Romance indianos contemporâneos: vozes combatentes em chão de insurgência
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36028 |
Resumo: | Quais temas emergem das narrativas indianas contemporâneas feitas por mulheres? Não só na Índia, mas em grande parte do mundo, as culturas, as literaturas e as histórias foram moldadas, inicialmente, por perspectivas masculinas. As obras de ficção a serem analisadas nesta pesquisa são: The Space Between Us (2005) de Thrity Umrigar (1961) e The Ministry of Utmost Happiness (2017) de Arundhati Roy (1961). Estas narrativas abordam as desigualdades experimentadas pelas indianas e pelos indianos em uma nação que tenta se desvencilhar do patriarcado e da herança assimétrica do sistema de castas. Embora a Índia tenha se emancipado do poder imperial na primeira metade do século XX, ela ainda se encontra conectada cultural e epistemologicamente ao poder britânico. Desempenhando o papel de intelectuais em uma Índia pós-colonial, as autoras diaspóricas que constituem o corpus desta tese apontam caminhos de descolonização e reconstrução identitárias. Apesar de serem relevantes os aspectos históricos e sociológicos para a análise das culturas indianas, a pesquisa está inserida no campo dos estudos literários, portanto é a representação a grande protagonista dos esforços investigativos. O referencial de cunho teórico para a realização das etapas da pesquisa fundamentou-se, principalmente, em abordagens temáticas da literatura pós-colonial (BHABHA, 1983; SAID, 2007 e VISWANATHAN, 2015), dos estudos subalternos indianos (GUHA, 1988; SPIVAK, 1988 e CHAKRABARTY, 2000) e da intelectualidade contemporânea (MEHTA, 1998, PAWAR, 2008 e FOUCAULT, 2006). As representações literárias de conflitos, das opressões e das múltiplas expressões identitárias são recortes e retratos estéticos e políticos do contexto histórico no qual as autoras indianas se encontram. |
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Desempenhando o papel de intelectuais em uma Índia pós-colonial, as autoras diaspóricas que constituem o corpus desta tese apontam caminhos de descolonização e reconstrução identitárias. Apesar de serem relevantes os aspectos históricos e sociológicos para a análise das culturas indianas, a pesquisa está inserida no campo dos estudos literários, portanto é a representação a grande protagonista dos esforços investigativos. O referencial de cunho teórico para a realização das etapas da pesquisa fundamentou-se, principalmente, em abordagens temáticas da literatura pós-colonial (BHABHA, 1983; SAID, 2007 e VISWANATHAN, 2015), dos estudos subalternos indianos (GUHA, 1988; SPIVAK, 1988 e CHAKRABARTY, 2000) e da intelectualidade contemporânea (MEHTA, 1998, PAWAR, 2008 e FOUCAULT, 2006). As representações literárias de conflitos, das opressões e das múltiplas expressões identitárias são recortes e retratos estéticos e políticos do contexto histórico no qual as autoras indianas se encontram.What themes arise from contemporary Indian women's narratives? Not only in India, but in the world, cultures, literatures and histories were initially shaped by male perspectives. The fiction works to be discussed in this research are: The Space Between Us (2005) by Thrity Umrigar (1961) and The Ministry of Utmost Happiness (2017) by Arundhati Roy (1961). These narratives address the inequalities experienced by Indian women and man in a nation that tries to free itself from patriarchy and the asymmetric inheritance of the caste system. Although India emancipated itself from imperial power in the first half of the 20th century, it is still culturally and epistemologically connected to British power. Performing the role of intellectuals in a post-colonial India, the diasporic authors who form the corpus of this thesis point to ways for decolonization and identity reconstruction. Though the historical and sociological aspects are relevant for the analysis of Indian cultures, the research is inserted in the field of literary studies, therefore representation is the main protagonist of the investigative efforts. The theoretical framework for carrying out the research steps was rooted mainly on thematic approaches from postcolonial literature (BHABHA, 1983; SAID, 2007 and VISWANATHAN, 2015), from subaltern Indian studies (GUHA, 1988; SPIVAK , 1988 and CHAKRABARTY, 2000) and of contemporary intellectuality (MEHTA, 1998, PAWAR, 2008 and FOUCAULT, 2006). Literary representations of conflicts, oppression and multiple identity expressions are aesthetic and political cuttings and portraits of the historical context in which the Indian authors find themselves.Submitted by navarro ramos (navarroramos@ufba.br) on 2022-08-22T13:02:49Z No. of bitstreams: 1 TESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdf: 2099604 bytes, checksum: a779491c44dc9aeb46bd0fda221632e6 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-09-19T13:55:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE PRONTA (SANDRA) - (versão definitiva).pdf: 2099604 bytes, checksum: a779491c44dc9aeb46bd0fda221632e6 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-19T13:55:40Z (GMT). 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