca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8109 |
Resumo: | Introdução: A insuficiência cardíaca (IC), por se tratar de uma doença crônica e com tratamento complexo, permite que estratégias de educação em saúde tenham importante impacto no manejo desses pacientes. Objetivos: Avaliar a eficácia de uma palestra realizada na sala de espera de um ambulatório para pacientes com IC. Métodos: Enquanto aguardavam o atendimento, pacientes com IC participaram de uma palestra educativa com duração média de 40 minutos. Antes e após a palestra os pacientes responderam ao mesmo questionário, constituído de 10 perguntas objetivas, concernentes à IC. Dados sociodemográficos foram coletados na ocasião do preenchimento do questionário e os dados clínicos durante a consulta. Resultados: 187 pacientes responderam o questionário inicial e 114 o questionário final. Foi encontrada uma melhora significativa no desempenho dos pacientes após a palestra (79,3% vs 92,8%, p<0,001). Conclusões: Palestras constituem uma importante estratégia educacional de simples execução, que apresentam impacto imediato e significativo no conhecimento dos pacientes sobre a IC. |
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Martins, Rodrigo RêgoMartins, Rodrigo RêgoFernandes, André Maurício Souza2013-01-24T12:47:06Z2013-01-24T12:47:06Z2013-01-24http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8109Introdução: A insuficiência cardíaca (IC), por se tratar de uma doença crônica e com tratamento complexo, permite que estratégias de educação em saúde tenham importante impacto no manejo desses pacientes. Objetivos: Avaliar a eficácia de uma palestra realizada na sala de espera de um ambulatório para pacientes com IC. Métodos: Enquanto aguardavam o atendimento, pacientes com IC participaram de uma palestra educativa com duração média de 40 minutos. Antes e após a palestra os pacientes responderam ao mesmo questionário, constituído de 10 perguntas objetivas, concernentes à IC. Dados sociodemográficos foram coletados na ocasião do preenchimento do questionário e os dados clínicos durante a consulta. Resultados: 187 pacientes responderam o questionário inicial e 114 o questionário final. Foi encontrada uma melhora significativa no desempenho dos pacientes após a palestra (79,3% vs 92,8%, p<0,001). Conclusões: Palestras constituem uma importante estratégia educacional de simples execução, que apresentam impacto imediato e significativo no conhecimento dos pacientes sobre a IC.Submitted by Santos Henrique Luiz (henluiz@ufba.br) on 2013-01-24T12:47:06Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo Rêgo Martins (2012.1).pdf: 861786 bytes, checksum: 95986794fd735bde83344b7d578258fc (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-24T12:47:06Z (GMT). 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